domingo, 9 de maio de 2021


 Minha mãe Maria Mathilde e suas netas Kenya e Gaya

Você me diria logo: Todo dia é Dia das Mães, Fernandinha, você sabe!
Mãe não descansa nunca, Mãe está sempre atenta, só quem é Mãe sabe! E você é Mãe!!
É verdade, que eu sempre cuidei de você, mas depois que eu fui mãe de mais duas meninas, Kenya e Gaya, você também sabe que eu passei a cuidar de três meninas, três filotinhas, todas com isonomia e equidade, incluido você!
Era muito divertido, porque você apesar de ser chamada de Vovó Thilde por elas, se comportava como a minha filha mais jovem, deixando que elas mostrassem maturidade, raciocínio, bom-senso nas escolhas!
Elas acabavam te consolando, te aconselhando, te orientando sobre as sutilezas de todos os assuntos!
E você, compenetrada, mostrava que estava atenta, realizando as sugestões delas, esforçada.... E como ríamos horas mais tarde, relembrando as grandezas, generosidades, carinho e amor que elas demonstravam em palavras, ternura e ações!
Claro que para mim, ficou sempre visível que tal desenvolvimento e culturas destas singelezas, só poderiam ser as  respostas das suas práticas inteligentes de promover o de dentro para fora ao invés do de fora para dentro, que você, pedagogicamente, explicava à terceiros.
  Não tínhamos que imitar ninguém, não tínhamos que fazer porque fulano fez, não tínhamos querer porque ciclano tinha, mas nos perguntarmos se era exatamente aquilo que precisávamos?!Que o fluxo tinha que vir de nossas experiências em nós mesmos, reflexões , sentimentos. Sempre de dentro para fora, como nas aulas de ballet clássico: De dentro para fora! Andeór!
Nossas ideias tinham que ser as nossas , frutos de nossas cabecinhas e lá estavam as meninas em suas brincadeiras muito divertidas, nos surpreendendo como nesta fotografia, com a Kenya trazendo um figurino criado por ela mesma para ir conosco ao supermercado! Como nos ríamos por dentro, mas com que amor aceitávamos que ela saísse com suas próprias escolhas de trajes.
Hoje é Dia das Mães, eu sei que Mãe é todo dia, por isso vim aqui, te deixar meu beijo agradecido, que você já sabe que é beijo de para sempre!
Te amo! Todo dia é dia!

 Fernanda Coreia Dias
in Todo dia é Dia das Mães, Fernandinha, você sabe!

2 comentários:

  1. Todo dia é dia...
    E você, sempre transbordando de amor em suas palavras poéticas, que nos abraçam carinhosamente. Um beijo, Fernandinha

    ResponderExcluir
  2. Verdade, verdadíssima, Mãe sempre está presente e de mala feita para chegar em qualquer momento... Sentimos suas dores, suas alegrias, suas tristezas, seus sucessos, tudo a dobrar.Ficamos felizes quando estão felizes. É mais do que amar. É ser juntamente, sempre! Abraço grande.

    ResponderExcluir