terça-feira, 1 de abril de 2014

Caiu, Primeiro de Abril!
Foto Fernanda Correia Dias

De manhã bem cedo, chegava a mentira. 
Uma mentira crível mas enviesada. Daquelas que certamente eu aprenderia mais alguma coisa sobre você e sobre a vida. Alguma coisa que eu ainda não sabia. Por exemplo, você vinha até a minha cama, me acordava e me dizia: Comprei um livro que eu deixei na escada e não acho. Você encontraria para mim? Eu fazia algumas perguntas: Na escada? Qual escada? Aqui dentro de casa ou a escada do jardim? Será que a pastora-alemã, pegou para brincar e está lendo? Será que você guardou no armário e se esqueceu? Trouxe mesmo para casa o livro?  etc...E você tentava responder me convencendo. Acontece que a sua voz descia ou subia uma oitava acima ou abaixo... sua boca firmava uma virgula levantada no vértice, demonstrando que aquilo seria seguido de uma risada,
seus olhos não me olhavam naturalmente e suas sobrancelhas ficavam arqueadas. Seus lábios fechavam de modo leve sem nenhuma naturalidade e então eu descobria A Mentira!
Mas antes que eu dissesse que você estava mentindo, abrindo ainda gavetas empenhada em encontrar o livro, você me vendo tão aflita me dizia: Caiu, Primeiro de abril!
Abria uma gargalhada e ria até chorar de tanto rir, relembrando que eu peguei e subi numa escada para ver se o livro estava no vizinho, que fui até a garagem verificar se tinha ficado no seu carro... Que levantei todas as almofadas do sofá e nada de livro...
Pelo menos você fez isso comigo umas 45 vezes...nos 51 anos que vivemos juntas!
É mãe, você me ensinou tudo o que você sabia. Ler a face de uma pessoa que mente. Ler a situação. Perceber o absurdo, o factível, treinar as minhas perguntas, buscar a lógica, ponderar os fundamentos de uma resposta, etc... E o mais sensacional é que era um dia inteiro de brincadeiras, aprendendo a conhecer o outro, o rosto do outro e A Mentira.
Assim, aprendi todos os seus sinais. Criei até uma expressão: "Está de boca"... eu sei ler seu pensamento por combinações de micro músculos da sua boca, as virgulas do seu olhar, o stacato do ar das suas narinas, as sedas das suas pálpebras e os arcos das sobrancelhas,  que você está mentindo...Eu sei você não me engana e a gente caía na risada!
Então... Hoje você está aqui no meu peito, brincando comigo de lembrar de Caiu Primeiro de Abril!
Em você o mais belo é viver em absoluta verdade, porque toda verdade é forte e bela.
Fernanda Correia Dias
Lições de ser humana
Para a minha Mãe Maria Mathilde



Um comentário: