quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Fernanda Correia Dias . Fotógrafa . 
Caquis no caquizeiro

Hoje ele estava com esta cor. Um caqui, gostoso! Sorrindo, assoprando 88!
Lúcido, brincalhão, divertido ganhou um peixe de seda e sorriu alegre como um perspicaz pescador surpreso: Qual o nome deste peixe? Um cherne! Um cherne!
Vai passear na Lagoa de Marapendi, namorar as garças, os saguis, a vegetação, a água e a lonjura da lagoa...Lá do outro lado, o mar!
 Fernanda Correia Dias
28 de setembro, o dia dele! O sol!

Fernanda Correia Dias . Fotógrafa . Reflexão

Anota aí: Mais dia, menos dia aquilo que não é, não é.Não importa quanto tempo está por ali, manchando a pureza do alvíssimo, límpido e polido mármore que meus pais escolheram...se não é, não é. Não pertence e sai, quando resolvemos investigar e afastar com esponja, espuma e sabão.
Mas que espanto! Por tanto tempo aquela mancha ali, me intrigando. Manchando minhas idéias, criando uma certeza nas minhas duvidas. Aparentando uma verdade... Mas as coisas ruins mínimas, também são assim... elas aparecem,  vemos e sabemos que são ruins e vamos convivendo porque são muitas e mínimas... Até o dia que trazemos a festa da água que lava tudo, e entusiasmados vamos lavando com alegria, água , esponja e sabão... Os cantinhos escuros, vão ficando alvíssimos e a mancha desce a parede de mármore revelando a integridade total da pedra, a poeira que acinzentava tudo vai descendo pelo ralo em espirais velocíssimas...  tudo vai sendo o que é, a mais alva pureza de sólidas verdades polidas e límpidas.
O mundo gira, o vento atravessa frestas e assopra o ruim mínimo que vai acinzentando tudo até renderem-se à festa da água que tudo lava e leva menos o entusiasmo e a alegria da água, da esponja e do sabão!
Fernanda Correia Dias
in Reflexão

quinta-feira, 15 de setembro de 2016


As pernas da minha mãe e da minha avó em mim...

As pernas da minha mãe e da minha avó em mim . Fernanda Correia Dias
Feliz aniversário, Biiitinha!

Hoje nasceu a Maria Mathilde, filhinha da Cecília!
A Bitinha é mesmo Biiitinha e parecidíssima com a Cecília.
Um bebê todo arredondado em proporções belíssimas. Todo equilíbrio.
Bem humorada, brincalhona, inteligente, divertida, estudiosa, dançarina, observadora, amiga e muito amada!!!
Me ensinou tanto!
Com ela aprendi a andar, sapatear, a patinar de rodas e no gelo, dirigir bicicletas, automóveis.
Cantar e tocar violão.
A falar português, inglês, francês, espanhol, escrever, ler, desenhar, pintar, cortar, serrar, martelar, costurar com agulhas à mão, bordar, costurar com máquinas, bordar com máquinas.
Fazer crochê, tricot à mão e em máquina, tecer em tear, tecer com palha indiana, tecer com miçangas e contas...fazer colares, pulseiras, broches, brincos, fivelas, cintos, prendedores de cabelo, roupas, bolsas, sandálias e sapatos!
Pintar tecidos e sedas, porcelanas, paredes, móveis! Plantar, fazer mudas de flores e frutas, regar, cuidar do jardim, das árvores, colher as frutas!
Com ela aprendi a cozinhar, cuidar dos alimentos, da saúde, eleger tudo o que tem casca e não comer bobagem. A gostar de alho, cebola, coentro, salsinha... De todos os verdes! Alface, rúcula, couve, repolho, chicória e brócolis, couve-flor, cenouras, pepinos, feijões, raízes... Ah...longe das frituras... Perto das frutas!
A andar nas florestas, a andar no mar e nos rios, a gostar de navegar, nadar, andar...andar!
Sempre a melhor e maior amiga. Sempre querida, amada, fazendo o certo, ensinando o certo, explicando o oculto do óbvio!
Sempre a clareza, a lanterna na mão, a luz delicada para a nossa recuperação.

Estou contigo, sempre.

Fernanda Correia Dias
in Feliz Aniversário Mummy!