domingo, 9 de fevereiro de 2014

Parar de fumar
O cor interna da Flor do Algodão . Foto Fernanda Correia Dias

Ninguém ensina você a parar de fumar. Dizem assim: Tome remédio, vá deixando devagarinho, jogue o pacote de cigarros para fora da janela do carro em movimento...
Não é assim.
Para aprender a fumar, você imita a amiga "esperta" que diz: Você: engole a fumaça e expira pelo nariz...É fácil...
Não é não, porque o organismo imediatamente rejeita aquela invasão ofensiva, você passa horas tossindo com os olhos vermelhos e não tem nenhuma vontade de repetir...Mas se quiser ser fumante vai ter que repetir... Eu lembro que era sacrificado repetir. Mas eu queria ser uma daquelas mulheres maravilhosas que apareciam nas propagandas dos cigarros e um dia o charm ia me matar. Não precisava de nada disso dizia a minha mãe, mas eu não acreditava. Ela insistia: Minha filha você é charmosíssima naturalmente. Eu respondia com outra pergunta; Sou?
O curioso é que 99,99 % dos meus namorados e pretendentes não eram fumantes, mas eu era.
A nicotina é o motivo do vício. Mas e o que mais tem misturado ao fumo? Vi na feira de ciências do Colégio Santo Agostinho nos trabalhos das minhas filhas... Era para ter deixado de fumar ali. Diminui, mas não consegui.
Então quis exterminar esta vontade. Pensei eu posso parar hoje ou posso parar daqui a mais uns anos, mas eu acho melhor parar de fumar hoje.Minha mãe já tinha me mostrado duas embalagens repletas de pontas de cigarro para que eu percebesse o volume da minha insensatez. Por que uma pessoa inteligente que sabe que uma substancia faz mal, ingere? Prometi parar de fumar, mas como?
Resolvi que eu tinha que desaprender a fumar. Mas... como? Quem manda em mim sou eu? Sou. Então basta me dizer que eu não vou mais fumar... Mas não é assim. Eu digo isso e vem a vontade de fumar.
Então beba água que a vontade passa. E quem pode parar de fumar no meu lugar se não for eu? Ninguém. Então beba água.
Coloquei o maço de cigarros sentado numa cadeirinha/maquete ao lado do computador e uma garrafa de água na minha mão e fui buscando filosofia pós moderna e neurociência pela internet, em francês, inglês, italiano, alemão, espanhol e retomei às duas únicas perguntas:
Quem manda em mim?  Quem pode parar de fumar no meu lugar?
A resposta é: Se eu quero muito parar de fumar, ninguém pode fazer isso por mim, só eu.
Mas tem que querer. Tem que estar segura que você quer isso para você. Fechei uma janela e abri a porta para a paisagem que eu escolhi, porque quem manda em mim sou eu. Quem gosta de mim, sou eu.Quero a invasão do puro ar puro. Exercícios de caminhar e alimentação saudável, são minhas prioridades.
Agora estou muuuuito mais saudável, bonita e feliz comigo mesma.Ganhei uma pele e uma voz maravilhosa. Voltei à cantar, correr e estou plena de disposição. Pare de fumar.O quanto antes melhor. Quem ganha imediatamente é você.Se soubesse que é tão maravilhoso, teria feito isso antes.
Passei para o lado dos que não fumam porque sabem que fumar é levar para o seu pulmão todas aquelas substancias tóxicas. Respirar é muito mais prazeroso que fumar.
A vontade de fumar passa em segundos. Beba água. Respire.
Não fumo.Não posso nem pensar que fumei. Acho um absurdo.

Fernanda Correia Dias
in Parar de Fumar

Nenhum comentário:

Postar um comentário