segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Centro do Rio de Janeiro . Foto Fernanda Correia Dias

Recentemente eu vi vários pássaros machucados e mortos caídos na grama. Meu amigo então insistiu com o arquiteto: Rever imediatamente o atual projeto instalado, apresentando nova proposta que substitua os vidros e espelhos. Os pássaros estão voando na direção do vidro e dando com o bico no vidro porque vêem mais natureza refletida no espelho. Pura esperança de voar e ir além. E vão. Olhei para este prédio todo espelhado e  vi o reflexo do Rio de Janeiro antigo. Se fosse uma árvore frondosa no reflexo quantos pássaros morreriam? E sendo um céu? Quantos não estão morrendo?
E o que é um pássaro caído no centro do Rio do Rio de Janeiro? Ou vários? Alguém precisa lembrar a um arquiteto o que é a natureza?

Fernanda Correia Dias
in O que é a natureza?

2 comentários:

  1. Boa observação!
    É bonito de se ver a paisagem refletida, mas os pássaros não têm a noção do que é espelho...
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Querida!
    Quando fiz a foto encontrei no chão daquela quadra vários pássaros mortos. Perguntei ao jornaleiro: Por quê? Por quê? O jornaleiro respondeu que talvez fosse veneno...Só mais tarde concluí que o espelho é o responsável. Na Flórida encontrei em cada esquina um hospital de animais e eu mesma levei um passarinho que encontrei arfando no chão e que foi socorrido. No Brasil as crianças ainda morrem de fome, a fome gera insuficiência de formação cerebral e o arquiteto que não respeita a natureza pode ter sido uma criança com fome... Pobrezinho. Mas todo o dia é dia de mudança para melhor. Não é? Eles podem tirar o espelhamento hoje ou aplicar jato de tinta sobre o vidro, adesivar...Aplicar uma solução eficaz imediatamente.
    Saudades! Beijinhos da Fernanda e da Pérola !

    ResponderExcluir