segunda-feira, 9 de novembro de 2020




 CECÍLIA MEIRELES

FILÓSOFA POETA

Cecília Meireles é Filósofa-Poeta, com clarividência de ter sido a sua própria vida o exemplo real da solidão humana universal e compreensão e vivencia das verdades.

Cecília Meireles tem certeza que à criança só devemos entregar o ótimo. O ótimo é o Amor.

Serão indivíduos maravilhosos, os que tiverem recebido Amor em qualquer idade, mas na infância, principalmente. E se a Ternura é uma espécie de socorro, imagine o que é a Educação! Ela acredita inabalavelmente na Educação.

Faz parte de sua biografia que após perder toda a sua família, avô, pai, três irmãos e mãe, antes dos 3 anos de idade, ela foi educada pela única sobrevivente, sua avó materna, Jacinta e os livros de sua mãe Mathilde que fora professora.

“ E minha avó cantava e cosia. Cantava

canções de mar e de arvoredo, em língua antiga.

E eu sempre acreditei que havia música em seus dedos

e palavras de amor em minhas roupas escritas.”

 A excelência humana agrega seres humanos no Amor pelos simples motivos de serem humanos. Não é condição sine qua non participar de qualquer religião para exercer e praticar o Amor. E vice-versa.

O Amor está acima de todas as religiões.

Esse é o fio precioso de seu caráter de livre-pensadora.*

O mundo precisa contínuamente de pessoas boas e interessadas em excelência humana. Então virão desdobramentos multiplicados de autênticas excelências.

Ela propõe em sua consistente e coerente obra é que o ser humano seja ele mesmo o Amor: A distribuição e a prática em excelência do Amor.

Foi isso que eu vivi como neta, foi isso que suas filhas, e entre elas, minha mãe Maria Mathilde praticaram, foi isso que aprendi com meu pai, é isso que eu pratico e foi também o que dei e recebi  em vida: A excelência da vida: o Amor

 Fernanda Correia Dias

in Cinquenta e seis anos de saudades. 

Nove de novembro de dois mil e vinte ou 

Os livros pertencem ao reino do Amor! Trazem pessoas vivas.

 Leia. Leiam.

Para todos, Cecília Meireles.

*Cecília Meireles definiu-se livre-pensadora, publicamente, em 1919, aos 18 anos.

8 comentários:

  1. Amor e uma palavra que traduz Cecilia por isso vamos desejar que o mundo todo se impregne e distribua Amor!atraves da Educacao ,da Ternura e de tudo mais Viva Cecilia Meireles!

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Marta Peixoto, que bonito!



      Você é o que Cecília Meireles sugere em

      sua filosofia e prática: que cada um de

      nós sejamos o Amor. Essa consciência

      lúcida de sermos nós mesmos o Amor que

      está acima e é muito maior que qualquer

      religião e que não impede que cada um

      escolha a sua.

      Viva Cecília Meireles Viva, nos seus 119

      anos : "o Professor tem de ser um

      construtor de beleza, um criador de

      valores, um acordador de verdades.

      Cecília Meireles"

      Beijo, Marta, beijo Cecília!!!

      Excluir
  2. Que surpresa boa encontrar esse blog. Estou pesquisando sobre Cecília Meireles em meu doutorado e ao procurar referências sobre a querida poeta, cheguei aqui. Já estou seguindo!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá Wladimir Wagner! Li que o nome Wladimir

    significa Senhor da Paz.

    Gostei tanto!

    Sabia que Fernanda, significa "a que luta

    pela paz... a diplomata" ? E eu acho que me

    deram o nome certo e fui chamada para o

    serviço certo, porque é o que eu sei fazer.

    Bem-Vindo, bom trabalho.

    Cecília Meireles, apesar dos magníficos e

    gigantescos esforços de todos os estudiosos,

    pesquisadores, mestres, historiadores,

    filósofos, sociólogos, poetas, doutores, ainda

    nos surpreende muito!!!!

    Em 2021, ano das comemorações dos

    120 anos de nascimento de Cecília Meireles,

    estarão caminhando entre nós as

    magníficas vozes dos Cecilianos e Cecilianas

    que souberam localizar a excelência porque

    excelentes!

    Desejo encontrar a sua voz, Wladimir, ao lado

    deles.

    Abraço da Fernanda

    ResponderExcluir
  4. "Caminho do campo verde
    estrada depois de estrada
    cercas de flores, palmeiras,
    serra azul, água calada.

    Eu ando sozinha
    no meio do vale.
    Mas a tarde é minha."

    Beijos, Fernandinha <3

    ResponderExcluir
  5. Ah... Telma maravilhosa, claro que ainda nas

    17:57, hora mágica, no meio do vale, a tarde é

    sua!

    Oh... estrada depois de estrada!

    Esses versos do poema Canção da tarde no campo

    de Cecília Meireles é um mantra na minha vida,

    como foi na vida da minha mãe, Maria Mathilde,

    a filha dela!

    E quando eu olho o céu na noite, eu digo:

    Aquelas estrelas, são elas!! São elas!!!

    Beijo, Telma com poesia, da neta da poeta!!!


    ResponderExcluir
  6. Que 31 tenha sido um dia muito feliz!
    Que 2021 seja bem mais que fresta, neta da poeta!
    Que seja postigo, ventana, janela, lume, estrela!
    Um beijo, Fernandinha

    ResponderExcluir
  7. Ah... que bonito, Telma, esta oferta!

    Este ramo de postigo, ventana, janela, lume e

    estrela!

    Para o aniversário da neta da poeta!

    Que gentileza!

    São sucessivos pórticos em arcos, sinto os

    braços e abraços ao lê-la!

    As palavras quando apoiam, guardam e

    e transferem as emoções, belezas,

    Brilham em qualquer parte do Universo, para

    sempre e inteiras!

    (Bem sabeis, ao concebê-las!!!)

    Fernandinha, Fernanda Correia Dias, a neta da

    poeta!

    Beijo gigante que estou entregando à Galáxia mais próxima de você, para te fazer companhia por toda a vida!

    ResponderExcluir