sábado, 16 de maio de 2015

Ponte Itanhangá . Largo da Barra . 
Foto Fernanda Correia Dias

Quantas vezes vou passar por ali misturada com aquela paisagem na cor, no ar e na temperatura? O caminho do Itanhangá, o céu, a praia... Os amáveis campos de golf, passarinhos e o golf! Os baldes de bolinhas, minhas filhas, bermudas,sapatos,viseiras e a bolsa de tacos! Foco. Direção.
As chácaras, a ida, a volta, uma paradinha, mamãe! Minha mãe! O carro com mudinhas de plantas que tornaram-se árvores de muitas flores!
Um livro* aberto para respirar e viver a habilidade de ser feliz ,cita Hipócrates na capa A Respiração é o ritmo básico da vida . Ar! E os eucaliptos dão gargalhadas alegres e felizes  no caminho, sorrindo ar puro!
Mais tarde entro por aquela porta* que eu ainda não conhecia e a moça me diz:_ mas aqui estamos esperamos por você nestes 27 anos...! Adoro a sensação de ter sido esperada por vinte e sete anos, porque cheguei quando era a hora possível. O dia e a hora que eu não sabia que iria chegar.  É lindo... Tem um jardim lá dentro...No ar está a voz de Mayra Andrade. Ah...esta voz eu também não conhecia...Ah... esta voz! Escute: Navega, Dimokransa, Stória,Stória, Dispidida,  Les mots d´amour, La Javanaise... Ah... ouça também Juliette Gréco cantando La Javanaise que é o mesmo que ver o ano de 1963 na sua frente...Já ouviu?
Não? Ouça estas canções... Tem um tempo de ilha eterna. Feliz. 
Como naquela exposição de Bob N  na Muv Gallery* em Ipanema onde encontrei a canoa azul e branca que comprei em Parati, com o furo no banco que fizemos para o encaixe do ombrelone... A canoa no chão de cimento, o casco no que ficou descascado ao tempo, interna e externamente pincelado por tinta ouro! No rodapé da sala as letras escrevem onde a canoa navega o poema Para Atravessar contigo o deserto do mundo de Sophia de Mello Breyner Andresen, e ainda leio: Para ver a verdade para perder o medo Ao lado dos teus passos caminhei
Batem ondas em Copacabana e na Athena Contemporânea** estão dos trinta mil fotogramas do arquivo que Solon Ribeiro herdou do seu avô o lindo trabalho à beira de uma piscada e zás, tudo fica na memória em cena adensando raciocínios...As caixas de madeira projetando...sonho.
Mauricio filho de Maurício pontualmente conservou a mesinha e as banquetas com porcelana e passarinhos corais onde seu pai almoçava na Galeria Mauricio Pontual**** e me mostrou Juarez Machado em pintura e os lindos bancos forrados de jacarandá desenhados por Sergio Rodrigues...
Na bolsa três xícaras de porcelana-casca-de-ovo, japonesas com desenhos azuis sobre o branco...As ondas de Copacabana fazem chuá-chuá e cinco cantores líricos sobem ao palco no Forte de Copacabana e cantam lembrando Andrea Bocelli,  Con te partirò*** Su navi per mari Che io lo so No, no, non esistono più Con te io le revivrò Con te partirò   Io con te.

Fernanda Correia Dias
in Um tempo de Ilhas, Cabo Verde, Ipanema e Copacabana
Para Jacqueline, Mayra, Maurício, Stephanie, Camila, Arnaud e Felipe
Nous nous aimions Le temps d´un chanson

*Respiração pura alquimia de Manúcia Lima Editora Kelps
*wwwusoedesuso.com.br
* www.muvgallery.com
**www.athenacontemporanea.com
***compositor:Francesco Sartori / Lùcio Quarantyotto / Frank Peterson 
**** Av Atlântica, 4240, lojas 101-192-térreo-Rio de Janeiro-RJ -Brasil






Nenhum comentário:

Postar um comentário