sexta-feira, 26 de abril de 2019

Fernandinha . A Filha de Maria Mathilde e a Neta de Cecília Meireles


Fernandinha . A Filha de Maria Mathilde e a Neta de Cecília Meireles

   Eu nasci entre dois livros escritos por minha avó Cecília Meireles : Canções e Giroflé, Giroflá. Sou a primeira neta menina e correspondi completamente à tudo que me foi confiado, confessado, dedicado, autografado, doado, contado, ensinado, dado e mais, muito mais.
    Eu nasci na última hora, do último dia, do último mês do ano e de parto normal. 
    É o dia da Confraternização Universal.
    Esperei quase um  ano para ser batizada na mesma igreja onde minha madrinha  e avó materna, Cecília Meireles foi batizada e foi ela quem me levou nos braços, no dia 7 de novembro, dia do aniversário dela, para a mesma pia batismal. Ela estava completando naquele dia, 56 anos e era o ano de 1957. 
    Só mesmo minha Avó Cecília Meireles para inscrever essa história inesquecível, de amor, no meu nascimento! Me recebeu com esse amor e levou meu avô Heitor Grillo, para ser meu padrinho de batismo. Ambos me deram o nome de Fernanda: Homenagem da minha mãe ao pai dela, que chama-se Fernando Correia Dias. O pai da minha mãe cometeu o suicídio quando ela tinha 11 anos, mas ao estarem todos reunidos no meu batizado, homenageando o Vô Fernando sendo aquele dia, aniversário da Vó Cecilia, marcaram minha vida com o sinal da importância e da grandeza do Amor Absoluto. Meu pai, minhas tias, meus tios e primos também estavam. Todos reunidos. Eu sinto que é nessa esfera e atmosfera que transito e pratico toda a minha vida. E tudo que é magnífico, interessante, inteligente e sensível, me interessa. Porque só o Amor Absoluto torna essas qualidades possíveis.
Minha avó me chamava por Fernandinha e escrevia Fernandinha, nas dedicatórias que escreveu para mim. 
Eu e minha avó temos mãe com o mesmo nome e referente a mesma pessoa: Mathilde.
É que ela deu o nome da mãe dela, para a filha do meio, dela, a minha mãe.
Então, talvez, eu além de neta, também fosse irmã dela...  e era assim que eu me sentia. Porque ela era muito minha amiga.
Eu gostava de ficar na biblioteca dela ou na varanda da biblioteca, em companhia dela. Brincava com máquina de escrever, carbonos, tinteiros, canetas, livros e papéis brancos, azuis, rosas , cremes e amarelos... mata-borrões, cor de rosa...
Hoje acordei mais Fernandinha, que ontem.
Procurei minha avó e li um bilhete da minha mãe, ou nossas mães: "Fernandinha, estou morrendo de saudades de você! Mamãe"
A vida tem esses encontros, mesmo que ninguém saiba que isso aconteceu, você agora sabe.


Fernanda Correia Dias
in Amor Absoluto e Fernandinha






6 comentários:

  1. Querida Fernandinha, entre Mathilde, Fernando, Fernanda, Cecília e muitos mais, surge a Fernandinha, como pedra vulcânica basáltica, rija, onde o mar bate e se desfaz em espumas de "Amor Absoluto".Agora percebi porque és assim, destemida, positiva, energética e forte. Quem está ligada a essas correntes e suportes firmes e fixos só pode ser um Monumento... Abraço Amiga, até sempre.

    ResponderExcluir
  2. Também eu estava morrendo de saudades de você! De vocês... ❤️

    ResponderExcluir
  3. Eu acho imensamente mágico nos encontrarmos as três aqui, sendo que nunca nos vimos pessoalmente e nem nunca marcamos encontro! E como nos conhecemos por tantos anos em profundidades de abismos, raízes, copas e galáxias, tudo nos une por inteiras. Quem terá tido nossa experiencia? E se teve, por quê ainda não se aproximou, não se apresentou nos comentários? Tantos, em tantos países, leem diariamente este blog, e é comovente o interesse crescente e contínuo. Assim fica o convite para quem estiver nos lendo , para participar dessa janela! Porque "Arabela abria a janela, Carolina erguia a cortina. E Maria olhava e sorria: "Bom dia!"" Cecília Meireles/As meninas in Ou isto ou aquilo.
    Margarida Insulana da Casa do Vulcão... sabia que seu nome significa pérola? Margarida/Margarita/Margarite - em grego significa pérola! Logo... eu te consagro Margarida Insulana a Pérola da Casa do Vulcão!! Ah... ficou perfeito! Descobri que Telma é Deusa protetora, amorosa, amável!!!Ainda em São Paulo? Aquele Santo que minha avó queria escrever um concerto em violino para ele? Aquele maravilhoso:" ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor seria como o metal que soa como o címbalo que retine" / " o amor tudo sofre,tudo crê, tudo espera, tudo suporta"/"sem amor eu nada seria".
    Sabem o que significa Fernanda?
    Cavaleiro audacioso. Diplomata. Aquele que luta pela Paz. Que entre inimigos tem a coragem de propor a Paz. E a Paz não é a Pérola do Amor? Morta de saudades de vocês!!! Beijo vocês, Fernandinha

    ResponderExcluir
  4. Ah... Telma Deusa Protetora de São Paulo, Cecília e amada por todos nós!
    Consagrada, Telma! Outro beijo da Fernandinha

    ResponderExcluir
  5. É imensamente mágica essa amizade, cultivada assim, em canteiros d'além mar e d'aquém montes... daqui pra lá e de lá pra cá, tudo junto e misturado... =) Ainda moro em São Paulo, embora minha alma mineira viva querendo fugir... =) Quando vierem por essas bandas, por favor, entrem em contato. Poderemos finalmente nos ver pessoalmente ❤️

    ResponderExcluir
  6. Queridas Amigas como vocês são rápidas e escrevem tão bem. Que dom escrever como Rio que flui, ultrapassando todos os obstáculos e dando à paisagem aquela beleza de paz e serenidade que todo o rio confere ao que o rodeia. Está correnteza de sabedoria e de profundidade têm vocês nos vossos escritos. Com Fernandinha chegamos rápido à antiga Grécia, vamos ao âmago das palavras e tudo faz sentido pela decomposição dos termos... De onde viemos, para onde vamos, o que queremos, como fazer, já, agora, que temos pressa. Tudo fica claro e próximo com estas almas por perto. Estamos muito mais perto do que podemos supor e sabem porquê? Porque amamos a vida é queremos conhecer bem tudo que nos liga. Agora por isso : Tomaz Vieira vai estar em joinville, através de seus desenhos, com inauguração para dia 13 de Junho... no Instituto Juarez Machado, com o nosso amigo Edson Busch Machado ... Vêem como estamos tão perto. Escrevi pequeno texto para esta exposição e Urbano Bettencourt também Quem sabe vocês podem lá ir? Santa Catarina está mesmo de mãos dadas com o Arcanjo S. Miguel. Aqui há um grande amor... Abraços amigas, havemos de continuar esta conversa. Margarida insulana

    ResponderExcluir