sexta-feira, 14 de junho de 2019

O avesso da flor. Foto Fernanda Correia Dias

Você já deu de presente uma máquina de lavar roupa novinha e da melhor marca para alguém,  com 4 filhos? Já deu de presente um som três em um, com rádio, vitrola e toca-fitas, para alguém que sonhava, um dia poder ter um aparelho assim...? E uma geladeira? Um fogão? Um cavaquinho, que era o sonho do rapaz? Um caminhão de tijolos? Dois caminhões? Uma coleção de roupas e calçados, da loja que eles sonhavam? E um faqueiro completo de 130 peças? Você já realizou o sonho de alguém?
Eu já.
Esses e muitos outros.
Quem pagava? Eu. Meu dinheiro. Meu trabalho.
Eu fazia isso no Natal e em aniversários. Quando essas pessoas sequer imaginavam que um dia poderiam ter seus sonhos atendidos. Que fará, atendidos por mim.

Você já conheceu alguém  que sentado na mesa entre jovens, crianças e idosos, servia-se primeiro que as crianças, os idosos e as mulheres? Eu já.
É muito indelicado alguém não perceber, que primeiro, deveria  servir as crianças, os mais velhos, as mulheres e por fim os homens...

Você já tirou uma maçã da bolsa para comer e antes de morder, ofereceu aos amigos presentes? Alguém aceitou? Eu sempre tirei maçãs das bolsas, sempre ofereci aos presentes e nunca ninguém aceitou...
Eu sempre servi  todos à mesa, antes de me servir.
Você compreende esse gesto? Você agradece, profundamente, quando recebe?

Você sabe por quê isso nunca estará fora de moda?
Porque isso não pertence à moda.
Isso pertence ao Amor.
E também ao Amor a si mesmo e ao próximo.

Você sabe de que são feitas as pessoas que tem amor ao próximo?
De amor .
De amor. De abundancia de amor.
E o resultado da abundancia é a gratidão.
Amor por si mesmo. Amor pelos outros.
O poder de fazer pelos outros.

Eu tenho amor ao próximo e aprendi a externar.
Você pensa que você nasce sabendo? Quase sempre, isso sim, sob amor, sim. 
Você mesmo sabe e por isso, se ensina,  mas...

Você pensa que você é mais forte ou mais poderoso e importante porque é servido por mim? Porque ganhou presente que eu te dei? Porque te consagrei a algum privilégio?
Estás tremendamente equivocado!
Engana-se. Isso se chama Vaidade.Você ainda não olhou para dentro de si mesmo. Não encontrou o Amor. Não se enxergou.Não teve força de opor-se à sua presunção.
Experimente.
Experimente o Amor.

Fernanda Correia Dias
In O avesso da flor





2 comentários:

  1. Margarida da Casa do Vulcão!
    Quanta saudade!
    Ah... eu lembro das queijadinhas, dos livros maravilhosos, das nossas conversas escritas e principalmente da abundancia do seu Amor! Minha querida é o Amor! Como estão as nossas filhas? e o nosso Sr. Director? A nossa ilha? E Armando? E Orísia? E Victor? Como estão todos?

    ResponderExcluir