quarta-feira, 25 de setembro de 2019

Fantasia e Imaginação . Foto Fernanda Correia Dias
Fantasia e Imaginação . Foto Fernanda Correia Dias

Queria te lembrar a diferença entre estas duas palavras: Fantasia e Imaginação.
Mas não vou ao dicionário. Vou te dizer o que sinto no coração, como as compreendo psicologicamente e o que aprendi com essas palavras e que muitas pessoas  não sabem distinguir ou acham que não tem diferença. Que são sinônimas. Para mim, não são sinônimas.

Para mim a Fantasia é como uma máscara,uma persona, uma personagem,  que você põe na frente de seu rosto, põe no seu corpo, na sua voz e que você tira.Sabe que não é você. Que pode ser, provisoriamente, não por muito tempo, mas não é você.É passível de revelação do contrário. É frágil, forte, volúvel, adaptável, readaptável, além de todas aquelas qualidades de:quase perfeito, quase idêntico, inimaginável e até, perfeito!Idêntico!Maravilhoso! Convincente! Maravilhosa!Inenarrável! Incrível. Poderia ter um rótulo assim, para quem sabe distinguir da sutileza da Imaginação: Contém mentira.

Quanto à Imaginação,  pertence a uma construção. É uma resposta sutil checada contra todos os impossíveis, capaz de ser elaborada repentinamente ou longamente. Te pertence porque és o autor, conheces as falhas, os vazios, as forças e todas as outras qualidades que vigias continuamente mesmo enquanto aperfeiçoas nas horas imprevistas, porque a imaginação é movimento contínuo e ininterrupto. Interior. É cardíaca. É de nascente interna. Está na sua respiração e na ausência dela. No fluxo de inspirar e expirar.  No sopro, no susto, no soco, no seco, no úmido, no escuro e na luz.  Desenrola-se comprometida com você. E pode ser ceifada, mas sempre deixará raízes diversas, aproveitáveis, reutilizáveis ou incômodas e imprestáveis e poderia expor o rótulo: Contém verdade.

Pode-se conviver com as duas palavras e seus efeitos , mas deve-se ter o mais claro possível para si mesmo a sutileza de enxergar a fineza desse ajuste, antes que você pense que é a máscara que fala o que você não quis dizer. Ou que a máscara, pensa.
A máscara é sempre oca. Nela cabe tudo. Inclusive Imaginação.


Fernanda Correia Dias
in Fantasia e Imaginação



Nenhum comentário:

Postar um comentário