quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

B r i n c o   d e   P r i n c e s a !

Fernanda Correia Dias . Fotógrafa . Brinco de Princesa nascendo.

Por onde andei na minha infância?
Em muitos jardins verdes e repletos de nomes... De flores....E de nomes de flores...
Você conhece "Brinco de Princesa"?
Minha mãe e a minha família conheciam vários...
E nos ofereciam porque meninas eram princesas e meninos eram príncipes...
Sinceramente era fascinante pensar no assunto ainda com a minha pequena idade.
Fui acomodando tanta ingenuidade no meu próprio peito, dono daquelas imagens e sentimentos, que passear pelo Rio de Janeiro, era o mesmo que andar por uma residencia imensa e infinita onde eu e todos éramos proprietários daquelas maravilhas acessíveis aos olhos, mãos, sentimentos, palavras....
Superpondo sentidos...metáforas hoje é  universo simbólico, icônico que está sempre vivo e respirando à minha espera.
Neste instante exponho o brinco ao seu olhar, ao meu. Mas eu vejo mais. Vejo o brinco crescido e pendendo do cálice...Que é quando ele vira brinco-pendente e aos pares...Saia rodando prè du corp em um vermelho tomate-seda-crepon. Houve um tempo em que eu de calças verdes e chemise vermelha trazia as orelhas ou os bolsos da camisa recheados de brincos de princesa legítimos e naturais recém colhidos do jardim de casa, acompanhados de folhas... Uns não acreditam que são naturais e outros surpresos porque eu os uso no lugar de jóias ou bijoux ...Tudo o que eu sinto quando ouço as vozes é que cresci e sigo gostando das flores e sendo a mesma e nem me explico aos outros porque meu sorriso também ainda é o mesmo portanto brinque comigo e com esta minha natureza em festa.
Na minha infância os brincos nasciam nos jardins...os colares, os cintos, as sandálias de flores, as guirlandas, as travessas, os broches...as bolsinhas...Tudo nascia no jardim. Na minha adolescência também...Na maturidade também...E as crianças infelizes que não sabem festejar a Beleza, se aborrecem com tanta maravilha...Eu não.Até hoje sigo a mesma.Capaz de você me encontrar amanhã com brincos de princesa. caminhando ao seu lado. Capaz...E ainda me abanando com uma folha seca de amendoeira  neste calor intenso.Capaz...Aja naturalmente.

Fernanda Correia Dias
in Museu do Índio



Nenhum comentário:

Postar um comentário