sexta-feira, 5 de abril de 2019

Fernanda Correia Dias fotografada por Gaya Correia Dias
Fernanda Correia Dias fotografada por Gaya Correia Dias

       Muito cedo eu aprendi, quando quis costurar na máquina portátil  e suíça, a maquina Elna da minha mãe, aos 8 anos, que: se a carretilha de linha cai no chão, quanto mais puxamos a carretilha pela linha, mais a carretilha roda, foge e desaparece!
O fio embaraça, se enfeita de nós impossíveis de desatá-los e é uma complicação! Pior a emenda que o soneto!
Assim, aprendi a ceder toda vez que a carretilha cai no chão. Controlo o desejo de puxar o fio que ficou preso na máquina ou na minha mão, com a técnica de largar tudo no chão. Minutos depois o silencio mostra onde está a carretilha e eu estou viva e sem stress... 
      Aplico o método carretilha na minha vida.Quando alguém me surpreende, me ataca, avança contra mim e foge covardemente em disparada, se escondendo, dando nós na minha vida eu controlo o desejo de puxar o fio que ficou, dou bastante linha, deixo que vá onde tiver que ir e deixo o silencio mostrar a ele mesmo onde ele está! Onde está o covarde, porque alguém sempre vê a linha da trajetória... O caminho da maldade e do esconderijo. Alguém sempre encontra o próprio rastejando. Desejando o reparo.
Você sabe que o primeiro a pedir desculpas é o mais corajoso, o primeiro a perdoar é o mais forte e o primeiro a esquecer é o mais feliz...
Mas nem todos sabem. Minha mãe me ensinou que cesteiro que faz um cesto, faz um cento e que não devemos errar, para não termos que pedir desculpas...Fazer o certo logo da primeira vez e sempre.
Também me disse para eu  não por os vasos grosseiros ao lado dos cristais porque vaso ruim não quebra! Então quando você pensar que pode me atacar, lembre-se que eu sou muito amada, muito mimada, muito querida, que não faço mal a ninguém, que invento e costuro minhas próprias roupas, adoro sapatos verdes e gosto de usar com pérolas, madrepérolas e marinho. Que sempre estudo física, filosofia, geometria, sociologia, neurociência e poesia e vou te avisando logo: quem é de verdade sabe quem é de mentira.

Fernanda Correia Dias
in Desembaraçando mentirosos e mentiras



3 comentários:

  1. Fernanda :uma grande licao que acabas de nos dar e um exemplo de vida a ser seguido !Parabens por tua determinacao e posicionamento !Alem de uma linda foto para ilustrar!Bjoss

    ResponderExcluir
  2. Marta-Fafá, você é poeta, e das boas, tem logo que publicar seu livro para que muitos possam compartilhar com você em vida o reconhecimento da sua sabedoria escrita. Vamos logo sem demora! Beijo você, beije todos por mim, Fernandinha

    ResponderExcluir