domingo, 10 de junho de 2018

A vida e a eternidade . Foto Fernanda Correia Dias
A vida e a eternidade . Foto Fernanda Correia Dias

Não te disseram que era você que tinha que fazer as coisas existirem? Que você tinha esse poder? Que o mundo não nasceu pronto? Que tudo está para ser criado e recriado no seu tempo e que você deve agir? Não te disseram que isso é o que funciona? Que não se pode impor nada à ninguém, sem que esse alguém fique condenado ao que não descobriu para si e por si mesmo? Então? Neste instante eu estou imersa em memórias estruturantes que me assopraram brisas aglutinantes, sopros construidores, palavras tão lucidas e transparentes e que eu visto, uso e alimento a minha anima. E respiro e transpiro. E, essas pessoas envolta de mim, que me querem bem até hoje, me ensinaram o que estou te ensinando, porque sei como e o por quê me ensinaram: eu me interessei, quis aprender.
Olhe para mim ali, pequena olhando as pessoas envolta de mim e respondendo, quando perguntada, o que você vai ser quando crescer. E respondo: Grande! E todos se entre olham e me dizem: Isso! Isso! Mas... vais trabalhar com o quê? Ora, ora vocês não vêem? vou ser poeta e bailarina! Vou ser o que eu mais gostar de fazer, aquilo que mais me fizer feliz e que sei fazer bem, não é não? É sim! Vou dançar as grandes músicas, vou dizer e escrever o que tiver saindo da minha cabecinha, e isso é que é a vida, não é? Se eu sou feliz fazendo isso, todos vão compreender o que eu faço e quando precisarem de mim, vão me chamar para eu fazer mais para eles e eu vou fazer... mas para isso eu vou dançar mais, escrever mais, desenhar mais, pintar mais, costurar mais, tocar mais pianinho, violão, violinha, flauta, pandeirinho...vou cantar mais, fazer mais teatro, experimentar outras massinhas, aprender mais crochê, tricot, a fazer flores, biscoitos, dirigir carro, fazer comidas, andar de bicicleta, nadar, dizer mais poemas para todos ouvirem, dançar as juninas... Eu vou aprender e também vou ensinar o que eu já ensino, mas vou ensinar melhor. Eu vou ser muito ocupada, porque eu gosto de estudar e conhecer muitas coisas... A mamãe me ensinou a fazer sapatos, a tricotar, crochetar, fotografar, costurar, cozinhar, pintar,desenhar, ler, escrever, plantar, fazer mudinhas, afofar os canteiros, regar o jardim, o nome das flores e das árvores, a dizer poemas, escolher autores, estudar nos livros e pesquisar assuntos, amar o dicionário, falar  francês, inglês, espanhol, italiano, esculpir, entalhar madeira e fazer xilogravuras, limpar a casa, encerar o chão, escovar tapetes, organizar armários,lavar louças, esticar lençóis gostosos nas nossas caminhas. Ah... como é bom dormir na cama limpa e gostosa! Como é bom acordar e fazer tudo o que sei fazer, a vida é linda e a eternidade é aquele cesto lindo trançado com folhas que foram verdes, que eu sei fazer com as minhas mãozinhas. e que já tem mais de 60 anos. Não te disseram que era você que tinha que fazer as coisas existirem? Que você tinha esse poder? Então! E eu estudei em várias faculdades, me especializei em muito cursos com temas diversos e ensinei tudo o que eu sei para as minhas filhas e para quem esteve ou está à minha volta. Isso é a liberdade, você ser responsável por você e assim sendo, também será pelos outros. Isso também é a eternidade. Uma delícia!
 Fernanda Correia Dias
in  Não te disseram que era você que tinha que fazer as coisas existirem?


Nenhum comentário:

Postar um comentário