quinta-feira, 6 de julho de 2017

Fernanda Correia Dias . Fotógrafa . Tulipa

Não era uma tulipa, eram três rosas, em três tons de rosa entre umas folhas  verdes que eu havia pintado e finalizado sobre um papel manteiga, com tintas cuidadosas. A menina minha filha, apareceu e me disse que queria desenhar uma borboleta na minha arte. Era o dia 29 de abril de 1989. Isso! Ainda está datado com a minha letra no papel...  A menina estava com dois anos e quatro meses e eu grávida de um mês, da irmãzinha dela... Foi quando ela escolheu uma canetinha de cor dourada e num movimento de borboleta, adejando, esvoaçando, passeando em volta das flores, ela conseguiu borboletear em linhas continuas e curvas com a canetinha, ir e voltar e sair da folha, passando para o verso do papel onde pela transparência  vemos as mesmas flores invertidas, e a linha em voos, borboletando o verso da folha também e depois voltando para a face anterior!
Percebes que para ela, desenhar a borboleta no meu desenho, foi borboletar, planar com a canetinha deixando a trajetória do passeio da borboleta na frente e no verso do papel?
Toda vez que olho para esta composição vejo como ela viu,  flores tridimensionais! Como deu a volta mental e corporal nas rosas! Um filme onde a borboletinha da mão dela voa ! Está ali voando! E vai voar no verso da folha e volta!!!!
Sensacional.


Fernanda Correia Dias
in A K. estava ao meu lado e disse que queria desenhar uma borboleta e aí está! 29/04/89

Um comentário:

  1. E como aos dois anos esta criança já sabia que perto de flores, aparecem borboletas que sobrevoam?? E que na ausencia de borboletas nas minhas flores, ela me ensinaria voando com a canetinha? Genial!

    ResponderExcluir