quarta-feira, 2 de setembro de 2020



Inté, Lina . Foto de Fernanda Correia Dias


Esta é a mesa de Lina fotografada por mim em agosto de 2019, na casa dela . Na pinça está a folha que arranquei do meu caderno de espiral onde eu mesma transcrevi em 2013 o meu primeiro poema de 1971. À pedido da Lina, lhe entreguei e foi assim, que ela guardou, exposto na mesa de trabalho dela, ao lado do pécten/concha, que também lhe dei, porque nossos presentes eram assim... Uns nadas de imensos e preciosos valores! Dei uma bola de árvore de natal, autentica,verde, em vidro, da árvore de natal da minha infância na casa da minha avó Cecília Meireles. E sobre a bola escrevi.

Meu último presente para ela, foi um ovo, sem clara e sem gema. Só a perfeição da casca, onde deixei um beijo e o anti-penúltimo meu colar de cristal murano amarelo, para a moça que amava amarelo, mãe de Marcelo!

Juntas, nós vivemos em estado de poesia contínuo. Duas crianças com as mesmas idades. Eu aos 60 e ela aos 89.


E agora, Lina?

_Agora o quê, Fernandinha?

Eu te enviei ontem- 30 de agosto 2020- As Bailarinas por Whats App e você não respondeu no agora do agorinha!

_Ce pensou qu´eu era prá sempre, é? Eu te disse que eu não era não, uai!

Falei prá ocê qu´ eu tava pronta, que isso acontece com todo mundo e que ia acontecer comigo!Claro que eu não quero ir, ninguém quer, viver é muito bom e eu estou muito bem aqui com ôce, mas quando aquele lá de cima chama, a gente tem que ir e vai, uai! E ôce acha que ôce me mandou a mensage por quê? Porque eu te avisei qu´eu tava indo! Eu te chamei, prá ôce saber!

Obrigada amiga, pela pessoa maravilhosa que você é.

Sempre em estado de poesia, e a gente nem dorme de tanto que troca e ri!

Li ainda agora uma mensagem sua: Vc é mineiro? –sou; Então fala agasalho- brusdfri

Eu escrevo sobre Marcelinho: Eitah filho bommmm! Quando eu crescer e for grande como você vou ter um filho igualzinho! Vc responde:_Acho difícil repetir a formosura

Vc me escreve:_Tudo o que me mandou de seu pai e sua mãe me lembrou o sermão de Vieira sobre Nossa Senhora. Disse ele que se Deus que é o infinito coube no ventre de Maria era porque ela era maior do que o próprio infinito. Se seu pai e sua mãe são todos os adjetivos e substantivos que existem é porque eles são melhores do que eles. São absolutos. E idéia de beleza esta sua que torna sólida a Beleza.

E mais essa: _Vc prefere travesseiro mais macio ou mais duro, mais alto ou mais baixo? Me fale para eu arrumar a sua cama...É um travesseiro que eu comprei em Portugal, muito macio... esse vai ser onde vc vai dormir, tá bem? Um beijo! Vou te esperar no desembarque. Vou lá te buscar. E quando você for, eu vou te levar.

Todos ficaram maravilhados com você. Você é brilhante. É perfeita. Eu adorei. Muito obrigada, Fernandinha.

E mais: Querida Fernandinha: onde vc está existindo? Mando recado e só vejo o oco do nada. Saudades e cambalhotas de abraços

E ainda leio: _mandei uma mensagem pra você, mas como não tenho hábito de acumular texto ela já se foi. É escrevo outra com muitas e sedutoras palavras que espalho na tela de seu celular. Junte as que dizem da alegria do insólito da tolerância da felicidade da quietude da alma da amizade do amor e faça com elas um buquê para pôr na jarra e enfeitar seu dia e seu sonho. Com muito carinho e saudades sua sempre amiga Linajoaninha. Que sejas. Muito feliz é o que escrevi com os dedos cheios de estrelas 

 

_um grande abraço de boa noite e carinho

_Inté e poças de saudades

 

Inté, Lina, amei seus poemas escritos com fios de seda. São graves e de imenso e sincero

 abandono, tal como a vida é. Beijooo! Fernandinha


Fernanda Correia Dias in Viva Lina sempre em mim,  viva.

Para Marcelinho e Monica que Lina ama.

Para Vania e Ana Maria Lisboa de Mello que Lina ama.

Para Cataguases e todos os da família que Lina ama.

Para todos os amigos da ANE- Associação Nacional dos Escritores de Brasilia, da qual a professora e poeta Lina Tâmega inscreveu seu nome como associada fundadora, reunindo escritores maravilhosos que Lina ama.

1 de setembro de 2020



 

2 comentários:

  1. Todo carinho para Fernandinha que Lina ama <3

    ResponderExcluir
  2. Oh...Telma!
    Que delicado, você me escrever isso!
    A Lina tinha uma devoção à excelência de Cecília Meireles,leal e impressionante.
    Ela achava muito pouco o que se faz no Brasil, por Cecília Meireles. Achava um absurdo que as universidades não estivessem promovendo, estudos, colóquios e seminários para estudos amplos da universalidade de Cecília Meireles em todas as direções que ela atuou. Que Cecília transborda o Brasil em exemplos e excelências e que Brasília muito devia à Cecília se quisessem um país gigante de verdade.
    Eu tenho certeza que Lina me ama porque eu sempre senti honestidade em tudo o que ela fez e disse.
    Mas a sua elegância comigo,Telma,em me socorrer aqui, com seu amor e ternura é um sopro gigante no meu coração!
    Beijo Telma!
    Lina também te ama, porque Lina amava todos os gigantes que estudam e estudaram Cecília Meireles.

    ResponderExcluir