quinta-feira, 10 de julho de 2014

Futebol de coração brasileiro
 Foto Fernanda Correia Dias

Uma palavra no meu ouvido dissonando: Vergonhoso.
Publicada nas manchetes nacionais e internacionais, comentada nas tvs, entre os amigos, conhecidos, desconhecidos. Ninguém discorda desta palavra? Eu.
O esporte que eu vi não tem nada de vergonhoso! É esporte. É futebol. Poderia ter escore de onze à um. Os meninos que estavam jogando são ótimos. São jovens. Estão de parabéns. Apresentaram o futebol da velocidade com inovação. Ainda não sabem fechar o gol no contra-ataque dos tradicionais, mas vão dominar o fechamento. É questão de tempo. Estão jogando o novo futebol da inovação brasileira. Os que perceberam a invencibilidade do time brasileiro optaram por lesionar, agredir, provocar individualmente os jogadores, desmantelando o conjunto. O conjunto desmantelado não funciona. Os meninos-jogadores-brasileiros fizeram. A equipe técnica brasileira fez. Estamos falando de esporte. E isso inclui reconhecer limites. Não ganhamos no Brasil, mas fomos vencedores em outros países, o que é bem mais difícil ou não?
A torcida brasileira aplaudiu o sucesso alheio porque sabe que não é imitando a técnica  alheia que você faz a sua técnica. A sua é sua. Tem os defeitos próprios, pertinente às qualidades próprias e às correções específicas. Estão equivocados os que adotaram a palavra vergonhoso porque esta palavra não retrata o ocorrido. Estão equivocados os que vaiaram o novíssimo futebol-de-coração que o Brasil trouxe para a Copa do mundo e que é a mais pura e linda invenção em velocidade. Os meninos vão aprender a fechar o gol porque estão criando "O novo futebol" e são os pioneiros, como sempre ou na maioria das vezes da história em cem anos de futebol brasileiro.
Fernanda Correia Dias
in Vergonhoso?




Nenhum comentário:

Postar um comentário