segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Árvore  . 
 Foto Fernanda Correia Dias

                                                      Árvores . Foto Fernanda Correia Dias

Por aqui, aquilo que nem todos encontram... Uma cerejeira no caminho!
Eu descia a rua, sabendo que ia encontrar aquela cerejeira em festa! Preparava meu coração...!
Muitas cerejas no chão, muitos miquinhos felizes e uma alegria em exuberância...! 
Ah... eu descia pensando que toda aquela rua talvez tivesse sido um campo coberto de cerejeiras que iam à beira do rio... E encontravam os Jambeiros na esquina...Porque o tronco da cerejeira era meia braçada!
Grosso! Firme! Quantos anos para ficar naquele diâmetro?
E como podem as cerejeiras necessitarem de 800 a 1000 horas de frio para produzirem cerejas, se as daqui explodiam lindas, perfeitas e deliciosas frutinhas em pleno verão?
Não sei...não sei... mas meu coração assistia toda aquela beleza! Sim, porque uma árvore em festa de frutos e miquinhos felizes é algo que te abraça com muita ternura o coração!
Afinal, os miquinhos tinham seus corredores de árvores, para viverem em estado permanente da mais pura felicidade... com frutas, frutos, troncos, folhas e flores também! Muitas vezes os fios elétricos... os postes... aquelas caixas imensas de eletricidade que os micos desavisados e curiosos as vezes morriam eletrocutados... Mas... 
Então hoje eu não vi a cerejeira. Como?
Não tem mais cerejeira?
Arrancaram?
Levaram com raiz?
Por quê?
Meu coração um fiapo... Resolvi perguntar ao Senhor que tantas vezes vi varrer o chão com os frutos e reclamar dos micos... da sujeira... da algazarra...
Ele me respondeu: Também estou triste. Mas a ventania deitou a cerejeira no chão (!)
Como? Não posso acreditar! Era grossa, firme, nada poderia derrubar...
O vento? O ven-to?
Ah... não!
Não tinha copa que vento derrubasse...
Só alguém que não amava aquela festa... E agora plantou lírios????
Vai plantar mais lírios??
Ah... Não...
Me diz assim animado que vai plantar lírios?
_ Estou muito triste, assim como a Senhora, também amava a cerejeira... Fiquei muito triste... O serviço da Prefeitura arrancou e levou...O Serviço de Parques e Jardins...
Ah... Não! Eu não acredito!
Eles são preservacionistas, não fariam essa maldade...
_Pois foi. Eu vi. Estava presente.
Qual o seu nome?
_Fernando.
O Senhor sabe o que significa Fernando?
Não? Pois vou lhe dizer: Aquele que é ousado o suficiente para propor a Paz. O Diplomata. O Conciliador.
Se estavas presente, por quê não evitou? Por quê não conciliou? O que lhe faltou de ousadia para impedir? Por quê não abraçou a cerejeira? O que  faço com a dor que estou sentindo agora?
Vamos encontrar um outro pé de cerejas? Vamos plantar?
Vamos? 
O que vou fazer com a tristeza que vai me devastar todas as vezes que eu passar por aqui e me lembrar do que era e o que temos, falei com meus olhos cheios de água...
_ Não sabia que a Senhora ia sentir tanto...
Pois assim é a vida, o Senhor não sabe? Que tudo à nossa volta nos diz diariamente e anos e anos, muitas notícias lindas? E tristes também? Vou me acalmar, conciliar... é a minha natureza de fernandaria nessa morenaria... Mas se encontro uma mudinha de cereja, trago e o Senhor planta! Combinado?
_Combinado!
Então pensei...
E o mundo fica mais belo, ainda que utilmente, quando por ele anda teu coração! * em diálogo ao poema  de Cecília Meireles, Epigrama n1 do livro Viagem. Leia! Não perca!


In Fernanda Correia Dias
Árvores

* in Cecília Meireles . Epigrama n1 . Livro Viagem



2 comentários:

  1. "Pousa sobre esses espetáculos infatigáveis
    uma sonora ou silenciosa canção:
    flor do espírito, desinteressada e efêmera.
    Por ela, os homens te conhecerão..."

    Feliz aniversário, Fernandinha querida! <3
    Muito amor, paz, saúde e carinho pra você hoje e em todos os 365 dias do ano que vem. E que ele venha forte e belo. E apaixonadamente como Peri.

    p.s. Lindo post, como sempre. Por eles, os homens te conhecerão <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  2. Telma, você é muito Especial.
    Identificar e citar versos do poema maravilhoso de Cecília Meireles no último dia do ano de 2016? Citar e comemorar o dia do meu aniversário?
    "Peraí"...no último dia do ano? Quando estão todos zanzando velozmente feito libélulas e donzelinhas no lago? Você escreve para mim? Que Belezaaaa! Que presente lindoooo você me deu! Muito agradecida! Só Avó, Mãe, Madrinha, Irmã, Pai,amigos, amigas, gente muito próxima e querida que escreve com este Amor-de-gente-que-nem-a-gente-que-gosta-de-gente-para-todo-o-sempre et semper!!!
    Poder ser e se inscrever no instante que existe!Com Poesia, o Amor da Harmonia, da Leveza e da Naturalidade!!! Muito agradecida! Que o Espírito dos Pássaros e das Fontes de Águas Limpas mantenham-se ao seu lado em 2017 e para sempre et semper com o estrelar dos céus e sois inumeráveis!
    Beijo da Fernanda

    ResponderExcluir