sexta-feira, 20 de março de 2015

A Bela Bola na Praça. Foto Fernanda Correia Dias

Assim como uma linda bola vermelha aparece numa praça iluminando os olhos de uma criança nas manhãs  verdes no Alto da Boa Vista... Nos dias de chuva e frio, meu coração dançava aquecido e contente enquanto Mohammed El-Bakkar and his Oriental Ensemble cantavam e tocavam em alta fidelidade estereofonicamente na vitrola da minha Mãe... E ela nos ensinava a dançar dançando conosco! Batendo palmas, subindo e descendo os braços e nos ensinando à curvar as costas para trás,Mover as  mãos e os dedos falantes alegremente e cantar ao exemplo das odaliscas que estavam na capa do long-play...Era uma capa maravilhosa escrita Sultan of Bagdad e o disco era o cenário em que sentíamos que estávamos habitando naquelas lindas horas até a noite escura nos abraçar! Nossa Mãe era a própria Sharezade dentro da vida das nossas vidas nas histórias que ouvíamos...
O que ele está dizendo? Ouvi Habib... Não é amor? Então ela contava a história do Amor...E agora ele está dizendo Fátima....o nome da minha irmã! E ouvíamos a historia de Fátima...e ele não vai dizer meu nome? Já disse! Habib! Amor, meu amor! Nunca soube o que ele dizia sobre winta, Ana Winta... Mas eu sabia cantar uma parte bem difícil que começava les, les...  les..les... Uns pratinhos para os dedos! Cimbalos! E o sorriso da minha Mãe nos iluminava profundamente! O disco de tanto ser ouvido estava arranhado, mas nos divertíamos muitíssimo! Ali sentia que a Sharezade nos cercava de amor e de histórias e que era fácil, muito fácil entender todos os idiomas...Eu soletrava ... Sultan... ela traduzia explicando é o mesmo que sultão. Sultan é inglês...of... de...Bagdad... é Bagdá... Eh Bagdá! Ela sonhava... Parecia que estava lá todas as vezes e  muitas vezes! 
Mais tarde, ela que gostava muito de estudar resolveu aprender a falar e escrever árabe. Era impressionante seu amor em fazer aquelas letras falarem com a voz dela desvendando as ondulações, os pontinhos de trás para frente... Falando árabe e escrevendo palavrinhas para aprendermos. Era amor.  Sempre amor. Ficava divertido o encontro com as quatro! Quatro mulheres maravilhosas...Todas cantando conosco Frère Jacques, Sur le pont d´Avignon... em francês...Ten Little indians  em inglês, My Bonnie Lies Over The Ocean...bem escocesa...A outra falando japonês e nos ensinando origami e haicais... E minha avó Cecília que era poliglota, explicando que já estava até ficando amarela de tanto estudar chinês...
E aquele gesto que parecia o Nemastê... A minha centelha divina saúda a sua centelha divina,,,Com meu coração, minha alma e a minha mente...Ou...com meu pensamento, minhas palavras e meu coração...
Muitas vezes estávamos sempre em Bagdad, fosse Copacabana, Cosme Velho, Lagoa, Curva do Joá, Floresta da Tijuca! Céu, montanha, mar... Muitas vozes, cores e musicalidades nos despertando a alegria de viver e de nos entendermos com amor, Habib!


Fernanda Correia Dias
in Hoje é o dia do Amor
Para a minha família e para Olguinha também.




Nenhum comentário:

Postar um comentário