quinta-feira, 5 de março de 2015

Saberes e sabores dos Açores
de Maria Orísia Melo e Conceição Melo Cabral publicado por Letras Lavadas edições

Saberes e sabores dos Açores
de Maria Orísia Melo e Conceição Melo Cabral

Recebi por correio de São Miguel nos Açores para o Rio de Janeiro este mimo maravilhoso e imperdível que traz duas receitas (entre tantas maravilhosas) muito conhecidas da minha família: Polvo `Micaelense e Toucinho-do Céu! Orísía e Conceição não resisto! Vou compilar para que todos percebam como escrevem bem e com sinceridade estas duas autoras e implacáveis pesquisaadoras:

Polvo à Micaelense:
2kg de polvos; 3 cebolas médias; 1 cerveja média; 0,5 kg de batatas; 1 copo de vinho de cheiro; azeite, sal e pimenta q.b. O polvo é partido em pedaços grandes. Numa panela deita-se a cebola cortada grosseiramente e vai a refogar em azeite. Coloca-se o polvo e deixa-se destilar até quase secar o molho, mexendo sempre.Deita-se depois a cerveja e fica a cozer até secar novamente o molho, mexendo-se de vez em quando. Põe-se então o vinho e volta a cozer só no vinho, mais ou menos durante 5 minutos. Junta-se um pouco de água, o sal, o piripiri e as batatas partidas aos cubos. Quando as batatas estiverem cozidas, está pronto a servir.

Toucinho-do-céu:
500g de açúcar;12 gemas;2 claras e 250g de amêndoa ralada fininha. Leva-se o açucar ao lume com água até fazer ponto de cabelo. Tira-se do lume e deita-se a amêndoa ralada e as gemas que já estão misturadas com as claras. Unta-se uma forma com manteiga, deita-se a mistura e vai a cozer em banho-maria. Leva aproximadamente uma hora a cozer.

Hum...Leia a poesia de Cecília Meireles, de Victor Meirelles e de Maria Orísia Melo na cozinha enquanto o aroma vai perfumando o ar...Ou aproveite e experimente Tarte de Maracujá... Mas não perca... Não perca! Tente fazer as maravilhosas e inesquecíveis, fantásticas e "o doce da minha vida" balbuciado e fixado por Cecília Meireles (em carta para Armando Côrtes Rodrigues/Lição de Poesia), Maria Fernanda, Maria Mathilde, Eu (Fernandinha), Kenya  e Gaya as QUEIJADAS DE VILA FRANCA DO CAMPO na página 76 de SABERES E SABORES DOS AÇORES - Esplendidas!!!

Fernanda Correia Dias
in Agradecendo o mimo sincero de Maria Orísia e Conceição 
e em homenagem à Jacinta Garcia Benevides 
Avó açoriana de Cecília Meireles de quem herdamos toda a nossa açorianidade!
Beijem o Victor Meirelles, a Margarida Oliveira, O Director Antonio Oliveira, Humberta, Pedro, Miguel, Lara, Antonio, Alcídes, Thomás Vieira, Conceição... Doutora Margarida Maia!  João Constância...João Câmara...Ah... A Escola Cecília Meireles, a Universidade dos Açores e o Museu Carlos Machado, a Casa de Armando Cortes Rodrigues, todos os nomes dos meus amigos que não chegam neste instante, por mim!!!! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário