A Ilha do Nanja à vista!
Fotografa Fernanda Correia Dias . 2000
Maria Orísia Melo e Conceição Melo Cabral escreveram AÇORES QUEM SOMOS PORQUE SOMOS, editado por PUBLIÇOR, com projeto gráfico de Miguel Melo.
Recebi ontem, um exemplar, enviado por Orísia, diretamente da Ilha de São Miguel para as minhas mãos no Rio de Janeiro!
Amigas! Que lindo!
Com tiragem de 500 exemplares o livro será lançado também no Rio de Janeiro e em Santa Catarina onde há muitos descendentes açorianos.
Minha Avó Cecília Meireles, filha de Mathilde e neta de Jacinta, ambas açorianas de Ponta Delgada, São Miguel, teria a mesma alegria que tenho de ver esta edição caprichada, trazendo fotos e histórias de cada uma das sete ilhas que formam o Arquipélago dos Açores.
É em São Miguel que está erguida uma linda escola com o nome de Cecília Meireles, uma rua e uma avenida!
Uma casinha ainda traz a sinalização de onde morou Jacinta, ao lado da igreja Nossa Senhora das Oliveiras...Tudo é paradisíaco e ali também, minha avó fundaria com o poeta amigo Armando Côrtes Rodrigues e outros fantásticos e renomados amigos poetas, o Reino da Poesia, que ela visitou nos anos cinquenta e que eu visitei cinquenta anos depois, em 2000!
Em 2001, quando Cecília completaria 100 anos e para comemorar, montei com Piedade Grinberg, os Amigos Anônimos de Cecília Meireles e a Confraria da Episteme, O Reino da Poesia - Homenagem de Centenário de Nascimento de Cecília Meireles - no Solar Grandjean de Montigny, Centro Cultural da PUC-RIO e este feito, foi noticiado também nos Açores onde estão muitos dos meus amigos portugueses e inesquecíveis...Margarida, Victor, João, outra Margarida, Antonio, Miguel, Lara, Pedro, Joãozinho, Humberta, Conceição, Inês, Tomás, Sidônio, outro Victor, Alcides, Adelaide...Ah... falta ainda o nome de muitos... mas chegarão...chegarão...
Beijos e sucesso para as historiadoras e também as minhas saudades para todos!
Fernandinha,
Beijo vocês, beijem todos por mim!
Desde aquele dia, passando por hoje e para sempre,
Fernanda Correia Dias
Querida Amiga
ResponderExcluirDesta Ilha de encantos e maresias, cá estou para apertar este laço que consegues manter com as origens mais profundas desta tua humanidade. Cecília iria adorar esta tua insistência tão própria de estar próximo, estando tão longe, de todas as marés, praias e rochas de basalto, duro e vulcânico. As tuas estrelas foram captadas dos nossos céus, límpidos e lunares, para anunciar felizes natais e novos anos de esperanças e ilusões. Daqui vão abraços soprados por ventos fortes do nordeste, em direcção a um Rio, que sendo de Janeiro, deixa todos os outros meses ansiosos pelo desejo de serem dele também.
Abraços e até sempre
Margarida T.O.
Querida, Que-ri-da!
ResponderExcluirQuanta saudade!
Como está você?
Como está o nosso-para-sempre-Director?
E as nossas meninas?
Eu tenho aqui uma tesoura imensa e uma chaleira que eu nunca poderia imaginar que teriam vindo de São Miguel... e são idênticas às da foto do livro...Vou fotografá-las e postar!
Conte-me tudo, não esqueça nada, porque eu sou pequena e gosto muito de vocês e tenho saudades imensas, desde aquele dia, passando por hoje e para sempre da Fernandinha
PS:Beijo você, beije todos por mim e não me esqueça aqui!
Querida Fernandinha,
ResponderExcluirÉ com muita satisfação que te encontro. Obrigada pelo elogia feito ao livro da minha mãe.
Espero que em breve nos voltaremos a encontrar.
Vai dando noticias.
Beijos
Lara Melo
La-ra!Querida!
ResponderExcluirOh...saudades!Tenho lindas fotos suas com a família, onde te vejo sempre sorrindo!
Beije Orísia, Miguel, Antonio e Conceição por mim!E a adorável pequena, também!
Quando chegarão as maravilhosas autoras e os livros ao Brasil?
Onde anda a minha amiga do coração de ouro?
E como estão todos? Margarida T.O? Margaridinha M.?Antonio O.? Tomás? Victor? Humberta? Adelaide? Constancia? Pedro? Armando? Joãzinho? Como estão todos? Pergunte à Orísia! Vai dando notícias! Peça que ela também escreva por aqui, mas que não deixe de escrever as lindas cartas com linda caligrafia e mimos! Beijo você!
Peço para que ela, beije todos os meus amigos por mim, saudades de todos da
Fernandinha
ESTAVA EU A PASSAR POR AQUI, QUANDO DE SÚBITO ERGUI OS OLHOS E VI...
ResponderExcluirVI ALGO QUE ME DEIXOU CHEIO DE ALEGRIA...
O MEU PRIMEIRO TRABALHO NO MUNDO, GERADO COM MUITO AMOR...NUMA ILHA PARADISÍACA, LÁ NO FUNDO DA BAÍA,PAQUETÁ,HÁ CINQUENTA ANOS ATRÁS, MOSTRAVA-SE EM PLENO ESPLENDOR,ENVOLTA EM MUITA PAZ, FALANDO COM OUTRA ILHA ONDE ESTÃO SUAS RAÍZES, DE ALGO QUE NÃO VOLTA MAIS...
PAPPY
EM 29/01/2011
Pappy,
ResponderExcluirPai-que-tá!
Pai-que-tá, pai-que-não-tá?
Lembra a gente rindo disso?
Agora está!
Pai-que-tal?
Eu adorei a revelação!!!
Pé-de-quê?
De esplendor, de paraíso, de-para-sempre!
Beijos!
Fernandinha