segunda-feira, 7 de setembro de 2020


 Fernando Correia Dias em seu Estúdio. 
Foto de Fernanda Correia Dias


Eu gosto de lembrar do olhar com que você me olha.

 Teu sorriso nos olhos e lábios.

 Só depois, ao lado dessas covinhas os seus dentes brancos e grandes. Lindo!

 Eu gosto de lembrar da sua brincadeira delicada, sacudindo a caixa linda que eu te trouxe com o presente pelo seu aniversário! Sim! Hoje é Parabéns para você!!

Você não vai adivinhar que é uma camisa com listras azul turquesa e jasmins-manga brancos!

Ah... Você me diz: Mas eu estive no Hawaí e você criou essa beleza no Rio? Fantástica!

 

Não é curioso que minha avó Cecília Meireles, no dia 7 de setembro de 1923, Dia da Independência do Brasil, é mãe pela primeira vez?  Aos 22 anos?

Essa palavra Independência nos acompanhou.

Por diversos motivos

Eu escuto  minha mãe que é sua irmã, me dizendo: eu vou educar vocês para vocês serem mulheres auto-suficientes e independentes de pai, marido e família. Vão estudar para terem seus próprios trabalhos e dinheiros. Suas próprias vidas. E suas iniciativas serão por mim apoiadas. Vão estudar o que quiserem; o que sentirem interesse, escolham! E fomos. 

 Eu lembro quando você me diz: Mas Fernandinha, você é uma artista completa, minha flor!Você dança, desenha, pinta,  canta, escreve música! É Poeta!

Por que não vai estudar na Escola Nacional de Belas Artes e na Escola Superior de Desenho Industrial?

 Porque na Pontifícia Universidade Católica tive tudo isso e minha mãe me estimulava para estudar sempre e mais! Como se não bastassem três faculdades, diversos cursos de especialidades e de alcançar as notas mais elevadas, eu queria criar estudos que ainda não existiam.

 Sugeri que Marilia Valls fizesse uma Faculdade de Moda ali em Ipanema,porque o Brasil não tinha nenhuma  e ela organizou na Cândido Mendes.

 Convenci o Reitor para que houvesse na PUC faculdades de negócios, de empresas e elas surgiram.

 Apresentei aos maravilhosos Almirantes e Comandantes da Escola Naval a idéia de que  tirassem a juventude carioca do ócio , das drogas e do desamparo e acolhessem com ensinos técnicos e especializados em navegação e construção de barcos.

 Essa palavra Independência, razão de nosso entusiasmo natural para acordar e partir para o estudo, o trabalho, a criação de diversas realidades definiu as nossas vidas porque é da nossa  natureza estudar e ensinar! Nosso vocare/chamado!

 " Estudar para saber, saber para viver e viver para quê? / Cecília Meireles"

_Saber para nos amarmos e ensinarmos ao próximo, como a nós mesmos!!!  Educação!!

Você mesma foi estudiosa, corajosa e educadora, quando foi a Diretora do Instituto Brasileiro de Bibliografia e Documentação que montou com Lydia de Queiros Sambaquy: " manter-se em relação com instituições nacionais e estrangeiras, para intercâmbio de documentação tecnico-científica" dando apoio ao Conselho Nacional de Pesquisas. 

O mundo no Brasil é belo, porque por ele andou seu coração!


Fernanda Correia Dias

in Feliz Aniversário Tia Elvira, querida!

Beijo no Vô Fernando e na Vó Cecília!


 


3 comentários:

  1. Quanta sensibilidade !!!!
    Herdada ??Construida ??Revisitada ?Intuida??

    ResponderExcluir
  2. Irani, você por aqui!
    Que boommm!
    Essa sensibilidade é herdada de muitos sensíveis que formam o meu sangue; é construída porque a sensibilidade me permite atravessar com o pensamento e edificar; é revisitada porque todos moram em mim e eu, neles e é intuída porque todos dançam comigo e eu com eles.Uma família de amor, de gente virtuosa, estudiosa e produtiva.
    Você compreende perfeitamente porque pratica as universalidades!!!
    Bem-te-vi Irani! Bem-te-vi
    Pintar e esculpir é
    tridimensionalizar poesias,
    Deixo abraço e beijo para você
    da Fernanda Correia Dias

    ResponderExcluir
  3. Lindo, tudo vem ao meu encontro e eu gosto de os receber...mesmo que tempos depois. Abraços!

    ResponderExcluir