segunda-feira, 16 de fevereiro de 2015

Avó, Mãe e Filha . Anel ágata de Fogo, cravação à inglesa. Foto Fernanda Correia Dias

Minha especialidade em banca de ourivesaria é cravação à inglesa. Por que eu gosto muito do trabalho manual de contornar a pedra com a moldura da virola soldando e ajustando.
Mas para amar a beleza da cravação à inglesa para mim, foi fácil! Bastava lembrar das mãos da minha Avó Cecília Meireles e a beleza da Ágata de Fogo entre o cor de sândalo da pele dela e o brilho da prata entre os escurecidos.
Como pode um objeto, uma cor, uma singular forma ovalada fazer tão bem à alguém? De custo total um anel de ágata de Fogo não sai mais que cinco centavos de dólar americano! Mas o bem que faz lembrar a pedra cravada à inglesa como um olho cuidando de mim...Da mão da minha Avó Cecília Meireles, foi para a mão da minha Mãe, Maria Mathilde, que cuidou da minha Avó todo o tempo em que ela esteve doente. Ela mesma colocou na mão da minha mãe o anel... O anel que minha mãe tirou do dedo para colocar no meu quando fui diagnosticada com uma displasia mamária e me internei...Me internei por que talvez fosse necessário tirar a mama. Não foi. Mas recebi um corte muito profundo...Passei três meses diariamente entrando três vezes ao dia em sala de cirurgia para eu mesma fazer o curativo até cicatrizar de dentro para fora e por completo. No meu dedo a ágata de Fogo. Me olhando. Me cuidando. Por isso mesmo ganhei a ágata de Fogo. Para a pedra ficar olhando para mim... Cuidando de mim... 
 Dizem que a Ágata de Fogo afasta o mal do doente.Afastou. Dr Sampaio Góes, em São Paulo, ajudou muito.Do anel que ganhei das mãos da minha mãe, fiz cópias. Dei para a minha mãe, minhas duas filhas, minha tia Maria Fernanda... Mas as pedras que cravei apesar de serem ágatas de Fogo, não consegui que fossem lapidadas na mesma forma da pedra original. Ficaram pouco mais alongadas enquanto a oval da original é oblonga, mas quase redonda. O original minha mãe insistiu que ficasse comigo. Fiz as medidas dos aros específicas para cada uma... Hoje vi dois olhos me olhando... Era Dandara... conversei com ela e esta menina me perguntou se eu gostava da minha mãe. Respondi que eu gostava muito da minha mãe. Que eu sempre tive certeza do amor da minha mãe por mim.E avisei para Dandara: Sempre que alguém disser para você que sua mãe não te ama, não acredite. Só quem é mãe é que sabe que é impossível uma mãe não amar muito sua filha ou filho.
São capazes de tirar do dedo o que as protegia para dar à filha com amor! Beijo Dandara!
Fernanda Correia Dias
in Para os olhos de Dandara e das minhas filhas Kenya e Gaya






Nenhum comentário:

Postar um comentário