segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

CECÍLIA MEIRELES
ÍCONE BRASILEIRO E UNIVERSAL DA INTELIGENCIA
Para a galeria de Andy Warhol I
Fernanda Correia Dias criação, arte e design .
Verso de Cecília Meireles Cânticos XIII

Cecília Meireles sempre up to date! 

"MULTIPLICA OS TEUS OLHOS PARA VEREM MAIS."

É o que ela, Cecília Meireles, nos ensina e nos orienta hoje e sempre. É isso. Essa modernidade contínua. Nunca foi tão importante multiplicar os nossos olhos para vermos mais. O mundo está e estará sempre sofrendo grandes revoluções nos meios e comunicações e  novas ordens se instalam com velocidades de vertigens! Aproveita! Multiplica teus olhos! E verás melhor! No Cântico XIII de onde retirei o verso ela te sugere renovar-te e renascer em ti mesmo, multiplicando os teus olhos para veres mais.
Se você ampliar o desenho acima  que fiz, vai observar que Cecília Meireles aparece com olhos de diversas cores. Roxos, lilases, amarelos, vermelhos, turquesas, azeitonas, cahkis...
Os olhos de Cecília eram biologicamente verdes, mas eram também espelho. Segundo ela mesma, a cor dependia de como ela estava se sentindo, quem estava na frente dela, que roupa estava usando e o que ela estava pensando.

Fernanda Correia Dias
in Para a Galeria de Andy Warhol I



20 comentários:

  1. Amiga querida, Cá estou eu, encontrando você, desta vez cheia de olhos reluzentes, à maneira de Warhol, neste novo ano de 2018, desta Era em que nos encontramos, de olhos bem abertos. Vemos por dentro e por fora, séculos atrás e séculos à frente, com luz ou na escuridão. Afinal os nossos olhos são invisíveis e estão guardados no nosso coração. Abraço em quinta feira de Amigas, nos Açores. Margarida (casa do vulcão)

    ResponderExcluir
  2. Ah... Rá!
    Que maravilha a Margarida da Casa do Vulcão!Adorei essa linda surpresa de em quinta feira de Amigas, nos encontrarmos nesta esquina de olhos multiplicados! Dizer isso para você, é chuva no molhado, porque você pratica navegando nos ventos! Esteja sempre aqui e nos leve sempre para onde fores como faço contigo! Desde aquele dia passando por hoje e para sempre, Fernandinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hoje estou em Lisboa, querida amiga, num hotel chamado Mundial,uma ilha no continente. Hoje vi coisas belas no Museu de arte antiga, nos Jerónimos, no novo museu de arquitectura, à beira rio plantado. Venho aqui lavar os olhos, para ver melhor por dentro. Abraços e até sempre. Margarida, na baía das naus de Vasco da Gama e de Pedro Álvares Cabral, ao lado do café de Fernando Pessoa, chamado a brasileira do Chiado... Será você?

      Excluir
    2. Hoje estou em Lisboa, querida amiga, num hotel chamado Mundial,uma ilha no continente. Hoje vi coisas belas no Museu de arte antiga, nos Jerónimos, no novo museu de arquitectura, à beira rio plantado. Venho aqui lavar os olhos, para ver melhor por dentro. Abraços e até sempre. Margarida, na baía das naus de Vasco da Gama e de Pedro Álvares Cabral, ao lado do café de Fernando Pessoa, chamado a brasileira do Chiado... Será você?

      Excluir
    3. Hoje estou em Lisboa, querida amiga, num hotel chamado Mundial,uma ilha no continente. Hoje vi coisas belas no Museu de arte antiga, nos Jerónimos, no novo museu de arquitectura, à beira rio plantado. Venho aqui lavar os olhos, para ver melhor por dentro. Abraços e até sempre. Margarida, na baía das naus de Vasco da Gama e de Pedro Álvares Cabral, ao lado do café de Fernando Pessoa, chamado a brasileira do Chiado... Será você?

      Excluir
    4. Hoje estou em Lisboa, querida yamiga, num hotel chamado Mundial,uma ilha no continente. Hoje vi coisas belas no Museu de Arte Antiga, nos Jerónimos, no novo Museu de Arquitectura, à beira rio plantado. Venho aqui lavar os olhos, para ver melhor por dentro. Abraços e até sempre. Margarida, na baía das naus de Vasco da Gama e de Pedro Álvares Cabral, ao lado do café de Fernando Pessoa, chamado a brasileira do Chiado... Será você?

      Excluir
    5. Hoje estou em Lisboa, querida yamiga, num hotel chamado Mundial,uma ilha no continente. Hoje vi coisas belas no Museu de Arte Antiga, nos Jerónimos, no novo Museu de Arquitectura, à beira rio plantado. Venho aqui lavar os olhos, para ver melhor por dentro. Abraços e até sempre. Margarida, na baía das naus de Vasco da Gama e de Pedro Álvares Cabral, ao lado do café de Fernando Pessoa, chamado a brasileira do Chiado... Será você?

      Excluir
  3. Amiga, minha mensagem quadruplicou. Fez eco de Lisboa para o Rio. É bem verdade que 2018 é o ano da multiplicação. Inacreditável! Abraço Margarida insulana.

    ResponderExcluir
  4. Oh maravilha! Margarida insulana em Lisboa! Bons ventos te reúnam em eco, porque o que vem de você é sempre amor!
    Beijinho da Fernandinha

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Fernandinha, acabo de escrever para você e Sarah, sobre a tradução do livro bilíngue. Escrevi para aquele seu email que a gente usava, lembra? Depois dê uma olhada na sua caixa postal, sim? Se você tiver mudado de email, me escreva, para eu te reenviar o que escrevi agora. O meu email continua sendo francotelma@yahoo.com.br Beijo enorme! <3

      Excluir
  6. Margarida da Casa do Vulcão, os estudiosos da literatura universal sempre me dizem e me escrevem que Fernando Pessoa está esperando sentado até hoje para conhecer pessoalmente a grande, "libérrima e exata" poeta Cecília Meireles na Brasileira do Chiado, porque a obra dela ele já conhecia desde sempre! De modo que quando alguém me diz que esteve por ali,em Lisboa, sinto imensa solidariedade em acenar para o esperançoso poeta de quem tanto gosto!
    Amiga, poeta, que andas por essas ilhas continentais mundiais e por esses museus plantados à beira rio, poderias plantar muitos museus por aqui neste Rio de fevereiro. Também andei por uns museus à beira mar e do amanhã... Mas onde será que andam os curadores e as curadorias? Assuntos importantes como os índios do Brasil ficam espremidos e mal apresentados, quando deveriam ocupar vários museus antigos, atuais e futuros de arte, cultura, ciência, sensibilidade e inteligência.
    Venha logo nesta nau de Vasco da Gama e traga Pedro na sua velocidade de ventania! Pedro que é pedra, para fundarmos sempre, inteligência, sensibilidade e sabedoria! Beijô

    ResponderExcluir
  7. Você também, Telma!
    Beijo vocês,
    Fernandinha

    ResponderExcluir
  8. Amiga querida sei que hoje você vai sambar, até terça feira, num pé só ou nos dois, em rodopio esvoaçante por entre praias e montes, do Corcovado à Baía. Meu espírito também lá está e se não houver curadores vamos encontrar uma curandeira, que fará a magia de um grande museu, dedicado a essa cultura ancestral, que invade o mundo em Fevereiro de cada ano. Ah Brasil de brasa, de fogo interior, de vida e alegria.Esquecer tudo o que deprime e dar largas a essa exuberância contagiante que faz mexer o pé. Se o tal Fernando ouvisse essa música, de certo, levantava _se, tirava o chapéu e vinha dançar conosco. Abraços, divirta_se. Margarida (já no vulcão).

    ResponderExcluir
  9. Margarida já no vulcão(!), soube por aqui que andaram te procurando para te instalarem na comissão de frente do Abre Alas, portando nossa bandeira de arcanjo, mas que devido a beleza imagética da Margarida-já-no-vulcão,te pouparam na Ilha do Nan já... Nanja... preferiram outro dia, hoje não, não já...Porque uma Margarida-já-no-vulcão é assunto precioso!Um estrondo! Uma autêntica e eterna amiga em contínuo estado de estudo e sabedoria! Beijo você, beije todos por mim!! Fernandinha

    ResponderExcluir
  10. Querida Amiga, realnente já não posso erguer essa bandeira até aos píncaros da fama e do sucesso. No entanto, ergo sim a minha voz Micaelense, de espada em riste tal patrono angélico, para gritar por uma liberdade verdadeira, de paz e harmonia, nesse país de verde e anarelo, que fez crescer Cecilia, que amou um Amado de todos nós, que abraçou um Paulo, sem fim, príncipe sem rei. Minha amiga assim se divaga nestas terras de ondas mansas, onde a terra treme na expectativa de encontrar um vulcão que a abrace... Enfim... tudo serve para comunicarmos através desta caixinha milagrosa. Abraços insulanos desta Margarida ilhôa.

    ResponderExcluir
  11. Hoje é Dia Internacional da Mulher e ao contrário de muitos, eu sempre vejo com bons olhos, os dias das comemorações, o que não é o mesmo que dizer que precisamos parar o mundo, mas abraçar o mundo melhor. Ajeitar no peito nossas humanas responsabilidades, examinar a consciência e nos lançar à excelência em ação!
    Margarida, você ao lado do vulcão com voz de espada angélica; Cecília Meireles ao lado do Cristo Redentor e ambos de braços abertos; a Telma e a Sahra, seres que são! Muito carinho em todas tão incríveis e maravilhosas, do fundo do meu coração! Beijinhos das Fernandinha

    ResponderExcluir