quarta-feira, 11 de junho de 2014

Determinar
Folha e sombra no mar de Búzios . Foto Fernanda Correia Dias

Ouvi o comentário do especialista. São assuntos modernos : Duvidar, criticar e determinar.
Li na contracapa da revista velha: Eu coleciono amigos o mais é descartável.
Fui até ao mercado da esquina pensando... Minha turma na escola... qual? Tive tantas escolas... Cursos...Liceus... Mudanças. Mudanças. Sempre outra turma em outra escola....Assim cheguei na Faculdade que naquele ano adotou o sistema de créditos... e as turmas não eram turmas. Próximo semestre? Outro grupo! E as matriculas eram feitas solitariamente nos cursos que você escolhia... Novos amigos?
Não. Conhecidos, talvez. Nós até tentávamos, manter o grupo do semestre anterior, mas...As viagens, os noivados, casamentos também levavam os amigos para outros destinos.
As ruas foram esvaziando de comercio com a invenção dos shopping no Rio de Janeiro. O estacionamento seguro, prático, perto. (?) Os shoppings eram umas geladeiras com tudo dentro, atendimento rápido, sem sofá, sem áreas de convivência gratuitas, nem jardins, nem amigos. Só corredores...labirintos de corredores e corredores...As ruas ficaram desertas e perigosas. Cresceu a violência nas ruas e em torno dos shoppings. Só nas praias éramos felizes. Só nas praias convivíamos com os amigos e com os novos amigos. Da praia seguíamos para os cinemas, teatros, festas, clubs de dança, jantares e casas dos amigos ou amigos em casa. Um volume de pais separados ou buscando a separação criava um constrangimento nos amigos, nas visitas e muitos amigos desapareciam por falta de dinheiro para os programas ou pior, para as mensalidades das faculdade e livros.  A lei do divórcio para a segunda oportunidade aos desquitados e mais separações.
Os anos oitenta e noventa trouxeram as mortes prematuras sequentes à aids.
A internet e estudos e práticas dos grossos livros dos programas também isolaram os indivíduos das turmas, amigos e famílias, trancados em quartos, sentados em suas baias, cercadas de pratos, copos, roupas usadas e livros, cds, etc...
Será que as pessoas ainda sabem fazer amigos ou ensinar a fazer amigos? Será?
Duvidar, criticar, determinar é o que aconselha o especialista para resolver a ansiedade, este assunto moderno.
Colecionar amigos, o mais é descartável, está na contracapa da revista de um tempo em que não existia internet.
Certamente deve existir o meio do caminho, e talvez comece por criar turmas...nas escolas, nas faculdades, frequentar o comercio do bairro, dar bom-dia para os vizinhos, etc... Assuntos extremamente modernos.
Mas as lojas estão sumindo novamente das ruas, são sites com e-commerce e as compras chegam na porta de casa,  fazemos por telefones... Sobra tanto tempo para colecionar amigos. E será que alguém sabe o que é isso realmente e na prática?
Fernanda Correia Dias
in É um prazer estar em sua companhia 





Nenhum comentário:

Postar um comentário