quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Fernanda Correia Dias. II - O gatinho da Mamãe. Fotógrafa

No dia seguinte o professor de matemática pediu que a classe ouvisse outra história e deixou seis alunos fora de classe esperando ordem para entrar, enquanto lia a história para a classe.

"Uma mulher muito bonita saiu com as amigas para pintar as unhas de vermelho.
No meio do caminho encontrou um amigo da infância e parou para conversar com ele.
Mais adiante, encontrou o tio e este lhe entregou um bilhete e mais oito cartões que a mulher guardou na bolsa. Mais adiante ela quebrou o salto da sandália e as amigas compraram uma sandália para ela... Irene a mais nervosa de todas, deixou o grupo e partiu solitáriamente para a manicure.Todas ficaram decepcionadas e resolveram entrar no cinema e assistir ao filme que estava começando e que tinha o título de A Nona e a Itália. "

O professor pediu para alguém contar esta história na frente da turma e por uma fração de minutos vimos este alguém contar outra história...
Então o professor pediu que outro voluntário levantasse e contasse o que tinha ouvido para um aluno que ele trazia de fora para dentro da sala.
O aluno que levantava nunca contava a história inteira.
O segundo que entrava na sala, tinha que ouvir do último e transmitir para o terceiro, e o terceiro contava para o quarto , o quarto para o quinto e o quinto para o sexto.
A versão final era mais ou menos esta:

Uma mulher que saiu encontrando um monte de gente decidiu ir para casa sozinha com a avó dela que era italiana.

Eu lembro que esta segunda aula de matemática serviu para que eu percebesse a dificuldade que o ser humano tem para compreender e assimilar o que ouviu para si mesmo... Que direi sobre transmitir aos demais?

Fernanda Correia Dias
In Eloy Machado Lição de matemática.
Quem pode resolver um problema?.





Nenhum comentário:

Postar um comentário