É preciso salvar apenas o eterno das coisas .
Cecília Meireles .
Arte Fernanda Correia Dias
É preciso salvar apenas o eterno das coisas .
Cecília Meireles .
Arte Fernanda Correia Dias
Você sabe onde fica a Ilha do Faial? No arquipélago dos Açores.
Em frente ao O Reino da Poesia/ Ilha de São Miguel, fundado por Cecília Meireles!
Em frente ao O Reino da Poesia/ Ilha de São Miguel, fundado por Cecília Meireles!
Lá, da Ilha do Faial a professora de dança Beatriz de Oliveira, quer levar um grupo de crianças e jovens para participar do Concurso Internacional de Dança - Festival Norte Dança, no Porto para o qual foram selecionados.
É preciso salvar apenas o eterno das coisas, diria a minha avó materna, Cecília Meireles!
É para onde estes jovens dançarinos e professora apontaram suas sapatilhas, músicas, coreografias e estão indo e dispostos!
Escreva em seu buscador: Grupo de Dança de Beatriz de Oliveira - Festival Norte Dança ... e leia como você pode ajudá-los! Se concordar, ajude! Eles precisam mostrar quatro coreografias nos dias 13, 14 e 15 de Abril, na EXPONOR - Porto.
Por quê? _ Porque, como escreveu Cecília Meireles, É preciso salvar apenas o eterno das coisas.
Fernanda Correia Dias
in Não faça de ti /Um sonho a realizar. /Vai. - Cecília Meireles- Cânticos XXIII
Querida Amiga muito obrigada por divulgar este sonho de meninas. Elas têm trabalhado muito para chegar a este local das coisas eternas, como a Dança, a Música, a Amizade etc. etc. Foram selecionadas e vão com a ajuda de todos que estão a colaborar e dos Pais que guardam todas as migalhas para tornar este sonho possível. Falta pouco. Estarão na praia a dançar, quando esta Sereia as vier visitar. O Eterno sempre compensa. Até sempre Margarida insulana na Casa do vulcão
ResponderExcluirOlá, Fernandinha. Achei lindas as crianças e lindo o projeto de dança. Fui contribuir, mas por duas vezes minha contribuição foi recusada. Mas não é por isso que elas não vão conseguir realizar este sonho lindo. Vão conseguir! E eu também! "Tu és o de todos os caminhos" Tentarei amanhã de novo. =) Beijo grande <3
ResponderExcluirAh... Telma...!Você tão ocupada com a conclusão e entrega do seu trabalho final e sempre atenta!!!
ResponderExcluir"A ternura é uma espécie de socorro" me ensinou a minha aVó Cecília Meireles. E não é? Você reconheceu o Cântico, porque também "és de todos os caminhos".
"Vai. Não faça de ti um sonho a realizar", convide quantos puder, se eles quiserem...Tomara consigas, e ainda consigas outros mais, amanhã!
Só quem sonha é capaz de realizar, só quem pensa é capaz de mudar de pensamento e cada pessoa é única!Beijo, Telma e Margarida insulana da Casa do Vulcão!!! Exatas! Outro beijo!
Consegui hoje, querida! :) Minha própria operadora estava me bicotando, por acreditarem que alguém tinha clonado meu cartão. Mas um pouquinho do Brasil aportou na ilha para ajudar as crianças a sonhar, voar, realizar, voltar a sonhar... Hão de conseguir!
ResponderExcluirEste cântico é como um mantra para mim. Tenho o trecho todo escrito a mão num "post it" colado na prateleira de livros à minha frente. "Sem caminho marcado. Tu és o de todos os caminhos... Vai. <3 Beijo!
Eureka Fernandinha. Chegou mesmo um lindo contributo vindo desse anjo chamado Telma. Nem queríamos acreditar que desse País IRMÃO, tão longínquo, pudesse chegar tão generosa contribuição. Que maravilha estas tecnologias a funcionar em pleno e as almas criativas todas juntas para tornar este mundo mais feliz. Obrigada Telma, ficamos também a aguardar uma visita sua e cá estaremos para aplaudir e agradecer esta linda oferta.A Beatriz, coreógrafa e coordenadora deste grupo vai hoje falar na TV Açores, no programa Açores Hoje, e vai fazer referência a esta dádiva vinda do Brasil, através da alma da Cecília, da Fernandinha e da Telma. BEM HAJAM. Aqui hoje o Sol brilhou mais. Abraço Amigas.Muito obrigada. Até sempre Margarida insulana.
ResponderExcluirEu li e sorri profundamente de olhos fechados me alegrando com a altura das vozes de vocês, sempre únicas, inequívocas e originais! Sensacional!!!
ResponderExcluirBeijos em vocês, maravilhosas.
Telma traduziu sensivelmente poemas de Ou isto ou aquilo/Cecília Meireles para o inglês e Margarida e Antonio Oliveira Vulcânicos, inesquecíveis Conservadores do Museu Carlos Machado em São Miguel, Azores, que guarda no precioso acervo, Cartas de Cecília Meireles fundando em São Miguel, O Reino da Poesia.
No Centenário de nascimento de minha Avó materna Cecília Meireles criei a exposição O Reino da Poesia que instalei no Centro Cultural da PUC-Rio de Janeiro - Solar Grandjean de Montigny e na Bienal do Livro de Salvador- Bahia, com o mesmo nome: O REINO DA POESIA-CENTENÁRIO DE NASCIMENTO DE CECÍLIA MEIRELES.
Considerado naquele ano "O programa legal" das cidades e matéria de televisão e de capa das mídias impressas e eletrônicas mais importantes do país e do mundo.
Fruto de OS AMIGOS ANÔNIMOS DE CECÍLIA MEIRELES e a CONFRARIA DA EPISTEME.
"É preciso salvar apenas o eterno das coisas."Cecília Meireles
Beijos maravilhosas!!!
Querida Amiga, afinal estamos mesmo perto. Nós nestes lindos rochedos, vós nesse lindo País, fazemos uma dança de marear, que já chegou ao fim do mundo. Vamos continuar a divulgar tudo, de cá e de lá. Parabéns por todas as iniciativas,onde Cecília está presente. Abraços insulanos, Margarida
ResponderExcluirQueridas Margarida e Fernandinha, muito me alegro com seus sorrisos. Se me vissem aqui, sorrindo também, feliz da vida, agradecida de poder sorrir com vocês...!
ResponderExcluirQue as crianças possam dançar e se divertir, e que tudo corra bem e lindamente, e assim Cecília há de sorrir também. Beijo grande e abraço bem forte a todas <3
Obrigada Amigas. Por aqui as meninas estão radiantes. As dádiva s estão a levedar, como acontece aos bolos quando levam bom fermento. São Dádivas das Divas. Até o Tio Patinhas (FFS) e Família também entraram nesta corrente e fizeram subir a temperatura em 1500 graus. Um ovo de Páscoa gigante, do tamanho do céu. Bem haja a todos. Tudo isto dá para confirmar que o Mundo se vai reorganizar com gente como todos vós. Abraços insulanos a todos. Margarida
ResponderExcluirNós três nunca nos vimos pessoalmente.
ResponderExcluirJá nos falamos por telefone, já nos ouvimos, mas nunca nos vimos. E precisa? Já nos ajudamos muito e mutuamente. E mais, e sempre mais, faremos, porque assim somos: firmes e suculentas! Beijinhos em vocês,Margarida e Telma, desejo abundancia para todas vocês, para o projeto, dançarinos,coreógrafa, todos os que colaboram e colaboraram e para todos os que nos leem. Abundância. Abundancia para "salvar apenas o eterno das coisas." Sempre. Cecília, sempre! Fernandinha / Fernanda Correia Dias
Bem verdade,nossa Amizade é transparente e volátil, por isso não necessita de matéria,apenas espírito. Estamos em todo o lado e em lugar nenhum. Somos cidadãs do Mundo. Abraços. Até sempre Margarida
ResponderExcluirMargarida,nossa Amizade completará 18 anos em junho ou julho deste ano. Telma, a nossa Amizade de 10 anos, este ano?
ResponderExcluirE a nossa matéria não é a mesma que as dos sonhos? Beijos em vocês!
Boa, mesmo no Paraíso, nos vamos encontrar, num lindo jardim, cheio de mil flores.Era bom, não era? Abraços, até sempre Margarida
ResponderExcluirQueridas! Tão bom 'ouvir' a conversa de vocês...! Que amizade linda essa que dura já 18 anos, mesmo sem se conhecerem pessoalmente. O eterno que se deve salvar. <3 Fernandinha, ainda não tinha feito as contas de nossa amizade. Quase dez anos já! E também sem nos conhecermos. Sem nos conhecermos 'pessoalmente', digo. Porque na verdade sinto que te conheço há muito tempo... Beijo enorme! Abraços a todos os seus! Fiquem bem <3
ResponderExcluirFernandinha, preciso de sua ajuda para encontrar em que obra da Cecília ela fala essa verdade tão linda que você aqui repetiu "É preciso salvar apenas o eterno das coisas". Tenho toda a obra poética dela aqui, mas não consigo encontrar. E queria tanto! Help me, please <3 Beijo
ResponderExcluirEu lembro que eu tinha lido uma entrevista dela, quando ela está em Goa, na Índia, eu acho que foi ali. Eu anotei à lapiseira...no cançon das amostras de tons em pinceladas. Sorte nossa que fotografei... que postei...Mas eu estou muito longe. Atravessei o Deserto do Saara. Longe dos meus papéis e tintas. Eu anoto as palavras da minha avó Cecília Meireles porque uso na minha vida. Pratico. Vou localizar...mas... aguarde! Beijo! Já leu Brâmane em Espectros? Experimenta!...''Que contempla, extasiado, o firmamento.''Beijo, Telma!
ResponderExcluirMargarida, já desci e subi esse porto de sobe e desce, caminhei na ribeira com as gaivotas, sentei na cadeira da brasileira e no magestic e ando comendo as amêndoas em tons pastéis...no lello. Aqui todos conhecem Cecília Meireles e sabem dizer seus poemas como mantras!Beijo Margarida, Telma, Beatriz, bailarinos e bailarinas!
ResponderExcluirAinda não tinha lido o "Brâmane" de Espectros. Lindo, lindo. Obrigada pela indicação, querida. Tenho toda a obra poética da nossa amada autora, mas ainda não li tudo. Falta-me conhecer seus primeiros livros. Da obra em prosa li e tenho quase tudo que se pode encontrar em sebos e livrarias. Falta muito ainda, bem sei. Cada vez que leio um desses versos lindos, como o que você anotou e fotografou (sim, que sorte a nossa!), me pergunto "onde? onde?" Um beijo, Fernandinha querida! Beijos também, Margarida! E bons ventos a quem viaja e a quem promove deslumbramentos <3
ResponderExcluirAmigas as meninas já dançam, hoje, entre nuvens, ondas, luzes e muita atitude. Estão noutra galáxia levadas pelas mãos de todos que colaboraram, de uma maneira ou outra. Naquele Porto seguro já percorreram também todos os caminhos e vão voltar confiantes de que o mundo tem mais mundos para além dos seus mundos. Abraço Fernandinha e Telma. Não precisam procurar mais esse eterno. Vocês já o têm nas suas mãos. Abraços.
ResponderExcluirMamma mia Margarida vulcânica e Telma! Eu amei essa expressão "confiantes de que o mundo tem mais mundos para além dos seus mundos" e essa: "a quem promove deslumbramentos".
ResponderExcluirLembrei da Cecília Meireles no livro Olhinhos de Gato:
"O essencial é o amor."
É o que todos nós praticamos, não é?
Muito beijinhos da Fernandinha
Querida Amiga É mesmo isso,só com uma grande entrega se cumpre a vida. Nem sempre é fácil. Sorte a nossa termos tido a oportunidade de sentirmos e vivermos o lado melhor ou seja a criação, a Arte, e conhecermos o simples e o belo que é viver com essa companhia. Essa é a nossa veneração e é por aí que nos encontramos, nesta e noutras vidas. Amo tanto os poetas, todos os artistas, vivos ou mortos. São eles o nosso conforto e onde sempre nos queremos aconchegar. Aqui, no Reino da Poesia,guardamos alguns tesouros que nos são comuns. Foi esta a nossa convergência.Abraço as ondas do mar para que cheguem aí mais rápido. Até sempre. Margarida
ResponderExcluir