terça-feira, 17 de março de 2015

Árvores não são palmeiras. Foto Fernanda Correia Dias

Ainda hoje museólogos, pesquisadores, críticos e historiadores discutem o controle do que é História Brasileira do Agora, História Brasileira do Presente... Coisa que qualquer um ainda pode testemunhar. Imagine o desserviço  que fazem museólogos, críticos e historiadores com o desatento controle do passado recente... e do Passado-passado então...! Da História Brasileira do Passado!
Ainda não temos o curso de História da Arte Brasileira nas escolas e universidades brasileiras, temos? Temos Historia da Arte... mas... História da Arte Brasileira? E por que não temos? Ainda temos os maravilhosos amigos das Artes? E o clientelismo na cultura, nas artes e nas preservações dos patrimônios? Ainda temos? Certamente. Tudo ainda existe como sempre existiu e sempre se combateu e sempre persistiu!
Livros homenageando celebridades ocas e desconhecidas...Ah... E como temos! Livros que faltam com a verdade da história! Mas quem? Quem está preocupado com isso?
Quem lê? Quem gosta de ler? De tudo querem fazer o filme? A imagem? Onde está o culto ao poder da palavra em dar clarividência?  Em fixar com a letra?

Da História Passada, ainda que existam os documentos para a pesquisa honesta ou a coisa feita diante dos olhos, a arquitetura palpável ainda falta o estudo. E estou apenas me restringindo na observação ao que ocorre no Brasil, o que não é o mesmo que dizer que isso também não ocorra em outros países, mas eu estou interessada no Brasil. No Brasil são raríssimos os indivíduos que estudam espontaneamente um assunto brasileiro e buscam a especialidade e a excelência para comunicar ao Brasil, ao universo, ao mundo!. Seja literatura, ciência, arte, medicina, futebol, escola de samba...Raros mesmo! Os pouquíssimos  e maravilhosos seres que estudam, apoiados por injustas e escassas verbas e patrocínios culturais ensinam que antes de estudar devem afastar a arrogância, porque estão em constante e interminável aprendizado. Alguns até sabem que o Brasil já foi conhecido como Pindorama, Terra das Palmeiras porque reúne rica variedade na paisagem das plantas palmáceas... Ah... melhor escrever sobre as palmeiras...Por que o último livro reunindo a historia  na vitrine...

Morfologicamente as palmeiras são bem diferentes das árvores, porque não apresentam crescimento lateral de galhos e o caule é cilíndrico, lenhoso e coroado por penacho de folhas.
Próximo a sessenta milhões de flores sustenta uma única palmeira talipote - Corypha umbraculifera-. Burle Marx plantou várias em homenagem à Cecília Meireles no Parque do Aterro do Flamengo / Parque Brigadeiro Eduardo Gomes em 1965, quando contava 56 anos de idade sabendo que  provavelmente não teria tempo em vida para conhecer a  floração que ocorre uma vez apenas, entre os quarenta e oitenta anos de idade desta palmeira. Depois da exuberância das sessenta milhões de flores e dos frutos a talipote morre.
Dá para ver de muito longe uma talipote que pode ter um metro de diâmetro e vinte de altura...

Ah... quando penso numa palmeira penso na mais alta mesmo!
Porque a mais alta é sempre a poeta Cecília Meireles! Da altura de vinte metros com sessenta milhões de flores e frutos. Poucos seres humanos são mais valiosos para o pensamento humano que Cecília Meireles...Assim como poucas plantas são mais valiosas para o homem que a palmeira: Óleos, canoas, chapéus, telhados, alicerces, caibros, pontilhões, jangadas, vassouras, esteiras, graxas ceras,sabões, cestas, palmitos...jarinas, botões, águas de cocos!
Árvores não são palmeiras. Não perca tempo, vá direto ao estudo! Quando você quiser compreender algo realmente pela clara evidência da palavra exata e da imagem, sugiro que procure a obra poética, a obra em prosa ou os desenhos de Cecília Meireles e tire suas conclusões.Se você gosta de música, você gosta de poesia, de síntese. Leia poesia. Hoje. Já. Agora. Não perca seu tempo comigo. Não perca tempo com autorezinhos de ficções e romancinhos nacionais e estrangeiros...Não gaste seus olhos em vão! Não fique para trás, enlaçadinho em labirintos esquizofrenicozinhos... Vá direto à saúde mental.Ao assunto! Alcance a resposta inteligente por dentro! Viva a solução. Tenha a certeza do incerto. Conheça o provisório. Perceba o permanente. Aprofunde-se na vida com a excelência de Cecília Meireles como fazem os gigantes que estudam, pesquisam e os que traduzem a obra de Cecília Meireles para todos os idiomas... São Geniais. Especializa-se. Só quem pensa é capaz de mudar de pensamento e oferecer o ótimo. Aproxime-se do magnífico.
Ela vai te dizer com segurança como disse para mim: "Não faças de ti um sonho a realizar: Vai." *
* in Cecília Meireles, Cânticos  XXIII 
Fernanda Correia Dias
in Árvores não são palmeiras.



Nenhum comentário:

Postar um comentário