sábado, 3 de maio de 2014

Pensando bem.
Pensando bem . Foto Fernanda Correia Dias

Na minha pre-adolescência eu era a solista do coral da escola. Me lembro quando a maestrina classificou a minha voz como solista soprano. Eu tinha que me colocar quatro passos a frente do coral no palco e ao lado do piano de calda quando estávamos ensaiando no auditório. Cantava Carolina/Chico Buarque, Sabiá de Chico Buarque e Tom Jobim lindamente porque eu sempre me emocionava com os primeiros versos e encontrava um timbre especial nas cordas vocais. Em particular as Sabiás viviam na casa da minha Avo Cecilia Meireles de quem eu tinha muitas saudades. Cantava Travessia de Milton Nascimento e soltava a voz.

Na adolescência eu cantava musicas que meus amigos escreviam e musicavam e os músicos da nossa banda tocavam. Ganhamos o primeiro lugar no Festival de Musica do Colégio.
Porque ganhamos o primeiro lugar do Colégio fomos para o Festival Inter-estudantil concorrer com os outros colégios, levando a mesma musica. Então ganhamos novamente o primeiro lugar nos destacando dos demais Colégios.
A minha voz era uma voz limpa, alta e sensível. Uma soprano.

Antes de entrar na faculdade eu cantei com outros músicos, mas nesta fase eu escrevia as letras para as musicas que nossos músicos compunham. Tocávamos em Colégios, nos fins de semana, tínhamos um publico que nos acompanhava, enchíamos auditórios de Colégios e ganhávamos um trocadinho que pagava o aluguel das mesas de som, kombi, etc...Cantávamos em Colégios em outras cidades. O publico levava gravador de fitas K-7 á pilha e gravavam nossas performances.

Trabalhando como Diretora de Arte e Criação convidei os músicos Goldmacher, Verocai, Terra, para gravar em seus estúdios jingles que criei a letra e que eram reproduzidos em rádios. Minha voz era boa para gravar as musicas e os speakers.Criava os jingles para complementar a criação de Campanhas Publicitarias impressas, ao que chamávamos de mídia impressa e eletrônica...

Vendo as propagandas de cigarro das revistas, comprei cigarro charm e passei a fumar.
Aos poucos fui sentindo muita dificuldade em cantar por exemplo as Bachianas de Villa Lobos que eu adoro cantar bem. Não conseguia mais.
Hoje, canto Villa Lobos, Vivaldi,  Puccini, etc... e a minha voz esta ficando todo dia melhor.
Não fumo mais de ano e meio. A voz esta ficando clara. Eu fiz isso comigo.E você não parou de fumar por que?
E mais fácil que você imagina. Beba água quando sentir vontade de fumar. Se eu soubesse que era tao fácil tinha parado e não teria fumado tanto tempo.
Ainda escuto a voz de minha mãe Maria Mathilde ao me ver naquele tempo com um cigarro na mão dizer: Pense bem filhinha... pense bem. Você e tao saudável, vai estragar sua saúde meu amor!
Fernanda Correia Dias
in Pensando bem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário