quinta-feira, 2 de maio de 2019

A Nova Renascença Brasileira . Revista A Águia . 
Foto Fernanda Correia Dias
A Nova Renascença Brasileira . Revista A Águia . 
Foto Fernanda Correia Dias

Leio na placa acima:
À REVISTA A ÁGUIA E AO MOVIMENTO 
DA RENASCENÇA PORTUGUESA
HOMENAGEM DA NOVA RENASCENÇA 
E DA CAMARA MUNICIPAL DO PORTO 
 1 DE DEZEMBRO DE 1950

A dimensão do descaso à Educação Brasileira , agiganta diariamente. 
Talvez um aplicativo de Universidade da palma da mão, fosse a minha proposta para a revolução educacional. O celular, tem educado mais que qualquer escola. E os recursos são inúmeros. Desde os recursos para pesquisas com filmes, textos, entrevistas, acesso a  todas as bibliotecas digitalizadas, etc, até aulas gravadas para acessar a qualquer dia e qualquer hora, ou  para entrevistas face to face, nacionais e internacionais. 

Então eu lembrei da importância da revista A Águia  como órgão de ação sócio-cultural e por isso, educacional na Literatura, Arte, Filosofia, Critica social e Ciencia, reunindo inteligencias e sensibilidades em 1910 e isto já era uma Universidade na palma da mão com a capa e estrutura física criada por meu Avô Fernando, trazendo a assinatura e presença dele Correia Dias em todas as capas!

Isso sim é que é querer e trabalhar para o movimento e sucesso da renascença portuguesa. O mesmo tem que ser feito urgente no Brasil. São novos tempos, somos um país gigante, mas as comunicações são leves e recursos bem investidos levarão acessos fáceis e à lonjuras impensadas.

Cansei de ouvir e ler nos jornais e nas cronicas da minha avó Cecília Meireles, sobre educação muitas datadas ainda quando da sua sensacional tese O ESPIRITO VITORIOSO,
sobre a solução para a  Educação Brasileira. Atualíssimas, todas! Cento e um anos depois!!!
Não basta ter a vontade política ou as verbas, falta aplicar as mesmas ideias dela, nos novos meios, que permitam uma prática mais ampla educacional. Uma universidade em praças? Duas? Quantas? Em Aldeias? Espaços para esses encontros e trocas ou dentro de sua própria casa, maloca ou apartamento ?

Não leio mais jornais nem assisto noticiários porque as noticias são sempre as mesmas: A falta de vontade política de resolver. Que as empresas e empresários, movimentem-se o quanto antes para o desenvolvimento de aplicativos universitários, habilitando interessados nas suas áreas imediatamente. E se necessário, ambientes para as práticas presenciais.

Não somo ao coro das reclamações. Me interessam as idéias, o novo modelo mental, as novas ideias ou as mesmas revisitadas. É preciso propor resposta para esse caos. Eu ainda não tenho a resposta, mas sei que a Universidade tem que migrar o mais rápido possível para a internet, como fizeram a música, o cinema, o turismo, as enciclopédias, os hotéis, as páginas  amarelas, as telefonias, as mídias sociais, os classificados, as fotografias, as locadoras de veículos, as lojas, as montadoras, os correios, os GPS, os bancos, os arquivos nas nuvens, a web, o coach  que mudou a forma de aprender, pensar e agir.
Não é só a logistica do aluno chegar ao local universitário, mas da universidade chegar ao aluno.

Vamos viver esse assunto com respostas. E é para já.

Li aquela frase de Confúcio: Se o seu plano é para 1 ano, plante arroz. Se seu plano é para daqui dez anos, plante árvores. Mas se seu plano for para durar cem anos ou mais, eduque crianças.

Fernanda Correia Dias
in Educação já ou a A Nova Renascença Brasileira, já!
Homenagem aos grandes educadores, 
Cecília Meireles, Fernando Correia Dias,
 Helio dos Santos, Heitor Vinícius Grillo,
Maria Mathilde Meirelles





4 comentários:

  1. Fantástica e verdadeira análise, o aprofundamento de um estudo com elaboração de projetos exequíveis é necessário e urgente. Sem educação não há desenvolvimento de nada no país!

    ResponderExcluir
  2. Elídia, lembra o que estava escrito naquele hospital? " Se daqui a 10 anos não tivermos mais médicos, não teremos mais saúde/se não tivermos mais engenheiros, não teremos construções/se não tivermos advogados, não teremos mais justiça/se não tivermos mais professores, não teremos mais médicos, nem engenheiros, nem advogados e não teremos mais nada, e não seremos mais nada!"
    A quem interessa um País sem Educação?
    Onde está a massa critica propondo a solução?
    Onde estão os empresários para tirarem do caos as novas e boas idéias com distribuição de conhecimento em todo território nacional através de aplicativos de excelência educacional,em todos os níveis e áreas, on line?? O que está faltando?
    É para ontem!!! Já perdemos muito tempo!
    Concordo com você, Elídia, "sem educação não há desenvolvimento de nada no país!", Mas é preciso deixar de reclamar e fazer. Imediatamente.
    Beijo, Elídia!Beije a família por mim!

    ResponderExcluir
  3. É verdade, Margarida! Como você escreveu: " A Educação é o grande caminho para a Liberdade" e somado ao que Elídia escreveu: "projetos exequíveis/ necessário e urgente." Temos que nos ocupar em resolver na prática a questão da Educação e com os recursos óbvios, ululantes, sob a pena de não sairmos do lugar e afundarmos profundamente, se não o fizermos imediatamente! Beijo, Margarida, outro beijo, Elídia!

    ResponderExcluir