quarta-feira, 12 de setembro de 2018

Chão do Marrocos . Foto Fernanda Correia Dias . abril 2018
Chão do Marrocos . Foto Fernanda Correia Dias . abril 2018
Foto em homenagem à minha mãe Maria Mathilde que sonhou várias 
vezes em me levar ao Marrocos para conhecer e passear comigo!
"Você vai adorar, Fernandinha!" 

Com licença. Atualmente quase não ouço mais, estas duas palavrinhas raríssimas.
Fiquei tão espantada de ouvir que pensei que fosse uma brincadeira de algum conhecido. Não era.
Era mesmo uma senhora, precisando acessar o açucareiro que estava ao meu lado. Logo em seguida ela me perguntou: Por gentileza, poderias passar o açucareiro? Fiquei espantadíssima de ver que a pessoa que me pedia, era uma desconhecida. Uma desconhecida educada com bons hábitos e práticas. Usava a voz e as palavrinhas para não atravessar a axila direita no meu rosto, puxando o açucareiro por onde fosse que seus dedos o tocassem, arrastando sobre a mesa com ou sem tampa e colher!!! Porque é isso que eu assisto diariamente em todos os lugares. Essa instalação da violência continuada. Ela não termina. Segue o caminho comigo e se está na minha frente, recebo braçadas, pancadas de corpo no meu corpo, bolsadas. Riscam as minhas pernas com embrulhos e embrulhões, sem nenhuma palavrinha de consolo ao estilo: perdão! Perdoa! Desculpe-me!
Quando alguém caminha na minha direção, eu fico mais espantada ainda! É que parece um carro desgovernado e sem nenhuma sinalização. Percebo que vai passar por cima de mim , se eu não tirar o meu corpo da frente! Eu estou falando de pessoas caminhando na rua, frequentando elevadores, sentando em auditórios, entrando e saindo de entradas e saídas, comprando em lojas, frequentando bibliotecas, teatros, galerias de arte, cinemas, caminhando em calçadas... Aliás, quais calçadas mesmo? As motocicletas caminham por cima das calçadas como se fossem pistas para elas, as motocicletas! Sim... As bicicletas também, apesar das pistas que criaram específicas para bicicletas!!! E as bicicletas motorizadas também estão nas calçadas... entre senhoras e senhores que estão usando bengalas, andadores, mães com crianças, carrinhos de crianças com crianças sentadinhas... Um susto, um susto!Um susto atrás do outro!
Se o susto fosse a falta de conservação das calçadas, os buracos, as pedras soltas, o desnivelamento...Mas, não posso esquecer das entradas e saídas de carros das garagens que cruzam as calçadas na direção dos prédios ou saindo dos prédios e vão topando com quem estiver “atrapalhando”. E mais!  Os carros parados sobre as calçadas sem espaço para o transeunte, fazem até fila dupla! E vou desviando ainda dos camelôs, vendedores e ambulantes com churrasquinhos, esfihas, cuz-cuz, barraquinhas, carros de produtos... Ah... fogareiros acesos, nas calçadas... Ou o carro da polícia atravessando a calçada no cruzamento!
Hoje não estava. Decisão que está jogando o Flamengo. A rua está deserta. Quando os oportunistas chegam para o assalto na cara lavada assim: me dá seu celular e sua carteira agora! Agora! Se manda! Assisti isso ainda agora!
A polícia ali...Não vai fazer nada! Não vai dar tempo da moça chegar ao policial...
É isso que realmente cansa e não percebemos por que chegamos em casa.  Dalí até aqui, como se tivéssemos atravessado a China para alcançar Ipanema!!!Um esforço monumental para andar cinco quadras...!
Esse é o Rio de Janeiro em 12 de setembro de 2018.

Quero voltar a ler este texto em 2028. Tomara eu consiga. Com licença, poderias passar o açucareiro? Simples assim! Educaçãooooooo! Ou... Poderias passar a carteira e o celular? Não. Não posso. Ok.
Fernanda Correia Dias
in Com licença

2 comentários:

  1. Pura verdade... Faz-nos tão bem ouvir 'por gentileza'... ❤

    Adorei sua foto marroquina! imagino o quanto você e sua mãe estiveram juntas quando você esteve lá ❤❤❤

    ResponderExcluir
  2. Foi mesmo, Telma! Foi muito lindo. Ainda nem consegui escrever sobre isso, porque acho que voltei camelo. Com aquela calma e olhar de que tenho tanto que fazer e vou... vou indo no deserto! Aliás, o deserto do Saara é mesmo lindo, principalmente voar sobre ele...E o chão do Marrocos é um tapete lindo com muitos desenhos coloridos. Nunca fui tão mimada por tudo e todos e me senti muito amada. Vou escrever, vou contar. O Norte da África é muito lindo mesmo! Quando puder visite, vai gostar! Beijo Telma, vou amar ler o seu lindo trabalho, por gentileza, não nos esqueça! Fernandinha, Mathilde e Cecília!!!!

    ResponderExcluir