quarta-feira, 20 de janeiro de 2021


 Kenya meu amor, te amo.
 No colo da mãe dela, Fernanda.

Foto de Maria Mathilde


Li ainda agora o Renato de Almeida citando Rodin :" a arte é uma magnífica lição de sinceridade".

E é. 

A arte é... como as filhas! Como as filhas são feitas de sinceridades. Tudo ali por dentro em unidade de carne e espirito e por fora, até o sorriso e o pensamento: sinceridades.

É espantoso que sejam assim, as sinceridades reunidas num único ser. Uma excelência!

Está na escultura dos lábios, das mãos, do rosto e também na textura da pele, dos cabelos e dos olhos...

Na massa cefálica e nas sinapses, no repertório das imagens e na afeição ao vocabulário.

Está no movimento do corpo, no timbre da voz, na reação de atração ou de indiferença aos espetáculos dos mais banais aos mais sutis da vida...

E nada mais amigo que a verdade. A implacável verdade que tudo vê e tudo é, para quem é Amor.

O surpreendente é perceber que a sinceridade é a presença do espírito na carne. Esta centelha fugaz que faz parte da carne e que não é carne, mas é também...que move e remove respostas até identificar a mais perfeita e única possível em estado de sinceridade.

Escreveu Henri Bergson: "Sendo o cérebro o conjunto dos dispositivos que permitem que o espírito responda à ação das coisas com reações motoras, efetuadas ou simplesmente nascentes, cuja adequação assegura perfeita inserção do espírito na realidade."

A sinceridade é a evidencia do espírito.

Um sopro verdadeiro tal como filhas! Sopros de espíritos! Arte de sinceridades onde tudo é autêntico em si mesmo! Só quem foi mãe alguma vez pode compreender o que escrevo e a profundidade onde está meu pensamento.

E só quem é sincero percebe a sinceridade na arte do que eu digo.

Minha filha Kenya é sopro de muitas vidas, na dela mesma.

Tal como eu, como você e como a Gaya.

Sopros da arte da sinceridade de gerações: uma excelência espiritual evidente.


Fernanda Correia Dias

in "A arte é uma magnífica lição de sinceridade. Rodin"

Para Rodin, Kenya e Gaya.

Renato de Almeida, escritor, filósofo, ensaísta, critico, jornalista e folclorista.

13 comentários:

  1. Lindo! Amor é amor é amor é amor...
    Mãe de menina-menina, de menino-menino, de menina-menino, de menino-menina ❤️
    Muitos beijos pra você, mãe da Kenya e da Gaya ❤️ ❤️ ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah... Telma!
      Essas meninas maravilhosas, são mesmo autênticas virtuosas, uma alegria!!!
      Saudades, Telma, como está você? Como estão todos? E as traduções?
      Beijo você, beije todos por mim!

      Excluir
  2. Amiga, até nisto nos encontramos, duas meninas, nossos tesouros. Como somos felizes com os seus sucessos, como sofremos quando estão tristes... O mundo se sintetiza, tudo se concentra e nós nos apagamos, lentamente, nos desvíamos da estrela, tal lua, em seu percurso, para que o sol as ilumine e as faça brilhar... Temos mais sorte que Rodin, pois as fizemos livres e as deixamos voar. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida insulana da Casa do Vulcão, onde andastes tanto tempo em lugar tão secreto?
      Eu e Telma perderemos o fôlego de tanto pensar seu nome! Não podes faltar aos nossos encontros, já que nunca nos encontramos em outro local... e passados...21 a n o s ...!
      Passou voando, Margarida, passou voando e agora faremos as Comemorações dos 120 anos de Cecília Meireles!!! Ah... A Inúmera! Vai estar por toda a parte em simultaneidades... como sempre!
      Diga-me, como estão os festejos de Côrtes Rodrigues??? E nossa Ilha... já me viu por ali pulando? Entre os verdes e as rosas? Sim... porque ando muito dentro das rosas, estou preferindo as veludosas,silenciosas, macias, gentis...
      E... Perfumadas!
      Claro que não podem faltar ao bouquet as gardênias, jasmins do Cabo, jasmins Bugari, jasmins Estrela, de Poeta...as malvas e as ciccas Phoenix...
      Assim não me deixes esperando muito, porque te quero muito bem e sempre por perto!
      Beije as meninas! O Sr. Director, a Confraria da Episteme, a Escola Cecília Meireles, a rua e a avenida...a Ilha... Beije Orísia, Antonio, Miguel e Lara e Conceição... Victor... Ah... beije todos por mim, os meus amigos, que me amam e gostam de mim e eu deles!!!
      Outro beijo da Fernandinha

      Excluir
  3. Amiga querida, Poeta, música, ginasta, acrobata do sonho e do pensamento, árvore frutífera das mais belas palavras, motor de arranque de almas adormecidas, bailarina das palavras e dos sons, alma enorme do Corcovado, luz da noite e lua do dia, como é grande o seu poder e como é forte sua energia... Menina do mar, da terra e do ar, queremos acompanhar_te mas, és tão rápida que, quando chegamos, já partiste... Daí algumas distâncias. Vamos seguindo o teu rasto, tuas pegadas e teu cheiro de jasmim... Vamos flutuando em tua busca e lá chega o momento de mais um encontro, que se deseja a sós e com muitos, principalmente com aqueles que partiram e tanto nos deixaram. Hoje, sou uma alma de janela, vejo a banda passar, mas só dança meu pé, escondido, e minha alma transparente. Os festejos de 130 anos de Armando decorreram em Lx, longe da minha vista nas perto do coração. Mais, muito mais se teria de fazer... Será um dia... Abraço querida Amiga. Vou distribuir seus beijos. Vou tentar estar mais perto, mais vezes. Obrigada pelas suas palavras. Até sempre. Margarida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida, você tem instagram? com que nome? E será que a Tela tem? com que nome?
      Para comemorar os 120 anos de minha avó Cecília Meireles, criei o Instagram Fernandinha Meireles. Será que vocês podem me encontrar por lá também?

      Quanto à esta rede de palavras lindas de seda e sol que você teceu com todas estas preciosidades incrustradas em torno de mim, Margarida, voltarei sempre e me lançarei diversas vezes nela, para recobrar as forças e os poderes. É revigorante! Uma piscina de amor! Você é demais! Muito agradecida.

      Sim, devemos estar próximas, porque afinal somos três que nunca nos encontramos e qualquer dia teremos que lembrar isso, de alguma forma mais consolidada!

      Beijo você , Margarida, beije as nossas meninas por mim, e beije Telma também, saudades de todas!!!

      Excluir
    2. Leia TELMA onde escrevi Tela, please!

      Excluir
  4. Ah, meninas, que deleite a interação entre vocês... nem quero dizer palavra para não quebrar o encantamento... também eu quero ver dançar o meu pé para então, talvez, ver a transparência da janela da minha alma, da minha alma na janela... Um beijo e um abraço longo, por sobre montanhas e mares <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teremos que fazer uma foto de 6 pés quando nos encontrarmos! E será a capa do inimaginado, do não pensado, será que conseguiremos? Algum dia? Sabe que eu penso que sim? Eu e Telma vamos flagrar Margarida na janela... alongando os braços, abraços e beijos, por sobre montanhas e mares... Vamos Telma?

      Excluir
  5. Telma, o dom do sonho também está em si. Não sei em que galáxia fomos produzidas mas a verdade é que não precisamos de escolas comuns para ter esse gérmen de pensamento livre, liberto e libertino. O que queremos é voar por sobre mares e montanhas, alcançar a proximidade possível e partilhar este sentido vital, que só a imaginação nos pode dar. Nossa Fernandinha tem essa capacidade de acordar almas adormecidas, pondo_nos a mexer, ultrapassando os nossos limites, como se não houvesse fronteiras. Abraços para as duas deusas do Ocidente. Até sempre. Margarida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Telma, você ainda não viu, né? Eu também não tinha visto, a Margarida Insulana da Casa do Vulcão tem essas magias, quando nos distraímos, ela vem com o manto mágico e nos cobre de ternuraaaaaa! Ah... que delícia, Margarida !!! Volta logo, please! Beijos em vocês da Fernandinha

      Excluir
  6. onde está o que digitei aqui??? Sumiu???

    ResponderExcluir
  7. Queridas Amigas, se a nossa força de união produzisse música, já tínhamos composto a mais bela sinfonia. Tocamos vários instrumentos com palavras e respiramos o ar puro do Eden. Sempre o infinito em nossos pensamentos, numa altitude onde conseguimos ver_nos as três, de mãos dadas por objectivos comuns. Hoje estou feliz, recebi email de Fernandinha, com o seu apoio aos meus sonhos e aos de tantos jovens. Uma não Amiga, vale mais do que um exército. Obrigada Fernandinha! Na Praça Grande faremos uma Festa da União. Abraço grande. Beije também as suas meninas, por mim. Até sempre, Margarida

    ResponderExcluir