sexta-feira, 6 de março de 2015

Quadro. Autor Roberto Tascheri : Pôr-do-sol. 
Tinta óleo sobre placa de Eucatex.
Foto Fernanda Correia Dias

Carmen sempre nos reunia nos motivando a estarmos juntos! Na mesa, no barco, no carro, na praia!
Queria viver a família. Amava a família! Ficava muito contenta quando íamos ao encontro dela e ajudávamos por qualquer motivo... Só pela companhia! Que amor! Saiu, comprou tintas, solventes, placas de Eucatex, pincéis e me pediu: Me ensina, princesssa  a pintar! Bamos? Me ensina a fazer as cores misturando os pigmentos!
Assim logo na primeira tarde de pintura... O sol maravilhoso, o retrato da imensidão que ganhei do autor Roberto Tascheri.
Quando perguntei o nome do mimo, ele disse: Pôr-do-sol!
Que amor!
É Rio de Janeiro.Dos 450 anos que estamos comemorando, este Rio de Janeiro está com 33 anos!
É visão da Barra da Tijuca!
Trinta e três anos tem este Pôr-do-sol. Eu estava lá. Eu vi este sol. Eu vi este dia. Esta paisagem. Mas ele via e pintava com tintas e sentimento.A escolha da cor, o fazer da tinta, o corrigir o tom, a forma, se aperfeiçoando continuamente e ajustando o olhar. O nosso olhar o que ele olhava e como olhava. Pense nisso! Estávamos reunidos pintando numa varandinha ao ar livre. Roberto pintava a paisagem, Carmen umas folhas e eu a minha mão pintando...
Então eu vi na transmissão do Carnaval deste ano uma lua flutuando... Uma multidão e a lua...Era uma bola... Eu via uma lua e depois outra...Fiquei fascinada com o lindo efeito, a poesia da leveza...  Era o nascer-da-lua...  Que amor! Comentaria La Mamã...E os olhos de Roberto fechariam demoradamente quando ele ouvisse: Que amor!
Por que era assim que ele reagia quando agradecíamos sua companhia, seu gesto!
Roberto estava sempre por ali conosco. Participando e nos ajudando. Por vezes abraçado com Momo e nos contando algo para rirmos! E seria sempre ele, entre os rapazes, com muito sentimento e sem formalidade alguma o primeiro a dizer espontaneamente, Obrigado!
Fernanda Correia Dias
in Pôr-do-sol

3 comentários: