sábado, 28 de junho de 2014

Bigodes
James em close de bigodes . Foto Fernanda Correia Dias

Olhando para este gatinho siamês, as vezes penso que parece uma modificação de um macaquinho-prego, mas não é. As vezes penso que poderia ser uma derivação de um bagre-africano em mamífero, com este bigodes tão longos, mas não é.
Esticadinho parece um lagartinho peludo...Não... não... É um gatinho. Pequeno. Carinhoso.
E este pelo parece até porcelana pintada dependendo da luz...Mas não é de porcelana... É um pelo tão certinho, arrumadinho..macio. O que é notável é que ele pisca quando eu pisco para ele e com o olho-espelho. Me acompanha onde estou. Me procura. Gosta de dormir no meu colo feito uma rosquinha. Ele tem uma capacidade espantosa: capta meu pensamento. É. Ele capta. Como eu sei? Ele antecipa a reação que ele teria, antes que eu verbalize...Gosta muito de me hipnotizar e eu gostaria muito de entender o que ele acha que eu estou entendendo quando ele está me hipnotizando.
É um privilégio a amizade dele e ele querer a minha companhia é encantador. Ele está vivo deitadinho no meu colo, dormindo, enquanto eu escrevo estas linhas. Respira profundamente e confia em mim. Vez ou outra encontra nova posição. Atende por James, mas se eu disser tuko ele sabe que estou falando com ele e pedindo para ele voltar...Ele tem certeza que conversa comigo e que me explica o que não compreendo. É eloquente. Eu tenho certeza que me esforço muito para compreender. Ele imita no mesmo tom uns gemidos que eu dou com interrogação, ponto, exclamação e a minha última percepção foi que quando eu choro, ele tem um respeito absoluto por meu sentimento e demonstra claramente que compreende abaixando o olhos e a cabeça, sem me deixar. Se demoro muito em algum lugar, vai me procurar, me encontra, mia com reclamação e senta até que eu resolva acompanha-lo. Muitas vezes tem postura de ser meu dono e outras quer que eu saiba que ele é meu.Tão bonita a construção da nossa amizade desde que ele me adotou, que eu só sei pensar nele com carinho.

Fernanda Correia Dias
in James o gatinho da Mamãe, Mathilde.




Nenhum comentário:

Postar um comentário