segunda-feira, 22 de janeiro de 2018


Convite Inauguração!
25 de Janeiro 2018 as 16:00 horas
Artes Decorativas e os seus Catálogos na Europa
no Instituto Cultural de Ponta Delgada
25 de Janeiro a 9 de Fevereiro 2018

       Em Portugal me encantaria estar agora nesta exposição que traz catálogos de produtos Europeus de 1879 a 1930!
Quanta preciosidade da capacidade criativa humana, não estará reunida?
Designers de toda a parte, atenção! Certamente essa será uma exposição imperdível!
O que me espanto muito quando abro um catálogo as vezes, não é com aqueles produtos com propostas extravagantes surrealistas, ousadas e libertárias, mas com os produtos que passados 130, 140 anos seguem o mesmo, idêntico com raríssimas intervenções ao estilo: não é mais à óleo e sim à gás e depois passou à eletricidade...
Essa invenções incríveis que mostram que o homem criativo, o homem que soluciona e enfrenta todos os desafios, passa por essa estreita porta da arte, de limites rígidos nas equações das funcionalidades. Até aquela dimensão, com uso daqueles materiais, para aquelas temperaturas, atendendo estas necessidades, a resposta é....e ali está o produto! Prontinho para seu consumo e resolvendo seus problemas! Ou não!
Mas os catálogos são as vitrines comerciais onde os desenhos à bico de pena, as fotografias, textos com descrições, medidas, preços, entregas... são as mídias que propagam a existência do produto e a geografia de como encontrá-lo.
O design e a decoração é a arte no seu dia à dia. 
Adoraria visitar o Instituto e estar na inauguração da Exposição organizada também pelo Doutoramento em Estudos do Património da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa (Porto)/CITAR (EA-UCP) com apoio do Museu Carlos Machado.
Assim sendo, ou lá estando, aproveitem!

Fernanda Correia Dias
in Muito agradecida, desejo sucesso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário