segunda-feira, 22 de julho de 2013

Fernanda Correia Dias . Fotógrafa . Frutinhas para as araras azuis e vermelhas

Diziam que as araras amavam o Rio de Janeiro porque tínhamos as frutinhas.Onde estão as frutinhas??? Temos que plantar as árvores das frutinhas das araras em nossas praças...

Você tem dúvidas? Vá buscar a verdade.Vá você, pessoalmente, como eu fui pessoalmente às bibliotecas do Rio de Janeiro buscar os maravilhosos livros da poeta e pedagoga Cecília Meireles.
Os volumes maravilhosos, lidos hoje, ontem e ante-ontem pelos frequentadores das bibliotecas (as fichas de leitura não mentem) estão merecendo novas compras porque estes volumes estão  rotos, gastos de manuseio e delicadamente colados e costurados por bibliotecárias e leitores zelosos e apaixonados que cuidam da "fantástica e preciosa obra de Cecília Meireles que não pode faltar nas bibliotecas do Brasil e principalmente do Rio de Janeiro, onde ela nasceu"....

Uns dizem:"Uma autêntica rainha mundial da poesia." "Um poeta insubstituível.""Poucos sabem: Cecília é mundial, brasileira e carioca." " Cecília Meireles é sempre melhor que ela mesma, cada livro é sempre mais Cecília. É genial."

Cecília me olha entre as frutinhas, seus olhos verdes levantam coroados de vida e andam por todas aquelas bibliotecas aguardando seus próprios livros enquanto os leitores dizem aos bibliotecários em voz baixa para não perturbar o silencio: Cecília Meireles? Cecília Meireles! Eu-quero-Cecília-Meireles! Qualquer-livro-de-Cecília Meireles-é-ótimo!"

"As bibliotecas precisam cultuar os autores nacionais com as palestras dos professores e doutores em literatura continuamente", diz a menina que conhece o livro Ou isto ou aquilo de Cecília Meireles  e para quem a mãe falou para ler de Cecília Meireles outro livro, o Romanceiro da Inconfidência". "Ainda não encontrei estas palestras em bibliotecas, tem?"
me perguntou a menina.


Fernanda Correia Dias
in Conferindo: Você foi? Eu fui. Você ouviu? Eu ouvi.






Nenhum comentário:

Postar um comentário