quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Fernanda Correia Dias . O gatinho da Mamãe . Fotógrafa

Ele era o professor de matemática e logo que chegou em classe, colocou cinco colegas nossos para fora de classe, explicando que aguardassem ali fora, que ele voltaria a chamá-los.
Fechou a porta.Pegou um papel impresso dentro da pasta dele. Neste papel estava uma história que ele leu para a classe inteira ouvir com muita atenção.

"Uma mulher pediu ao marido para trazer uma dúzia de ovos para casa.
Quando o marido chegou ela já estava dormindo e o marido deixou os ovos na cama.
Quando a mulher acordou viu que o marido estava dormindo ao lado de uma duzia de ovos.
A mulher abriu a janela e gritou para a vizinha: Amélia, meu marido não colocou a dúzia de ovos na cesta, botou a dúzia de ovos na cama!"

Perguntou se nós sabíamos contar aquela história para um colega e todos dissemos que sim...Então ele pediu um voluntário e logo que o primeiro levantou o braço ele colocou o menino para fora de classe pedindo para ele contar a história para os cinco colegas que estavam fora da sala.
O colega saiu e contou a história que ele ouviu para os cinco.
O professor abriu a porta e pediu para um dos cinco que ouviram a história fora de classe, entrar e contar. Em seguida, fechou a porta.
Este que entrou, contou que a história que o colega contou era que uma mulher tinha descoberto que o marido colocava uma dúzia de ovos durante a noite.

A turma ouviu, riu, ninguém podia falar nada e o colega sentou.
Então o professor chamou o segundo que estava fora.
O segundo contou que um homem colocou uma duzia de ovos e que a mulher de nome Amélia abriu a janela e gritou que o marido dela botava ovos durante a noite.

A turma riu muito e entrou o terceiro colega... que contou que ...o marido de uma mulher todas as noites colocava muitos ovos, centenas de ovos para a sua mulher Amélia vender pela janela gritando de manhã e acrescentou que ele não tinha entendido muito bem mas achava que era essa a história dos ovos azuis...(?)

E sucessivamente fomos ouvindo o quarto e o quinto...e rindo muito...
E quando entrou o sexto, aquele que tinha saído para contar a história para os amigos que estavam do lado de fora da sala, ele contou a seguinte história dizendo que era exatamente a que ele tinha ouvido do professor:

Um homem recebeu um telefonema da mulher quando ele estava trabalhando pedindo para ele trazer ovos, quando voltasse do trabalho. A mulher ia fazer um bolo ou uma comida, para ele, quando chegasse...mas a mulher esperou...esperou e o marido só chegou muito tarde, quando ela já estava dormindo...então o homem deitou em cima dos ovos, mas a mulher acordou antes dele e pensando que o marido botava ovos, abriu a janela da Amélia e contou para a vizinha.

_Contou o que? Perguntou o professor...

_Ah! Que o marido, à noite, chocava ovos...sei lá...

Fernanda Correia Dias
Lição de Eloy Machado sobre a matemática e o cérebro de cada um



Nenhum comentário:

Postar um comentário