quarta-feira, 11 de novembro de 2015

FERNANDO CORREIA DIAS
10 NOVEMBRO 
Ex-Libris que Fernando Correia Dias criou para Alvaro Moreyra
Foto Fernanda Correia Dias

Hoje, 10 de novembro nasceu "O Irrivalizável" artista plástico e designer Fernando Correia Dias autor deste Ex-libris para Alvaro Moreyra...
Eu sou neta dele.

Hoje 10 de novembro faleceu no Rio de janeiro a jornalista Sandra Moreyra.
Ela é neta de Alvaro Moreyra.

Fernando Correia Dias, assinava Correia Dias e trabalhou muito com Alvaro Moreyra. Fizeram os mais importantes trabalhos da imprensa e cultura brasileira.

Alvaro Moreyra (Álvaro Maria da Soledade Pinto da Fonseca Velhinho Rodrigues Moreyra da Silva) cronista, poeta, jornalista, comentarista de rádio, teatrólogo, redator das revistas Fon-Fon, O Malho, Ilustração Brasileira, Para Todos, Dom Casmurro, co-fundador do Teatro de Brinquedos, nasceu em Porto Alegre em 23 de novembro de 1888 e faleceu no Rio de Janeiro em 14 de setembro de 1964.

Quando criei a coleção GIFTSHOP BIENAL em 1993 para a Bienal do Livro do Rio de Janeiro fui entrevistada por Sandra Moreyra. Eu lembro que eu disse para ela tão logo ela falou sobre o meu trabalho: Você parece que pertence ao sangue espiritual da minha família. Você entende tudo muito instantaneamente...E ela me respondeu que era e que eu é que não sabia! Sempre reaparecia para me entrevistar... Naqueles 20 anos de GIFTSHOP BIENAL DO LIVRO. Quando soube que ela estava dodói com câncer e precisa de doador de sangue, fui doar meu sangue anonimamente. Nem sabia que era ela a neta do Alvaro Moreyra, amigo do meu Avô...Nem nunca comentamos nada sobre esta vida inteira em que eles foram amigos.

Quanto não teríamos trocado por tantas heranças de amizade e amor por pessoas e vida?

A jornalista Sandra Moreyra tinha percepção imediata compreendendo tudo o que fosse complexo instantaneamente, tão irmã das coisas fugidias... Amava as palavras, escolhia as necessárias, equilibrava com o timbre e marcava cada um de nós com emoção de singular angulo de onde observava o ímpar e de onde escrevia. Tão humana, tão nossa.
Hoje nós perdemos muito e ganhamos uma estrela para levantarmos nossos olhos agradecidos. Beijo Sandra. Beijo Alvaro. Beijo Vô Correia Dias.

Fernanda Correia Dias
in Estrelas para levantarmos nossos olhos agradecidos.


2 comentários:

  1. Prezada Fernanda
    Temos um livro de Olegário Mariano, "Últimas cigarras" de 1915, em nossa biblioteca. Nele, existe um ex-libris que parece ter sido impresso ou talvez ilustrado, acredito por seu avô Fernando Corrêa Dias. Nossa dúvida é a seguinte: esse ex-libris foi desenhado por seu avô? Se foi, que técnica artística ele usou? Agradecida por sua atenção

    ResponderExcluir
  2. Prezada Vera,
    Fernando Correia Dias, artista plástico,designer e ilustrador criou gráficamente e ilustrou três livros de Olegário Mariano que eu posso citar imediatamente: além do maravilhoso, Últimas cigarras de 1915, já citado por você, são eles, Castellos na areia de 1924 e Destinos de 1933. Correia Dias trabalhava com nanquim em tira-linhas, bicos de penas de aves e metálicas. Exímio e virtuoso em suas habilidades o reconheciam universalmente, como ainda hoje: " O Irrivalizável Fernando Correia Dias".Beijinho!

    ResponderExcluir