quarta-feira, 8 de julho de 2020


Gaya meu amor, te amo . Foto Mathilde C. Dias

Porque os sonhos são assim? Dessa matéria que me fez atravessar o portão e subir aqueles lances e patamares de escadas altas, correndo, para meus olhos reencontrarem e nunca se esquecerem a santinha no nicho do muro de pedra do canteiro? Fiz isso tantas vezes!
E porque o sonho repete que eu nunca esqueceria, que sempre me lembraria daquela emoção de correr em direção e ficar ali parada observando? Só o meu olho tocando?Dentro do imenso jardim?
E agora que eu ainda ali, dentro do meu sonho,olho a santinha e procuro profundamente por ela, dentro do nicho, gruta de pedras naturais e não a encontro, nem lembro o nome, nem lembro o que me dizia com expressão tão pensativa que fosse maior do que querer revê-la...Não lembro se tinha um rosto triste ou confiante, daqueles que são das pré-destinadas, das visionárias. Aquelas que são chamadas por forças invisíveis!
Mas sei que existia, que ela morava ali, que sua gruta ficava na altura dos meus olhos e que era bom, sempre bom, revê-la e conversar.
Esperar minha mãe e minha avó Cecília Meireles, terminarem de subir as escadas com conversas sobre mim.
Momentos preciosos da minha vida em infância estão nos sonhos, guardados! Dentro dos sonhos! E eu me espanto de sonhar com perfeição por este momento em que não revejo o rosto da santa mas os rostos de minha mãe e minha avó nos seus corpos em movimento e vozes subindo as escadas!
Porque os sonhos são assim? Dessa matéria que me atravessa o peito, como agora, neste instante em que estou acordada me lembrando do sonho de ainda hora atrás?
E como pude reter assim por tanto tempo, para reviver hoje em sonho com todas as cores, temperatura, emoção e timbres?
Aqui estamos eu e minha filha Gaya, fotografadas por minha mãe.Vê? Dormindo! Gaya está nesta fotografia dormindo enquanto eu a estou  beijando e repetindo baixinho: Gaya meu amor, eu te amo. Terá ouvido as minhas palavras,a minha filha tão recém-nascida, enquanto dormia? Terá ficado dentro de seu sonho todo esse amor imenso que sinto em mim por ela? Por que ela me aparece em sonho dormindo?
Porque os sonhos são assim e nos levam para dentro? A pensar por dentro? De dentro do sonho? E acordar com a Gaya ligando para mim? Por quê?
De que são feitos os sonhos? Que matéria é essa que nos faz despertos e que nos adormece? Que nos leva para outros tempos e que nos traz para o agora?
Minha mãe não acordava ninguém dormindo. Minha mãe mesmo com meu pedido para me acordar determinada hora, aplicava uma entonação muito carinhosa e sussurrava bem baixinho: Nandinha... Nandinha... E entrando no meu sonho ela me acordava.Mas se fosse necessário e extremamente preocupante, estivesse eu em risco, ela gritava meu nome e me salvava.
Minha filha Gaya fez isso hoje, mas quem soou alto foi o telefone e era ela!
Um homem entrava pela porta deixada aberta pelo pedreiro... Um homem que eu não conhecia e eu, que tinha adormecido, acordei.
A santinha, minhas filhas, minha mãe e minha avó Cecilia... Qual delas me acordou?

Fernanda Correia Dias
in De que são feitos os sonhos?
Para elas,a santinha, minhas filhas, minha mãe e minha avó Cecília!




10 comentários:

  1. Querida vc relatou um sonho no q creio cada vez
    mais através dos estudos q agora estou fazendo sobre o KArdecismo.BÊNÇÃO em minha vida!!!😍😘

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É? Nunca estudei o Kardecismo. Vou dar uma pesquisada! Agradecida!

      Excluir
  2. Tao lindo teu sonho!Tao lindo te ouvir falar dos teus sonhos e te ouvir contar dos sonhos com a Gaya e teu amor por ela!e de repenye,acordar e atender o telefone e era ela,a Gaya ,dos teus sonhos!Continua sonhando que e lindo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então? É muito difícil acreditar quando escrevemos a verdade, não é? Mas o que eu posso fazer se a verdade é assim? Beijo Marta, querida!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Houve um tempo que se eu sonhava, eu nunca sabia o que era. Sempre acordava sorrindo, mas dizia para todos que eu não sonhava. Agora sonho. E a informação é que quando sonhamos estamos no mais profundo grau de saúde e renovação mental. Certamente eram esses, Grazi, os motivos da minha mãe em não me acordar: Preservar minha saúde. Saber que sonhar é preciso.
      Beijo Grazi, saudades!

      Excluir
  4. Lindo ma, amei <3 Te amo muito também!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos beijinhos agradecidos, minha filhinha! Linda é você, te amo para sempre!

      Excluir
  5. Telma! Amores multiplicados! Multiplicando! Em ação contínua e presentes-presentes!
    Que você receba muitos amores multiplicados exponencialmente por sua vida, ao infinito!

    ResponderExcluir