domingo, 7 de maio de 2017

Entusiasmo . Foto Fernanda Correia Dias

Objetos instruem porque em todas as formas existem sabedorias.
Minie e Mickey na minha estante, barraca de sol, prancha de surf...uma cabine... Ah... já estou vendo o mar!
Você não vê?
E a felicidade!
Este sorriso que temos quando estamos sentindo o entusiasmo! 
Essa palavra linda, que nos leva aos saltos altíssimos! O espírito conversa conosco nos dizendo do intenso prazer que está sentindo!
Vieram me perguntar como é que eu consigo manter meu entusiasmo...Como é que eu consegui parar de fumar, depois de 38 anos fumando...? Como é que eu enfrento as adversidades que caíram no meu colo como um paralelepípedo lançado contra o meu corpo com o carro em movimento, no para-brisas?
Ora...ora...
Os iogues ensinam a meditar...Eu me ensino a me ditar.
Isso! Exatamente. Eu me dito o que eu quero para mim. Sempre foi assim. Eu me dito e me esforço a obedecer a minha nova e própria ordem. Porque ninguém pode fazer por mim aquilo que eu mesma tenho que fazer. Quem pode para de fumar no meu lugar? Quem manda em mim? 
Quem manda em mim sou eu. É a conclusão da minha higiene mental. Ninguém pode fumar no meu lugar, nem parar de fumar por mim. Sou eu que tenho que me reprogramar. Desejar o melhor que quero para mim e praticar. Me corrigir. Consertar o curso.
Mas esta é uma decisão de solidão. De encontro consigo mesmo que só é alcançada se você realmente costuma fazer uma higiene mental e se reprogramar.
Muitos me perguntam quem me ensinou e como aprendi. Minha mãe me ensinou que precisamos fazer higiene mental. E essa higiene pode ser feita em qualquer lugar... Na praia; ou caminhando na ida ou volta de trabalho ou qualquer lugar; no carro, no taxi; na sala; no trabalho, numa sala de espera...Num jardim...
Não precisa de nenhuma solenidade... O solene é o modo como você fala consigo mesmo. Duro. Firme. Se corrigindo.
Nunca é promessa... Nunca é religião... ´
É muito profundo. É com entusiasmo.É com a certeza que só você pode mudar você. Só você pode se levar para o seu melhor, para o melhor, para aquilo que você sabe que é preciso. Leve-se. Ninguém fará isso para você. Nem por você. Não é possível.
Mude a si mesmo para melhor. É o que eu faço comigo.
Não gosto de ficar procurando o culpado, atribuindo a terceiros a minha irresponsabilidade comigo mesma. Prefiro o enfrentamento de pegar, tocar, tratar e resolver.
Não é fácil e é possível.
É por este motivo que ao ver Minie e Mickey na minha estante, barraca de sol, prancha de surf...uma cabine... Ah... já estou vendo o mar!
Eu sei que o caminho de me ditar, me devolve a alegria e o entusiasmo. Sendo melhor para mim, sou o melhor para todos.

Fernanda Correia Dias
in Meditar e Me ditar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário