segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Fernanda Correia Dias.Água Mole.  Fotógrafa

Alta e de salto alto e dourado, ela chegou com uma saia godé, dourada até os pés e uma blusa azul. Tudo seda pura levíssima. Ela mesma era leve, uma borboleta.
Sobre a blusa azul, uma jaqueta anil de gaze bordada com vidrilhos, pedras e linhas de ouro. Em cada dedo de cada mão, calçava anéis de prata e ouro, com ametistas e lápis lazúli cravados e pulseiras de pedras que estavam ligadas a anel e cujo trabalho era uma sequencia de pedras, mais bonitas...No pescoço colar de águas marinhas em três tons e brilhantes. Nas orelhas os brincos com os mesmo desenhos de flores de águas marinhas harmonizado com o colar.Veio almoçar na casa da amiga querida, o bacalhau que ela mesma comprou no natal e que até então não tinha comido porque não sabia fazer... A amiga levou e fez com batatas, ovos, espinafre, arroz branco e azeitonas, conforme estava servindo. À portuguesa!
Chamaram as amigas. Estaria bom? Estava.Muito bom.
Gripada, ela ainda trouxe uma garrafa de água e uma maçã, não tinha fome de nada e portava sobre o corpo e a seda, o perfume de Jasmins do Cabo.
As amigas olharam para ela naquele traje e ela logo explicou: É assim mesmo quando estou gripada e com febre como estou, tenho preguiça de sair de casa, e já que é para sair, faço o meu melhor!
Me vesti de tudo o que é lindo de se ver e que não uso faz tempo, só para enfeitar a festa!Nos divertir,
As amigas riram felizes. O almoço servido no terraço tinha muita conversa e logo, logo ela esclareceu que não gosta do alarmismo que faziam entre si duas amigas e explicou: o alarmismo pode matar a pessoa alarmada, sem nem ter tentado a solução. Alarmismo baseado em "achismo" , pior ainda. Não é não?
Pode elevar a pressão e matar um! Dizer que o rapaz está querendo tirar tudo da filha, usar o endereço para outras atividades, etc... Isso é alarmismo! Quem perguntou para saber a verdade? Hein?
Melhor insistir no diálogo. No diálogo, na conversa, naquilo que flui do coração de toda mãe para todo filho. Dialogar com a filha que está apaixonada por um rapaz solteiro com quatro filhos. Dialogar sem ofensa, sem julgamento.Dialogar com amor. Tal como fizeram sempre. O diálogo é o dono da harmonia, porque ninguém quer o mal de ninguém, somos todos amigos e se não somos devemos ser sempre!
O telefone tocou e ela tirou os brincos para atender enquanto terminava de falar...deixou os brincos sobre a toalha...levantou-se com o telefone e foi caminhando até às aloés que estavam em flor.
Quando voltou  assistiu ao irascível que já estava exposto. O gênio difícil, enraivecido, a personalidade alterada dominou a tarde, enquanto o lindo pudim era servido com café... 
 Lá pelas tantas, retirado o serviço da mesa, ela mesma recolheu a toalha que estava banhada de calda de pudim e levou para a área e em seguida lavou todos os talheres e os pratos com todos aqueles anéis nos dedos.
Voltando ao convívio, seguiu insistindo: É a sua filha! Você não compreende? Eles vão casar, ela vai ser feliz com ele que é gentil com ela, assim como os  filhos... vai morar com ele... Sua família vai ficar maior,com amor,  abrace este sentimento com alegria... Converse com ela.É o sentimento dela!
_ Oh! Não se meta, não!
_Mas você está sofrendo... Ela está sofrendo... Até quando? Vocês eram amigas, ela me pediu para ajudar.
_Te pediu???
_Pediu por mensagem e  eu estou ajudando sim porque amo você e sua filha. Não posso ver este sofrimento. Você está sempre chorando magoada. 
Todas entre si se olhavam mas não diziam nada. Na ausência dela, sussurravam: Melhor não dizer nada, deixa para lá.
Ficou tarde, tomamos café e agora íamos voltar para casa. 
Porque iam caminhar na rua, ela tirou a jaqueta, os anéis e o colar , guardou na bolsa mas queria encontrar os brincos e decidiu: Só saio daqui com meus brincos. Então saiu procurando entre as almofadas dos sofás, a cadeira onde sentou, a cozinha onde lavou os pratos e talheres... Não estava! As amigas cercaram e disseram: está na sua bolsa, ela retirou tudo que estava dentro da bolsa e deixou sobre a mesa, porque sabia que não podia estar dentro de sua bolsa. Está no seu sutiã, e uma delas segurando o sutiã dela disse: Está aqui! Está aqui!!
 _Não... isso é o fecho do meu sutiã, não é brinco!
_Ah... deve estar no toillete...
_Não está, eu não fui ao toillete, disse ela e foi andando para rever a bancada da cozinha quando ouviu uma delas dizer: Deve estar na toalha da mesa, já sacudiu?
Então ela pegou a toalha na área de serviço e sacudiu no chão da cozinha e no chão caíram os brincos.
Todas apareceram na porta da cozinha, enquanto ela dizia: _Achei, estava dentro da toalha que eu mesma enrolei e coloquei na área, podemos ir. E foram para casa.
....
E se o brinco fosse passear com o sabão na máquina de lavar roupa, não sobraria nem cor!
....
Conselho da minha mãe: Não deixe para amanhã o que podes fazer hoje!

Fernanda Correia Dias
in De Fernanda para Fernandinhas





2 comentários:

  1. Yess, Grazi! Vamos!
    Não vamos deixar para fazer amanhã, o que podemos fazer hoje!!!
    Sugiro 15 de novembro. Beijo!

    ResponderExcluir