sábado, 17 de abril de 2021

 




Eu lembro quando cheguei à São Miguel e Orísia me levou para entrar na igreja em arquitetura gótica, eu ainda tinha no paladar o gosto das Queijadas de Vila Franca, o aroma das amêndoas e atrás dos meus olhos aqueles arcos da praça que atravessamos.

São exatamente 20 anos passados.

Eu ainda tinha uma imagem de São Miguel vencendo o dragão. E eu senti a praça Gonçalo Velho, bem pequenina com seu tapete de pedras portuguesas espremido entre os carros. Atrás de mim estava a mais linda linha do horizonte da minha ilha ancestral, minha Ilha de Nanja que herdei de minha avó poeta, filósofa, magnífica escritora Cecília Meireles. E ela de sua mãe Mathilde e sua avó Jacinta!

Oh.... Soube recente que as autoridades de São Miguel vão ampliar o tapete de pedras e criar uma linda e ampla área para encontros nacionais, internacionais, públicos, tais como ballets, concertos e que isto poderá reunir meio mundo em São Miguel, ampliando a economia e visibilidade do Reino da Poesia que Cecília Meireles criou  e fundou com Armando Cortes Rodrigues e outros poetas, ali para o bem de todos!!! 

Ah... deem o nome que quiserem, para mim será a consolidação deste Reino!  Este tapete de pedras ligando ruas, gente, terra, mar, céu e vista de horizontes é o símbolo que ninguém deve passar pela vida sem conhecer pessoalmente O Reino da Poesia e que ele fica em São Miguel, no Arquipélago dos Açores. 

Se você não foi ainda, vá. É mesmo precioso e aquela gente, a mais alta estirpe humana de sensíveis, amáveis e adoráveis seres, ampliarão a praça com o tapete de pedras e certamente plantarão uma árvore com o nome de Cecília e outra com o nome de Armando e outras com os nomes dos poetas da Ilha, como justa homenagem a todos que sempre ali estiveram com seus corações, penas, memórias, inteligências, livros e poesias!!!

Vida eterna aos inteligentes, aos magníficos de São Miguel!

 

In O Reino da Poesia de Cecília Meireles 

criado por ela e fundado com Armando Cortes Rodrigues 

terá um tapete lindo de pedras, logo ali nos arcos da cidade!

Me contou minha amada amiga e eu amei!!!

 

10 comentários:

  1. Lindo minha querida Amiga e que bela ideia dar às árvores o nome dos nossos Poetas Que visão linda e esclarecida. Planear o futuro, com clareza e sabedoria é apanágio das Almas Cultas. Eu sabia que o teu testemunho iria ser precioso. Vou partilhar, com a tua autorização, para que chegue a todos os de boa Fé. Abraço grande. Até sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que sim!
      Por favor!
      E se possível, leve à todos os de nossa Ilha e às autoridades e aos jornais os meus sonhos, porque sempre podemos fazer algo por todos, quando pensamos que precisamos deixar muito mais brilhante e luminoso, do que quando encontramos!
      Leve e espalhe as notícias, porque bons ventos sopram sempre para nossa Ilha acolhedora e outros ainda mais claros e preciosos alcançarão!!!
      Beijo você, beije todos por mim, traga aqui as notícias , que vamos gostar de saber! Outros beijos!

      Excluir
  2. Muito bem. Combinado. Palavras sábias serão plantadas na Praça e darão seus rebentos, tenho a certeza. Irei sempre enviando notícias pelos vários caminhos, que me levam até você. Abraço grande. Até sempre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já imaginou o que será estar à sombra dos poetas-árvores do Reino da Poesia? Lendo, escrevendo,ouvindo ou vivendo mais poesia? Eu quero vivier e estar lá!!! Vamos?? Podemos convidar meio mundo de poetas para se reunirem anualmente no Reino da Poesia em São Miguel para as conversas, palestras, livros, prêmios, incentivos, etc!!! A vida é para frente! Vamos, Margarida? Chama a Telma e o Hermano! Vamos ser felizes logo!!!

      Excluir
  3. Praça.....o que alguém sentiu foi a necesdidade de dar vida aquela Praça.
    Quando, vemos, que das várias canetas as palavras saem com a felicidade de se ter encontrado nova vida para uma Praça moribunda....só posso dizer que já começo a sentir saudades dos proximo 40 anos da nova praça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também Hermano, já estou sentindo saudades futuras, dos proximos 40 anos onde estarão reunidos no tapete de pedras Em árvore, no Reino da Poesia, Cecilia Meireles, Armando Cortes Rodrigues, Vitorino Nemésio, Antero de Quental recebendo Torga, Pessoa, Shakespeare, Dante, Camões, Homero e essa plêiade de poetas contemporaneos de Portugal e do mundo em local magnífico... é Hermano já é para Morrer de saudades, mesmo! Meu abraço!

      Excluir
  4. Ah, que maravilha! De orvalhar os olhos e apertar o peito de tão bonito! Que bom te ler de novo...! Um dia ainda hei de pisar no tapete magico de pedras portuguesas da encantada Ilha do Nanja. Beijos, Fernandinha, beijos, Margarida <3

    ResponderExcluir
  5. Oh Telma! Você já visitou o instagram da Fernandinha Meireles? Não vi nem li você por lá... Vem! Vamos comemorar 120 da menina Cecília Meireles! É melhor que este tapete da ilha do Nanja esteja pronto até a data do aniversario, 7 de novembro do corrente ano!!! Não achas? Chama a Margarida e o Hermano!!! Chama mais quem vc quiser e vamos comemorar! Porque a poesia reune excelencias!!! Vamos? !! beijoooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernandinha querida, fiquei um tempão sem vir aqui te visitar. Me desculpe. Não sabia do seu Instagram! Vou te procurar agora, imediatamente...

      Que delicia sempre é te rever e rever a Margarida neste seu espaço acolhedor <3

      Um beijo, suas lindas

      Excluir