quinta-feira, 26 de março de 2015

Folhas sobre o tronco . Fernanda Correia Dias

Chegou sim. Duas folhas dobradas. Uma bela e merecida homenagem à Cecília Meireles!

Exemplar da Edição Histórica do Diário Oficial do Município do Rio de Janeiro /Poder Executivo/Ano XXVIII/ N231/Domingo/1 de março de 2015 - Aniversário de 450 anos da Cidade do Rio de Janeiro, trazendo a notícia que o Prefeito Eduardo Paes inscreveu no Livro dos Heróis e Heroínas da Cidade do Rio de Janeiro a Magnífica Poeta carioca Cecília Meireles, Pedagoga, Jornalista, Escritora, Pintora, Cronista!. A Magnífica Poeta que nasceu e viveu no bairro do Estácio até os 20 anos, quando casou e foi morar na Tijuca, depois Leme, Botafogo e Cosme Velho.
Toda a sua vida na Cidade do Rio de Janeiro, quando ainda era Estado da Guanabara e capital do Brasil.Cecília Meireles mundialmente amada é a autora do Romanceiro da Inconfidência. Para o poeta Manoel Bandeira que era pernambucano Cecília Meireles é A exata! Para o mineiro Drummond, Cecília Meireles é A Deusa. Para o gaúcho Quintana "O mundo não estará perdido enquanto lembrarem seu nome, Cecília!"Quando o Rio de Janeiro completou 400 anos, Cecília Meireles escreveu a belíssima e histórica  CRONICA TROVADA DA CIDADE DE SAM SEBASTIAM NO QUARTO CENTENÁRIO DA SUA FUNDAÇÃO PELO CAPITAM-MOR ESTÁCIO DE SAA, que foi publicada pela então Livraria José Olympio Editora em 1965 com 83 páginas!
Você já leu?
Oh... É lindíssimo!
Começa assim:
"Entre o Pão de Açúcar
e o cara de Cão,
com duzentos homens,
nosso Capitão
fundava a cidade 
de S. Sebastião."

Saudações ao Prefeito Eduardo Paes e ao Secretário Municipal de Cultura e Presidente do Comitê Rio 450, Marcelo Calero,  da filha Maria Mathilde, da neta Fernanda Correia Dias e das bisnetas Kenya e Gaya.


Fernanda Correia Dias
in Se Bandeira, Drummond e Quintana 
escreveram que Cecília Meireles é A exata, 
A Deusa e que seu nome não poderia ser esquecido
cá estamos! Eu a neta de Cecília Meireles,
 o Prefeito Eduardo Paes e o Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Calero  para lembrá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário