terça-feira, 28 de julho de 2020


O Precioso de preciosos .
 Foto Fernanda Coreia Dias



Acredito que alguém em 2020, tem obrigação de avisar, 

já que ainda não escreveram, que a Grande Poesia,

não é feita apenas de palavras, mas de Entrega Filosófica nos 

  fieis poemas aos leitores da poeta/filósofa Cecília Meireles, imortal.

Repito:

da poeta/filósofa Cecília Meireles, imortal.



E filósofos precursores à filósofa Cecília Meireles, 

só conheço Jesus, Buda, Maomé.


 E filósofa à altura dela, nem Hipatia, que foi filósofa neoplatônica, 

grega do Egito Romano.


Fernanda Correia Dias

in Conheço muita gente que na vida só teve Cecília Meireles para se orientar.

 Só porque ela é mulher, você não reconhece que ela é imensa

 e maior que você, mas vê se enxerga que não reconhecer a

 imensidão dela como filósofa

 poeta universal, a mais brilhante , luminosa ,

 precisa e preciosa entre todos os preciosos,

 te faz muito pequenininho, ignorante do que é o Eterno e te deixa

 enfeitado de mesquinho ou mesquinha.







4 comentários:

  1. Querida Amiga, tudo que é grande, nem sempre é visível de imediato. Lembre_se sempre da luz das estrelas, que só vemos com milhares de anos/luz... As grandes galáxias, constelações, o Universo infinito é um mundo maravilhoso, que se descobre a cada dia uma ínfima parte. Todas as maravilhas têm o seu momento. O que precisamos é nunca as esquecer, falar delas, rebuscá_las, torná_las presentes, sempre, todos os dias. É isto que tens feito com a Estrela Cecília, até que um dia todos vão vê _la como tu nos mostras. Envia_me novamente o teu email. Tenho enviado mensagens mas... sem resposta... Não pode ser... o seu vazio é uma lacuna irrecuperável e precisamos chegar a ti de todas as formas e feitios. Abraço grande Amiga. Até sempre.
    Margarida ínsulana

    ResponderExcluir
  2. Oh... Minha Flor!
    Aqui no Brasil os desonestos rondam a cultura ha anos!!! Gente sem nenhum preparo, escrevem o que querem,assinam como curadores de museus, consolidam mentiras, desonestidades e ainda se auto-proclamam professores de cultura brasileira!!! É alarmante o des-serviço!
    O esforço gigante de doutores e mestres em literatura, filosofia, psicologia em trazer as verdades para a superfície, é abafado historicamente por vaidades reprimidas que ainda elegem poetas por genero feminino e masculino, apenas para não apontar Cecília como a poeta mais importante entre todos os poetas, quando todos os que "eles" acham importantes, apontaram Cecília por escrito!!! Cecília!!!
    E por que me preocupo? Gerações e gerações desavisadas, mergulham suas vidas em descaminhos, quando poderiam encontrar Cecília nessa pergunta dela: "estudar para saber, saber para viver e viver para quê?" ou nessa afirmação inspiradora: "Não seja um sonho a realizar: Vai!" ; ou nessa aqui: "Não te aflijas com a pétala que voa: também é ser, deixar de ser assim".
    Ou simplesmente conhecer a biografia de uma poeta carioca, brasileira, orfã de pai e mãe, e ao lado da avó açoreana viúva, acumulou 5 medalhas de ouro ainda criança; dois prêmios de primeiro lugar em concurso de desenho e eu nem vou lembrar aqui do premio de primeiro lugar
    em tradução de poemas, nem o de livro de poesia, ou de conjunto de obra...Pela Academia Brasileira de Letras... sendo que ela não foi imortal da Acadêmica! É disso que estou falando! Da perda que essa gente mesquinha causa ao próximo. Não a mim nem a você, que sabemos bem quem foi Cecília Meireles, mas aos que ganhariam a inteligencia dela, toda vez que dela se aproximassem, esse diálogo humano de nos estender o abraço!
    Beijo Oh Insulana!
    Escreve para casadasereia1@gmail, que você fala com a sereia, outro beijo!


    ResponderExcluir
  3. Querida Amiga, Reencaminhei minhas letras, pelo novo caminho, onde apenas o 1 me dará espaço de prosseguir... Vamos ver. Percebo tão bem a sua fúria e angústia... Há uns saltinbancos, sem escrúpulos, que andam sempre aos pulos e a fazer barulho, só para serem vistos na praça pública... Já os conhecemos à distância e, sabemos bem, que têm pés de barro, que se desmoronam com facilidade, no meio da multidão. Os objectos preciosos, as verdadeiras jóias têm um outro toque, um outro brilho, um outro valor, e os verdadeiros especialistas sempre sabem destinguir um original de uma cópia ou falsificação... Esta até pode ser consumida, adquirida e circular em alguns mercados mas haverá sempre quem entenda do assunto e saiba guardar, ou usar, as verdadeiras jóias no lugar certo. São duas realidades paralelas, que nunca terão um ponto em comum... Minha Avó dizia:"Deixá_los ladrar... Enquanto os cães ladram, a caravana passa". Abraço querida Amiga. Até sempre. Margarida

    ResponderExcluir
  4. Oh... Margarida da Casa do Vulcão!!!
    Tu que és Margarida de verdade, conhecedora das altas temperaturas e de todas as estações do ano num só dia, sabe bem do que estou escrevendo!
    Fúria, não tenho não. Mas você não conhece aquele verso de Arthur Rimbaud?"O jeunesse/À tout asservie/Par delicatesse/ J´ai perdu ma vie" do poema Chanson de la Plus Haute Tour.- ?
    Pois é isso! Chega um determinado dia, que você cansa dessa gente desonesta, ilusionistas que fazem mau aos jovens, que não os levam diretamente à Cecília Meireles e indicam escritores confusos ao invés de Cecília Meireles, a translúcida! Desconhecem na infância, na adolescência, na juventude iludida por gente que sabe que está iludindo! Só pode resultar em gerações seguidas de adultos desperdiçados. É no mínimo, desperdício de Educação de qualidade e nem vou falar em cultura. Sonegam o foco. O acerto. A orientação de quem entrega inteligência imediatamente, que é o que acontece toda vez que nos aproximamos de Cecília Meireles. Saímos de mãos cheias!
    Estão longe os tempos em que os cachorros ladravam! Eles agora andam se fritando na própria gordura do mundo ignorante que eles instalaram. E... Não existem duas Cecílias Meireles idênticas. Se quiserem salvação do caldeirão de gordura fritante terão que ressuscitar Cecília Meireles, a inúmera, diversas gerações.
    Até sempre, Margarida, meu braços, nos seus braços!


    ResponderExcluir