quarta-feira, 16 de julho de 2014

Anchova . Desenho e foto Fernanda Correia Dias

Selecionar o alimento:  fresco e íntegro. Não guardar comida na geladeira para o dia seguinte. Comer comida fresca. Cozinhar com alho, sal, cebola, azeite, salsa, coentro, hortelã, gengibre e dar preferencia aos legumes,  frutas, todas as folhas, grãos, peixes, aves e carnes. Deixar cada qual com o seu sabor característico e não repetir o cardápio até o próximo mês. Os cardápios de Maria Mathilde são as melhores lições de gastronomia que eu já li na minha vida. Espantoso! A lista para as compras obedecia ao cardápio daquela semana. O modo de fazer era depois de muito bem  lavados, mergulhar na água filtrada, aquecer, ferver, servir! A cozinha diariamente perfumada: O aroma da abóbora, da berinjela, do pimentão, do espinafre...
As frutas estavam sobre as diversas fruteiras da casa e comíamos as frutas à temperatura ambiente. Assim também com as saladas de frutas. Na temperatura do ambiente, fresquinhas.
Tomávamos águas à temperatura ambiente! Filtradas em filtros. Não tomávamos águas geladas... Não perdi o hábito. Me espantei quando cheguei em Lisboa e me ofereceram escolher a temperatura da água...Esta escolha só existia na casa da minha avó, da minha mãe e na minha casa...Todos os dias tínhamos sucos  de futas . Nunca o refrigerante. Ela recomendava as pedrinhas de gelo de água filtradas ou as pedrinhas feitas com o suco congelado...para o suco...
Estudiosa e auto-didata em nutrição. As saladas eram lindas, saborosas, crocantes...coloridas. Todos os dias comíamos verdes. Nossa saúde era decorrência daquele empenho em manter a nutrição com qualidade.Alimento saudável é saúde. Todos os dias. Com disciplina porque a vida tem que ter ritmo e disciplina. A saúde é o bem mais precioso que temos. Cuide da sua saúde se alimentando muito bem, filhinha.

Fernanda Correia Dias
As lições práticas de gastronomia da minha mãe
Maria Mathilde, a melhor nutricionista do mundo!






Nenhum comentário:

Postar um comentário