quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Cecília Meireles . Poeta Brasileira . Desenho e Pintura Fernanda Correia Dias
Aniversário de Nascimento
117 anos
Cecília Meireles . Poeta Brasileira . Desenho e Pintura Fernanda Correia Dias
Aniversário de Nascimento
117 anos

É difícil ser universal?
Somos sempre muito menores do que gostaríamos e poderíamos ser?
Hoje é aniversário de nascimento dela! Ela é universal.
Que pena se você não leu o que ela escreveu. O que ela publicou. O que escreveram sobre ela. O que publicaram sobre ela. Que pena!
Você ganha muito quando lê o que ela escreveu. Ganha em capacidade de desenvolver-se humanamente.
Ela aciona a tua inteligencia interior com tremenda sensibilidade, elegância e delicadeza e estará ao seu lado ampliando tua percepção de mundo, através dos olhos dela. Como assim? Bom...você precisa saber que a mãe dela faleceu quando ela estava com três anos de idade...Que ela era a caçula de mais três irmãozinhos dela, que faleceram antes que ela nascesse... E que o pai dela também faleceu quando ainda faltavam seis meses para ela nascer. E que a Jacinta, avó materna dela, foi quem a educou e também às três netas.Uma delas minha mãe. E que não fossem todos estes falecimentos e essas orfandades, ela vai ficar sozinha, com três filhas órfãs de pai e avós maternos. 
Mas ela conservou seu sorriso, sua alegria interior. E ensina. Aprenda!
Essa percepção do efêmero da vida humana, permitiu que ela conversasse sinceramente e diretamente com as verdades humanas em poesia para afirmar a vida. A importância da vida sobre tudo e todos. O agora. O instante. A consciência do permanente e do transitório. A localização da Beleza e da Imortalidade. A decisão com reflexão. A escolha com a felicidade da liberdade e da responsabilidade por si e por todos.A importância de ser sincero consigo mesmo, com seu chamado interior e vocação, respondendo-se com inteligencia e ação, à inteligente pergunta que ela construiu e respondeu em sua Tese O Espírito Vitorioso.
"estudar para saber, saber para viver e viver para quê?"

Você não sabe?
Leia Cecília Meireles. Ótima companhia. Saiba tudo sobre a obra dela e divulgue. Estará fazendo bem a si e a todos. Universalmente.

Você não lê poemas? Não gosta? Leia crônicas! Leia a tese!
Leia essa verdade aqui:
"Minha infância de menina sozinha deu-me duas coisas que parecem negativas e foram sempre positivas para mim: silencio e solidão.- Cecília Meireles"

Queira ser melhor para si mesmo. Sendo para si, será para todos e por todos.
Dê a mão para Cecília Meireles, hoje. 
Só quem pensa é capaz de mudar de pensamento e cada pessoa é única. Amplie-se já!


Fernanda Correia Dias
in É difícil ser universal?
117 anos da universal poeta Cecília Meireles




8 comentários:

  1. "Tu és o de todos os caminhos". Cecília Meireles eterna <3

    ResponderExcluir
  2. Cecilia Meireles foi uma pessoa fantastica pq conseguiu transformar tudo o q sofreu e viveu pelas perdas que teve em uma atitude e pensamentos de vida admiraveis e altruistas !Viva a Cecilia Meireles!Vamos aprender com ela!

    ResponderExcluir
  3. Deixei aqui registrada minha admiracao pela tua avo,Fernandinha!Bjo Marta

    ResponderExcluir
  4. Amiga querida de terras distantes e tão próximas Hoje estive contigo no pensamento,no encontro de escritores, na Livraria Sol Mar, onde estava o Nuno Costa Santos, organizador deste evento, onde as Letras prevaleceram no coração de uma nova geração, sabedora e empenhada. Lá estava o Urbano Bettencourt, um sábio atento da Universidade dos Açores. Falei_lhe de ti e deste furor entusiasmado pelas Letras, pelas Artes e por Cecília. Pedi_lhe que te procurasse e que te falasse e que te escrevesse. É importante juntar o que hoje floresce, das semente do passado. Este Encontro foi o primeiro, deste género.Tenho a certeza que mais virão. Espero ver_te cá, no segundo. Abraços insulanos, Margarida

    ResponderExcluir
  5. Hummmm...!!!! Telma, Marta!!! E Margarida nos trazendo o Nuno Costa Santos, o Urbano Bettencourt e a Universidade dos Açores???/
    Que maravilha!
    Claro que sim!! Letras, Artes e Cecília, sempre!!! Ah...! Tomara tenham muitos encontros, Margarida, porque a vida é mesmo a arte do encontro, nós sabemos! Já imaginou se depois de tantos anos de amizade eu te encontro? Ou encontro a Telma? No Reino da Poesia?Açores???? Já imaginou? Oh Vulcânicas criaturas entre o Céu e a Terra, se não somos da mesma substancia dos sonhos, que somos então?
    Amo vocês, muito carinho sempre!!!Beijinhos imensos deixei hoje na lua, para receberem em ternura!Fernandinha

    ResponderExcluir
  6. Querida Amiga, É isso mesmo, vamos construir esta ponte, forte e segura, para que o encontro seja mais viável e possível. Peço permissão para dar o teu email ao sábio, de quem te falei. É importante reforçar estruturas, com as peças precisas para esta concretização.Criar laços de entendimento entre pessoas que não se conhecendo, sempre se conheceram. Abraços insulanos, Margarida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh... Margarida! Claro que sim, dê meu email ao sábio! Aquilo que fazes é sempre o perfeito, principalmente quando sublinhas as alturas em que não se conhecendo, sempre se conheceram. É isso mesmo a verdade. Beijinhos da Fernandinha!

      Excluir
  7. Muito bem! Vamos iniciar esta obra na próxima semana. Oxalá todos os astros estejam "de feição" como aqui se diz. Abraço grande, Margarida insulana.

    ResponderExcluir