domingo, 27 de setembro de 2020






Helio dos Santos,

 o virtuoso engenheiro civil  do concreto armado e protendido.



É comum admirarmos uma obra, conhecermos o nome do arquiteto e dificilmente nos interessarmos em saber quem calculou a estrutura!


Sem o calculo estrutural, o projeto arquitetônico mais belo é apenas sonho.
Para ser real, tem que ter o cálculo do engenheiro calculista projetado,
sem o qual a construtora não levanta do solo, a arquitetura.


Mas para ser engenheiro calculista, você tem que gostar de calcular. 
Gostar de matemática, de física, de mecânica de sólidos; resistência de materiais; hiperestática; estática das estruturas...
Gostar de raciocinar e de resolver desafios.



Em Agosto de 1952 , aos 23 anos, ele, o  engenheiro civil de estruturas, Helio dos Santos, 
convidado pelo engenheiro Alberto Bevilacqua,  criou o cálculo estrutural 
da construção da escada da residência do Sr. Jean Marcovaldi no Parque Guinle, Laranjeiras, Rio de janeiro e ficou assim



.
Dominando o concreto armado foi contratado por André Denizou, para trabalhar no
 Rio de Janeiro com concreto protendido como chefe do Departamento Técnico da STUP – Sociedade Técnica para a Utilização de Pré-Tensão; 
Processos Freyssinet; S.A. Campénon Bernard; que tinha sede em Paris, França.

Helio dos Santos, tornou-se especialista 

no cálculo estrutural do concreto armado e virtuoso pioneiro no concreto protendido

Quando o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, com 130 metros de comprimento e 25 metros de largura, foi inaugurado em setembro de1958 no Parque do Flamengo, os 14 pórticos que estão lá até hoje foram calculados por ele, Helio dos Santos,  em  vigas de concreto protendido, entregando leveza, elegância, 

segurança estrutural e eficácia ao projeto de Affonso Eduardo Reidy.

Essas "colunas" em forma de "V" , estão amarradas pelo chão e sustentam essa imensa caixa de concreto ! Não é genial?


 

Sabendo que a lista de projetos calculados por ele é imensa, perguntei para ele hoje, qual o projeto que ele mais ama, entre tantos projetos maravilhosos e ele me respondeu: _ todos!

Todos? Foram viadutos, prédios no Leblon e na Gávea, fábricas, hospitais, portos, pontes, universidade, residências, em diversos estados do Brasil e principalmente no Rio de Janeiro e ele me confessou que o que ele mais gosta talvez fosse o Viaduto Negrão de Lima, mais conhecido como o Viaduto de Madureira com os seis acessos ligando a zona sul à zona norte do Rio de Janeiro e que está até hoje servindo aos brasileiros e que tanto o viaduto quanto os seis acessos foram todos calculados por ele!!! Veja como ficou!



Eram tempos em que ainda não existiam os computadores!
Eu cansei de olhar para as mãos do meu  pai e ver um ábaco!
Você sabe o que é um ábaco? Ele sempre usava ábacos, máquinas de calcular mecânicas FACIT e réguas de cálculo Arquimedes, mas também foi o primeiro a usar calculadoras elétricas, eletrônicas e computadores!!! 
Além de trabalhar como engenheiro foi também professor neste assunto - calculo estrutural e concreto armado e protendido - das faculdades de engenharia do Rio de Janeiro e uma alegria que sente evidente aos 92 anos, é que conseguiu transmitir aos seus alunos sua sabedoria. É prova de que foi também professor genial  e virtuoso: nenhuma obra, das inúmeras que desabaram no Brasil, foi assinada por ele ou por engenheiro-aluno dele!

Isso é mesmo a consagração da excelência intelectual e didática do 

muito referendado Mestre, Helio dos Santos!!!

 

1             .      2      .      3      .      4

 Eu gosto de lembrar que ele teve a coragem de estudar a estrutura de uma obra abandonada ao tempo, cujo nome era Favela do Esqueleto e transformar na Universidade do Estado da Guanabara, antiga UEG, hoje UERJ!!!

Na foto acima estão o Vice-Reitor João Lyra Filho (1) ;  o Reitor Haroldo Lisboa Cunha (2)  ; Helio dos Santos , Consultor da Superintendência de Obras Universitárias (3) e o Diretor do Departamento Técnico da Reitoria Mozart Ciarlini (4) 

Repare em seu sorriso e olhos amorosos!!

 Assim, gigante como uma torre de inteligências,

 nada mais eloquente que este instantâneo!
Compare a foto acima com essa abaixo! Ele segue sendo o mesmo!


Aos 92 anos, confia inabalavelmente no Estudo e na Educação para o progresso humano e para a humanidade. Me ensinou que todo sonho pode e deve ser realizado desde que você encontre ou invente os meios e modos inteligentes de construí-los.


Agora você já sabe, toda vez que olhar uma obra realizada e assinada por incrível arquiteto, lembre-se que ao lado do incrível arquiteto 
deve ter um espantoso, um genial e silencioso

 calculista!




Fernanda Correia Dias

in Para o meu pai e Regina!
Para minhas filhas Kenya e Gaya, minha irmã Fátima e meus sobrinhos Pedro e Fernando,
Vida longa e saudável aos calculistas ou
92 anos de amorosidade Parabéns!!! Pappy!!! Parabéns, Mestre!!! 

15 comentários:

  1. Soube que o Viaduto foi na sua época a maior estrutura de concreto protendido da América do Sul, tendo mais de 500 metros de extensão, com longo trecho de 215 metros em curva. Sendo um viaduto num bairro separado por duas linhas férreas é um viaduto com seis saídas e seis entradas nesse trecho e possui passeio para pedestres, de três metros de largura de cada lado. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, linda homenagem, Fernandinha. Parabéns ao seu Papys, a vc a Fafá e aos meninos. Como engenheiro eu sei bem da importância dessa profissão. Beijo grande nos corações de todos vocês. 💜

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querido engenheiro Ubirajara, entreguei seu "Parabéns" para ele. Adorou que você se lembrou de escrever aqui! Muito agradecemos os beijos em nossos corações ao que retribuímos em triplo, ao amigo Ubirajaba, querido.
      Outro beijo, Fernandinha

      Excluir
  3. Que linda história e homenagem ao seu pai, Fernanda. Parabéns a esse senhor, eternizado na história desta cidade pela sua dedicação e eficiência.Parabéns.Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh... É mesmo! Me sinto na obrigação prazerosa de mostrar quem ele é, e deixar evidente que é um humano. Um homem. Um estudioso. Não é um software. Ele é mesmo fantástico. E soube preparar engenheiros incríveis! Ele foi professor de todas as faculdades de engenharia do Rio de Janeiro e sempre foi eleito o paraninfo ou o homenageado da turma!!! Basta querer colaborar, já é incrível, mas colaborar e resultar em acréscimos para tantos e com essa eficácia, não é?
      Ou seja, nos enche o coração de verdade preciosa!!! Parabéns para ele, sempre, agradecida, beijo nele! Beijo!

      Excluir
  4. Linda homenagem a seu pai Fernanda. Um grande profissional e tbm um pai exemplar. Parabéns pelo reconhecimento desse homem ilustre.

    ResponderExcluir
  5. Ah... Tania querida, muito agradecida por comemorar conosco este precioso!!!
    Ele é mesmo formidável, amigo, querido, muito digno de todas as homenagens e um forte para suportar tanto reconhecimento, amor e carinho.
    Beijos nossos, Tânia, em você. Agradecida.

    ResponderExcluir
  6. Que bonito, Fernandinha...!
    Um beijo enorme para você, com muito carinho <3

    ResponderExcluir
  7. É mesmo, Telma!
    Ele é também uma palmeira altíssima! Grande Pedagogo Inovador e Criativo, criou na própria Universidade UEG, hoje UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, um Escritório de Engenharia em que os alunos aprendiam na prática os cálculos estruturais em concreto armado e protendido. Eu fico pensando que força mental monumental tem uma única pessoa em tempos em que tudo dependia de sua lógica e raciocínio, criar com lápis, papel e um ábaco ou uma calculadora essas obras gigantescas. Veja... Computadores não existiam!!!

    Eu lembro uma vez que eu cheguei em casa tarde e saí no dia seguinte cedo, que ele tinha passado a noite corrigindo provas de alunos a semana inteira e perguntei se ele não tinha um gabarito para facilitar... e ele me respondeu que todos os alunos recebiam o mesmo problema para resolver mas os números de cada problema deveriam ser preenchidos com os números de suas carteiras de identidade, título de eleitor, numero de matricula... Logo... eram umas 60 provas únicas e diferentes e ele tinha que refazer o calculo de cada uma...para dar a nota ao aluno...

    Perguntei, mas você não fica exausto? Me respondeu. "Fico. mais é necessário. Não são eles que são meus alunos. Eu é que sou o professor deles."
    "Eu amo o que eu faço e faço com muita alegria e prazer."

    O virtuoso nunca ensina apenas aquele assunto específico, ele arrasta multidões com seu caráter e exemplo. Ao ensinar o específico do qual é o expert, ele entrega volumes e volumes da mais sincera Sabedoria da sua constituição: o amor à responsabilidade é uma delas.

    Beijo Telma, como estão os seus trabalhos nessa pandemia? você está bem guardada? Tem visto a Margarida do Vulcão? A Marta andava pelas Matas do Caconde...para lá dos tatus-bola, que o trava-línguas esconde!

    Outro beijo, Telma! Conte-me tudo que eu gosto de saber e de ouvir você contar.

    ResponderExcluir
  8. Ah, Fernandinha, você eh uma bênção! Teve pais lindos no mais nobre sentido de lindeza: belos de coração e de mente - e está sabendo honrá-los à altura. Estou bem, trabalhando muito... queria estar como a Marta, nas "Matas do Caconde, para lá dos tatu-bolas que o trava-linguas esconde" ou como a Margarida, pelas franjas azuis distraida ou nas barbas do vulcão <3

    ResponderExcluir
  9. Telma!
    Ah... deve ser muito bom estar nesses lugares cheios de verde! Lugares para esquecermos de comer, dormir, e só respirar e tomar sol... ficar lagartixando ou camaleonando na beira do rio e ver os peixinhos passando e passeando com seus cardumes de filhinhos... E trabalhar muito... contando as borboletas, não é, Telma?
    Um ramo de calma e paz para você resolver todos estes trabalhos e eles serem sucesso absoluto! Beijo enorme, Telma!

    ResponderExcluir
  10. Respostas
    1. Parabéns para o meu querido mestre na Faculdafe de Engenharia do Estado da Guanabara, que me chamou para estagiar com ele no CEPUERJ, onde aprendi a dar os primeiros passos na Profissão, no Campus da UERJ. E uma grande alegria saber que está bem do alto dos seus 72 anos. GRATIDÃO ETERNA AO QUERIDO MESTRE! PARABÉNS aos filhos pela homenagem.


      Excluir