terça-feira, 28 de setembro de 2010


Gaya . Fernanda Correia Dias .
Óleo sobre canvas.
"Esta pintura tem uma história... O caminhão que recolhia trastes das portarias dos prédios, estava com um retrato no meio da rua, onde eu lia Retrato de Heloísa.
Tive muita pena de ver "Heloísa" abandonada no meio da rua, sendo recolhida para o lixo e perguntei ao motorista quanto custava...O motorista disse que não custava nada e me entregou Heloísa...Levei Heloísa para casa e pendurei no meio da sala.
Os amigos das meninas chegavam para estudar na sala e olhavam para mim e para o retrato de Heloísa...Diziam: Como você está diferente do retrato... é você mesma? Sempre expliquei a história de Heloísa e eles morriam de ternura por mim, por ter salvo Heloísa do caminhão do lixo... Então um deles me perguntou por que eu não me pintava? Resolvi me pintar para me colocar no lugar de Heloisa...no meio da sala. E me diverti. Ficou tão bom , que fiz o retrato das meninas minhas filhas...Mas fiz as meninas numa projeção de "anos mais tarde"...Pura imaginação minha. Olhando para elas, imaginei as meninas mais crescidas e com mais idade...
Então os três retratos ficaram ótimos. As meninas cresceram e ao meu ver estão muito semelhantes ao desenho, ou melhor, ao que eu imaginei...Mas o tempo vai passar... Vamos todas envelhecer...e um dia talvez, nos levem para o caminhão de onde eu tirei Heloísa...Aliás, falando em Heloísa, nunca me afastei dela. Guardo como se fosse uma "parente"...
Alguém que me ajudava a pensar que ao menos na arte, a vida em beleza e ternura, continua!"
Fernanda Correia Dias
Para as minhas filhas

Nenhum comentário:

Postar um comentário