sábado, 7 de março de 2015

A árvore dos lírios . Foto Fernanda Correia Dias

Sabia que um dia ia encontrar aquela flor na natureza. Não sabia onde. Sempre procurei esta flor que existia na pintura indiana que me cobria à noite, nas estampas indianas das minhas cobertas, pacheminas, lençois de seda e então poderia ser ou não uma flor muito antiga indiana... Poderia nem mais existir... Mas eu sonhava com ela que aparecia debaixo do meu corpo, na cobertura do futon entre as almofadas do meu quarto...Fresca? Estalando alegria  num canteiro ou no céu eu ainda não tinha encontrado...Mas ela viria ao meu encontro.As minhas estavam ali sobre fundo amarelo ovo!
No dia que encontrei a maravilhosa eu estava com um spencer de seda da mesma cor das pétalas dela! Ciclame!
Eu fiquei perplexa. Na Urca? Talvez uma daquelas antigas embarcações com aquelas velas que deram nome ao lugar - urcas- tenha chegado das Índias com sementes presas aos remos, aos cascos, nas botas dos marinheiros... E então uma árvore imensa ficou ali crescendo até que eu encontrei!
Era dia claro, contra o azul do céu as flores pareciam mais ainda inverossímeis, mas...Estavam ali...
Passei meus olhos por todos os detalhes, as pontas das pétalas, a curva da haste, a elegância dos pistilos!
Era ela!
A Baía de Guanabara abria um céu imenso, o mar batia contra as pedras e eu fiquei na murada assistindo  a presença da minha árvore de lírios plantada na Urca! Logo ali onde eu jamais teria pensado que a encontraria...
É assim mesmo. Não sabemos onde estão aquelas maravilhas que nos deram vida em vida e em pensamento. Um dia estamos diante delas, porque tudo está por aqui em volta sempre. Nada se foi.
Nada irá.
Falta encontrar o nome dela. Ninguém sabe.
Se você sabe... escreva!
Fernanda Correia Dias
in A árvore de lírios



2 comentários:

  1. não sei o nome dela, mas como é linda! e mais linda ainda é a história que você semeou a partir dela. beijo

    ResponderExcluir
  2. é arvore milenar e indiana conhecida por nome Kanshanar na Ayurvedic - tradicional medicina indiana ! Beijo Telma!

    ResponderExcluir