domingo, 10 de maio de 2020


Mamãe e eu . Foto Fernanda Correia Dias

Tão bonita, por dentro e fora.
Tão fantástica e com palavras inesquecíveis.
Sensível, delicada, um cristal.
Estudiosa, carinhosa, inteligentérrima.
Mulher linda, disposta, encantadora.
Ao lado dela, tudo é fácil. É solúvel.
Mega sofisticada, porque absolutamente simples.
Chega perto de mim e sempre me diz: _ vamos.
Eu vou.

Fernanda Correia Dias
in No dia 10 de maio de 2020, Domingo das mães.
Para ela, a Maravilhosa, Maria Mathilde
Dia das mães

10 comentários:

  1. Querida Fernandinha, passou um século desde que nos falamos... Tanta mudança, o mundo inteiro virou outro mas a nossa amizade será sempre a mesma e maior. Gostei de ver a sua mãe. Tenho saudades da minha... Abraço grande. Até sempre, Margarida

    ResponderExcluir
  2. Oh... minha flor insulana da Casa do Vulcão!!!Por onde andastes, tão longe em lugar tão secreto?
    Também tenho saudades da sua.Devem estar conversando como nós duas, acima por cima das brumas e das nuvens.
    Oh... Minha flor, quantas saudades imensas sinto! Acaso visitastes o post do cabochard, que escrevi nesse blog, ainda outro dia...?
    Lá está você entre eu, a Telma, a Marta, a minha Mãe, a minha Avó Cecília Meireles...
    Não podes sumir assim tanto tempo!
    Estás bem guardada em casa? Estão todos? Como estão as meninas? Os netos? O Sr. Director? E Thomás? Os corvos? Não vistes nenhum pulando na sua frente ou um bando chamando por ti?
    Que bom que viestes e não faltes, porque sempre terei você dentro de mim. Beijo você minha flor, beije a ilha e todos os queridos, por mim!
    Fernandinha

    ResponderExcluir
  3. Querida Amiga, tenho de arranjar uma forma de estar desperta, todos os dias, para as tuas maravilhas. Nesta ilha, toda verde, de céu cinzento, fecharam_se todas as portas e eu até me esqueci deste grande portão que nos liga. Tudo tivemos de resolver, às pressas, filhas, netos, casas, mudanças e aconchegos para que estivessem a salvo... Angústia de um tempo estranho, diferente, onde se pesquisa a vantagem de um novo mundo, sem grande esperança. Neste naufrágio os pássaros continuam a voar, e, aqui, onde me encontro agora, eles vêm às dezenas, aumentados e sorridentes, provar que a cantar tudo se esquece e que a Beleza cresce sempre que te vejo no meio deles. Abraço grande. Vou ver o "post" que referiste. Irei à procura de mim mesmo. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida, tão querida! Mantenha nosso grande portão que nos liga, aberto!
      Abra as janelas e deixe circular o grande sopro!É com ritmo de nascimento de pétalas, que as nuvens vão re-organizar-se. Mantenha os quadris soltos, para dançar e assobiar quando for preciso e solte os braços ou meta-se no campo semeando comida, porque o mundo vai precisar de comida-de-verdade. Caso raro, raríssimo, depois dos pseudo-alimentos multiprocessados e empacotados!
      Atenda por vídeo-cunsultas, promova lives e vídeo-conferencias, formando clientela, imediatamente. Era isso que eu faria se tivesse na nossa ilha! Mantenha os olhos no horizonte do que é viável imediatamente e acorde as nossas meninas. Beijo, Margarida. Seja forte. Forte como um perfume. Fernandinha

      Excluir
  4. Amiga querida, perdi_me novamente... Escrevi palavras soltas e com uma aragem mais forte, elas voaram, novamente, sem serem publicadas... Mas vou insistir só para te dizer que vou procurar o tal "post" a ver se lá me encontro. Abraço querida Amiga. Até sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida da Casa do Vulcão o tal post está publicado nesse blog, no dia 7 de maio de 2020. Era uma quinta-feira, quando precisei do Cabochard da Mamãe... Dediquei à você, à Telma e à Marta, porque vocês são as que estão sempre perto. Queridas! Muito queridas!
      Até toda hora, porque ao pensar em você ,sorrio! Fernanda Correia Dias

      Excluir
  5. "Chega perto de mim e sempre me diz: - Vamos. Eu vou". Ahhhh, que lindo! Cabe um poema inteiro neste seu verso. Poesia pura, pura. E como também é bom me achegar e encontrar também a Margarida. Que lindeza de mensagens! Amo ler suas trocas. Um beijo, queridas! ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe, Telma? Você, a Margarida e a Marta, porque são pensadoras-escritoras-atentas, notam raciocínios relevantes a apontam os transparentes sem opacidades. Eu me sinto tão compreendida! E vocês vibram vivas!
      É fato: "_Vamos. Eu vou."
      Você nota e anota:
      "cabe um poema inteiro neste verso"
      Sim!
      Chegamos a nível tão expressivo, que nossos olhos perguntavam e nos olhares respondiam. Sem balbuciarmos uma sílaba.E na maioria das vezes, acrescentarmos um extenso sorriso!
      Eu também amo ler as trocas! Beijos Telma! Beijos Margarida!

      Excluir
  6. Telma: Significa "amável", "amorosa", ou "aquela que está sob a proteção dos anses (deuses escandinavos)", ou ainda "protetora decidida", "protetora corajosa". Logo vi querida Fernandinha que aqui tens um anjo protector. Quando eu era pequena minha mãe rezava comigo: "anjo da guarda, minha companhia, guarda a minha alma, de noite e de dia.Assim seja! Abraço amigas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah...Que lindo esses significados de Telma!!!! Concordo com todos e suspeito que devem existir outras centenas!Como você é Museóloga e Clarividente, Margarídicamente, reconheceu logo tratar-se de anjo mui antiquo,telmático cecílianamente no canteiro da Margarida Insulana moradora da Casa do Vulcão, but tell me!
      Que gracinha essa reza! E você conhece essa?
      Minha mãe rezava conosco na cama e com as netas, minhas filhas:
      "Santo anjo do Senhor, meu zeloso guardador, já que a ti me confiou, a piedade divina,sempre me rege, guarda, governa e ilumina. Amém."
      Será de São Miguel ou de Lamego? De São Paulo ou das Minas...? O que vocês acham?
      Tell me, Telma Querida! Você conhece? E você, Insulana Margarida?
      Beijinhos da Fernandinha

      Excluir