quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Lampião . arte de Fernando Correia Dias . nanquim sobre papel


Acima o Lampião desenhado pelo Irrivalizável Fernando Correia Dias, datado de 1931 é precioso! 
O bando de Virgulino Ferreira da Silva, vulgo, Lampião, tornou-se lider do bando de Sinhô Pereira em Pernambuco, ficando Virgulino, conhecido como Lampião, o Rei do cangaço.
E o  que foi o cangaço? Foi em forma de banditismo. Bandos de camponeses pobres que habitavam o deserto do nordeste. Último movimento da luta armada da classe pobre que dominou por longo tempo o nordeste do Brasil, quando homens vagavam pelas cidades em grupos, buscando justiça, vingando proprietários de engenhos por falta de trabalho, alimentação, causando desordem na vida dos trabalhadores do campo e dos seus senhores e engenhos.
Vestiam roupas e chapéus de couro e carregavam peixeiras que são facas finas e curtas, carabinas, revolveres e espingardas.
O termo cangaço vem da palavra canga, peça de madeira que junta bois em carro.
A única cidade nordestina a resistir ao ataque do bando de Lampião, foi Mossoró no Rio Grande do Norte.
A avó de Lampião nasceu em 15 de setembro e foi para ela , para o seu aniversário que Lampião escreveu a canção Mulher Rendeira, segundo Câmara Cascudo, que foi cantada e gravada com estrondoso sucesso por Luís Gonzaga e Elba Ramalho
O apelido Lampião era porque conseguia atirar sucessivamente iluminando a noite.
Quem ainda não assistiu o lindo filme ENTRE IRMÃS dirigido e produzido por Breno Silveira e que estreou em 12 de outubro de 2017 nos cinemas e que recentemente foi exibido pela TV GLOBO, ou os filmes dirigidos por Lima Barreto/ O cangaceiro; Walter Guimarães/A morte comanda o cangaço; Glauber Rocha/ Deus e o Diabo na terra do sol; Glauber Rocha/O dragão da maldade contra o santo guerreiro, não tem ideia de grupo de cangaceiros ao estilo Lampião e Maria Bonita.
Para as autoridades Lampião era o mal que precisava ser extinto e  para parte da população do sertão ele era herói.
Em 1938 Lampião, Maria Bonita e mais nove cangaceiros foram degolados, as cabeças conservadas em cal e aguardente, expostas em todo o nordeste atraindo multidões.
O Presidente da República, Getúlio Vargas incluiu Lampião e cangaceiros na classe de extremistas e a sentença foi matar todos os cangaceiros que não se rendessem com a finalidade de eliminar todo e qualquer foco de desordem em território nacional.
Fernando Correia Dias não soube da degola de Lampião e seu bando porque faleceu em novembro de 1935. Uma imagem vale mais que mil palavras. Correia Dias, visionário, só desenhou a cabeça. 


Fernanda Correia Dias
in a arte transcende a vida,


Nenhum comentário:

Postar um comentário